segunda-feira, 5 de junho de 2023

E o Cariri vivenciou a festa do Pau de Santo Antonio com seu colorido e linda Cultura

Ontem, dia 04 de junho aconteceu mais uma edição da festa do Pau da bandeira em Barbalha. E todo o Cariri estava lá brincando de ser feliz com tantas cores e abraços. 

Ênfase para a decoração que ficou divina e para todo o cortejo que resgata a força da cultura local, com seus estudantes teatralizando os brincantes de todo Cariri, maneiro paus, reizados, carroças dos noivos, andor de santo Antonio, quadrilhas, bacamartes,  penitentes, "excelenças,"  bandas de pífanos, etc. 
Momento significativo foi o movimento dos professores por melhore condições de trabalho e salários. A cidade fica uma festa e afirmo traz a melhor marca da Vida Cariris.





A cerveja artesanal 



Professores sempre na lua pelo reconhecimentos de seus direitos. Viva a Educação!



A festa de Santo Antônio ocorre desde 1928, segundo Rildo Teles , coordenador dos carregadores do pau da bandeira, que obedece a todo um ritual de ser cortada, concomitante a plantação de várias novas árvores  e" Este ano, o mastro possui 23 metros e pesa em torno de 2,5 toneladas. O tronco de Jatobá foi carregado por cerca de 300 pessoas, entre carregadores e auxiliares de apoio, e percorreram com emoção as ruas da cidade. " A festa já é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira.
A passagem do Pau da bandeira 



Menina moça linda Barbalha e suas cores 


Presente ao evento várias autoridades , inclusive a Secretária de cultura do Ceará Luiza Cela que ficou admirada pelo porte e significação da festa , " indescritível," só participando para entender a dimensão para a cultura não só local , mas nacional. 
momento hasteamento do pau da bandeira de Santo Antonio

O Pau mirim carregado pelas crianças futuros carregadores e mantenedores da cultura popular.
Parabéns Barbalha pela linda e majestosa festa que coloriu nosso Cariri e continuará até dia 13 encerrando com a procissão e o show do Padre Fábio de Melo na Estátua de Santo Antônio .

E Viva Santo Antônio. !!!!!







 

Nenhum comentário: