domingo, 5 de setembro de 2021

Juazeiro do Norte está entre as 15 maiores cidades do Brasil no setor de Tecnologia da Informação

 Juazeiro do Norte está entre as 15 maiores cidades do Brasil no setor de Tecnologia da Informação

2021 
Juazeiro sempre em desenvolvimento , antenado com as novas tecnologias e com seu eco no Nordeste e Brasil 

Segundo o Ranking Connected Smart Cities, que busca encontrar novas identidades da inovação e a melhoria territorial, o município de Juazeiro do Norte está categorizado como a décima quarta cidade do Brasil no eixo fomentador de Tecnologia e Inovação. Conhecida como cidade da fé e do comércio, uma vez que são promotores de dinâmicas sociais e de relevância para o PIB local, Juazeiro agora passa a ganhar destaque nacional no segmento.

O reconhecimento veio por meio do Ranking Connected Smart Cities 2021, fincando a cidade na posição 14 a nível nacional e entre as 100 maiores do Brasil ao se considerar este eixo temático. Assim, a terra do “Padim” é a única do interior do Nordeste a se configurar entre as 15 primeiras posições, ficando a frente de Campina Grande e Caruaru, bem como de capitais como Recife, Natal e João Pessoa.


Conforme diz o empresário caririense Douglas Feitosa, que já coordenou a CDL Jovem em Juazeiro do Norte, em um país com dimensões tão extensas, é de tamanha relevância mapear as cidades por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade e que são fomentadores de um maior potencial de desenvolvimento.  O recorte de Tecnologia e Inovação do Ranking é composto por 15 indicadores, concebidos para o próprio eixo de tecnologia e inovação, bem como empreendedorismo, novos de serviços públicos e soluções ofertadas aos cidadãos, fazendo parte deste recorte.

Para a estruturação do Ranking, elaborada pela Urban Systems, foi criada uma metodologia de ponderação de indicadores, denominada de Índice de Qualidade Mercadológica (IQM). São onze eixos e dezenas de indicadores para posicionar as cidades nas primeiras cem colocações dentro de uma visão Geral e por Eixos temáticos. No caso do Eixo Tecnologia e Inovação foram levados em consideração alguns indicadores como Fibra Ótica, Velocidade média das conexões contratadas, % de empregos formais de nível superior e também do setor de TIC e a densidade de banda larga.

Para Douglas, que é mentor de Startups e doutorando em Economia, “esse Ranking é o reconhecimento da amplitude de possibilidades que podem surgir no interior do Nordeste e que são fomentadores de desenvolvimento. Porém ainda há a necessidade de uma maior interação institucional e a sociedade para que assim possam ser quebrados os egos que retraem a evolução”.

Ele ressalta ainda que foram retirados do estudo, por falta de atualização, os indicadores de geração de conhecimento, como produção de conhecimento (Patentes) e incentivo a pesquisa (Bolsa CNPq). A edição de 2020 do estudo já se previa um impacto nestes indicadores, devido aos cortes para pesquisa, entretanto não se previa a indisponibilidade da informação. Isso mostra que muito ainda deve ser feito para que o país tenha um Sistema Nacional de Inovação consolidado.

fonte : www.badalo.com.br/cariri/juazeiro-do-norte-esta-entre-as-15-maiores-cidades-do-brasil-no-setor-de-tecnologia-da-informacao

Nenhum comentário: