sexta-feira, 27 de agosto de 2021

De monitoramento à CPI, Ceará tem força-tarefa contra atos militares no 7 de Setembro

 

De monitoramento à CPI, Ceará tem força-tarefa contra atos militares no 7 de Setembro



De acordo com fonte da Inteligência da Polícia Militar, até o momento, não há registro de articulações no Ceará

A pouco mais de uma semana de completar 199 anos de sua Independência, o Brasil vive em estado de alerta diante do tensionamento entre os Poderes. Um retrato disso ocorre justamente no Ceará, onde o setor de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) já monitora possíveis atos de indisciplina de agentes da Polícia Militar em apoio a pautas antidemocráticas, como o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional. 

A informação foi confirmada pelo titular da Pasta, o secretário Sandro Caron. O receio do Governo do Estado tem diversas explicações, incluindo o histórico de motins no Ceará, a oposição formada por membros e ex-membros das forças da Segurança Pública, além do desgaste da relação do presidente da República com integrantes de outras instituições republicanas. 

No caso do Ceará, a ofensiva que tenta sufocar eventuais levantes conta também com ação de outros Poderes. Na próxima semana, começa a funcionar, na Assembleia Legislativa, a CPI das Associações de PMs. As investigações podem desestimular atos de indisciplina, avaliam especialistas. 

PREVENÇÃO AOS ATOS

Nesta quinta-feira (26), o Ministério Público Militar também emitiu recomendação aos comandantes para que contenham eventual adesão dos agentes às manifestações de 7 de Setembro.  

Em parecer, o promotor Sebastião Brasilino de Freitas Filho orienta que os comandantes-gerais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros adotem medidas para “prevenir, perquerir e, se for o caso, fazer cessar, inclusive por meio da força, qualquer forma de atos/manifestações promovidas e ou integradas por militares estaduais”.

MPCE recomenda que comandos previnam adesão de militares às manifestações no dia 7 de setembro

FONTE: diariodonordeste.verdesmares.com.br/seguranca/mpce-recomenda-que-comandos-previnam-adesao-de-militares-as-manifestacoes-no-dia-7-de-setembro

Nenhum comentário: