quinta-feira, 31 de julho de 2008

INDUSTRIA JUAZEIRENSE É EXEMPLO NA RECICLAGEM DE PVC

Leia o que publicou o jornal da Midia:
Empresas preocupadas com meio ambiente reciclam PVC
Quinta-feira, 31/07/2008 - 09:32

São Paulo - Material versátil, o PVC (policloreto de vinila), utilizado na construção civil, arquitetura, saneamento básico, brinquedos, revestimento de carros, entre outras aplicações ganha cada vez mais espaço no mundo da reciclagem. O exemplo vem de Juazeiro do Norte (CE), onde empresas trabalham na reciclagem de PVC para produção de sandálias.

A PVC Indústria e Comércio de Plásticos que fabrica sandálias a base de PVC reciclado recebe cerca de 120 toneladas de matéria-prima por mês, provenientes de depósitos de coletas seletivas do Norte e Nordeste do país. “A importância de se reciclar o PVC está na questão sócio-ambiental, pois evita que o material se acumule em lixões e aterros sanitários” salienta Wanderson Sampaio Gonçalves, diretor comercial da companhia. Segundo ele, uma das vantagens de se trabalhar com material reciclado é o baixo custo da matéria-prima. “Com isso, podemos oferecer produtos com preço mais acessível à população”, comenta.

No mercado desde 1998, a empresa produz cerca de 330 mil pares de sandálias por mês. “Nossas sandálias sempre tiveram uma excelente aceitação, principalmente do público de baixa renda, em função do custo reduzido da sandália para o consumidor final. Testes realizados pela empresa mostram que as sandálias chegam a durar até 60 dias quando usadas diariamente”, acrescenta Gonçalves.

Há mais de 13 anos no mercado a empresa Inbop Ltda, que fornece para todo o Brasil, produz cerca de 10 mil pares por dia. “Nosso modelo de PVC reciclado chega a durar entre 4 e 5 meses”, comenta Cícero Roberto de Sa Barreto, supervisor de reciclado injetado da Inbop.

Segundo o executivo, a empresa exporta para o Paraguai cerca de 60 mil pares de sandálias de PVC reciclado a cada 15 dias. “Reciclamos cerca de 1,2 mil toneladas de PVC por ano oriundos de Recife, Paraíba, Fortaleza e Bahia. Além disso, reciclamos nossas aparas que vêm da nossa produção de sandálias com PVC virgem”, acrescenta.

“A reciclagem de resíduos de PVC para a produção de sandálias no Brasil além de contribuir diretamente para que esse material não sobrecarregue aterros sanitários do país, possibilita que a população de baixa renda tenha acesso a um produto de qualidade com custo acessível”, afirmou Miguel Bahiense Neto, diretor executivo do Instituto do PVC. “Além disso a atividade contribui para a geração de empregos para catadores, trabalhadores de depósitos de reciclagem, vendedores, entre outras funções”, completou.
(Fontehttp://www.jornaldamidia.com.br)

Nenhum comentário: