sábado, 7 de agosto de 2021

UFCA firma parceria com Prefeitura para revisão do Plano Diretor de Juazeiro do Norte

 

UFCA firma parceria com Prefeitura para revisão do Plano Diretor de Juazeiro do Norte



Vista aérea do Campus e da cidade de Juazeiro do Norte

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) firmou parceria com a Prefeitura de Juazeiro do Norte para revisão do Plano Diretor da cidade. O acordo foi assinado em julho e publicado no Diário Oficial da União em 22 de julho de 2021 (link para uma nova página). A partir de agora, a UFCA atuará na gerência e na execução da revisão do documento. Por ter sido instituído em 2000, o Plano Diretor está defasado e precisa ser revisto, apesar de modificações que foram feitas no texto original ao longo do tempo. 

De acordo com o professor da UFCA Diego Coelho do Nascimento, um dos pesquisadores que está à frente da equipe que trabalhará no Plano Diretor, a parceria firmada visa a assessorar, por meio de pesquisa aplicada, a revisão do plano diretor e da legislação acessória e complementar. A intenção é contemplar desafios e potencialidades urbano-territoriais atuais de Juazeiro do Norte, com o objetivo de atualizar a lei municipal ao que preconiza o Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001) e as legislações estaduais e municipais. 

Ao longo de 15 meses de trabalho, a equipe da UFCA entregará produtos voltados ao diagnóstico territorial e ao apontamento de diretrizes que comporão a minuta de lei do Plano Diretor. Essa minuta será apreciada pela gestão, pela câmara municipal e por toda a sociedade juazeirense. Para isso, conforme Diego Coelho, serão desenvolvidas atividades, como pesquisa aplicada, processos de inovação tecnológica, reuniões setoriais entre a equipe da UFCA e da gestão municipal, leituras comunitárias da cidade, audiências públicas e promoção de seminários temáticos.

Equipe

Todo o trabalho será coordenado por três grupos de pesquisa da UFCA: o Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (Laurbs), o Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (Lacite) e o Laboratório de Estudos em Violência e Segurança Pública (Levis), vinculados ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA), à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PRPI/UFCA) e à Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA). Contará, respectivamente, com a coordenação, além do professor Diego Coelho do Nascimento (Laurbs), dos professores Francisco Raniere Moreira da Silva (Lacite) e Wendell de Freitas Barbosa (Levis). 

A  equipe técnica também terá outros pesquisadores da UFCA e de outras instituições de Ensino Superior, como o Instituto Federal do Ceará (IFCE) – campus Juazeiro do Norte e a Universidade Regional do Cariri (Urca). A professora Mariana Lima, docente do IFCE campus Juazeiro do Norte, também compõe a coordenação do projeto. Os discentes do curso de Administração Pública da UFCA que integram os grupos de pesquisa participarão do desenvolvimento das atividades e, além deles, estudantes e estagiários da UFCA e de outras IES também estarão envolvidos nos trabalhos.

Financiamento

Para desenvolver as atividades, o acordo prevê financiamento total de R$ 500 mil da Prefeitura, valor que será recebido em cinco parcelas de R$ 100 mil, administradas pela Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fundação Astef). Conforme Diego Coelho, a parceria atende ao que prevê a Lei 8.958, de 20 de dezembro de 1994, que trata sobre cooperação entre entes públicos e universidades (link para uma nova página). O valor investido pela Prefeitura será para pagamento de bolsas dos pesquisadores, contratação de estagiários, elaboração de diagnósticos técnicos e atuação de consultorias específicas. “Algumas pessoas trabalharão os 15 meses, outras darão consultorias específicas. Algumas darão consultoria de saneamento, outras de mobilidade, por exemplo. E tudo está condicionado à entrega de produtos”, explicou o pesquisador.    

Diálogo com a Prefeitura

No final de 2019, pesquisadores da UFCA apontaram a necessidade de revisão do Plano Diretor de Juazeiro do Norte (Link para uma nova página). No início de 2021, a nova gestão municipal de Juazeiro do Norte iniciou o diálogo com os pesquisadores da UFCA para desenvolverem uma possível parceria com o objetivo de revisar o documento (Link para uma nova página). Meses depois, ocorreu uma assinatura do plano de trabalho, firmando, de forma simbólica, a parceria entre a UFCA e a Prefeitura (Link para uma nova página). Em julho, finalmente, o acordo foi oficialmente firmado. 

Para Diego Coelho, a parceria firmada é importante tanto pelo caráter interdisciplinar da proposta quanto pelas redes de interações da UFCA com o governo e com outras IES. “Dessa forma, haverá o fortalecimento da parceria entre a UFCA e a Prefeitura de Juazeiro do Norte com importantes contribuições no que diz respeito à promoção de um desenvolvimento territorial sustentável no município em todas as suas dimensões. Além disso, o projeto trará contribuições para o desenvolvimento de políticas urbanas, ambientais e sociais no município com impacto direto na qualidade de vida da população local”, ressaltou. 

Plano Diretor 

O Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01), no art. 4º, cita uma série de instrumentos de política urbana municipal capazes de garantir o desenvolvimento e o planejamento político e urbano das cidades. Dentre os que compõem o rol, o Plano Diretor, previsto nos artigos 39, 40, 41 e 42, é o instrumento de maior destaque e relevância, por ser a base das políticas urbanas. O Plano Diretor, portanto, é um instrumento que permite um planejamento urbano da cidade, em que o gestor público, juntamente com a população, pode estabelecer propostas de melhorias para o município. 

O plano é ainda um planejamento da cidade que se faz em nível municipal, cujo objetivo maior é cumprir o que estabelece a Constituição Federal, ou seja, a garantia da função social da cidade. O documento é obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes. (Com informações do documento Plano Diretor no Estatuto da Cidade – Senado Federal).

Serviço

Projeto Plano Diretor do Município de Juazeiro do Norte – Parceria UFCA e Prefeitura
pdm.ccsa@ufca.edu.br
fonte; www.ufca.edu.br/noticias/ufca-firma-parceria-com-prefeitura-para-revisao-do-plano-diretor-de-juazeiro-do-norte/

Nenhum comentário: