segunda-feira, 1 de março de 2021

Dia 1º março de 2021 : 132 anos do milagre da hóstia em Juazeiro

 1º DE MARÇO DE 2021: 132 ANOS DO MILAGRE DE JUAZEIRO


“Juazeiro será a terra onde os pecadores irão se redimir e os justo irão perseverar”. (Beata Maria de Araújo)
01 de março é o dia do Milagre na cidade de Juazeiro do Norte. Foi nesta data, em 1889 que aconteceu pela primeira vez a transformação de uma hóstia em sangue. A Beata Maria de Araújo e o Padre Cícero protagonizaram um milagre. Esse acontecimento deu origem às romarias e projetou Juazeiro do Norte internacionalmente. Na fé do povo romeiro, Deus quis que a Beata Maria de Araújo e o Padre Cícero fossem instrumentos dessa manifestação divina, traduzida na simbologia extraordinária da comunhão de transformar em sangue, oportunizando milhares de pessoas a vivenciar o divino e evoluir espiritualmente. Na consciência do povo, Deus quis que um evento místico religioso acontecesse, sinalizando uma nova terra de oportunidades para milhares de oprimidos, que vieram dos mais diferentes lugares e construíram, com fé e trabalho, uma nova realidade em suas vidas.

O milagre, como acontecimento religioso, transcendeu o catolicismo e ganhou força na religiosidade popular, despertando a atenção do mundo para Juazeiro do Norte e provocando uma série de acontecimentos que ocasionou reações diversas, dentre elas, o anuncio de que existe, no Sertão, um lugar de Promissão terrena e espiritual, de Esperança, uma “Nova Jerusalém”, como disse a Beata Maria de Araújo, em seu depoimento no Inquérito: “um lugar onde os pecadores irão se redimir e os justos irão perseverar.”

Desta forma, entendemos que o nosso dia de Ação de Graças, o dia para o juazeirense celebrar os valores eternos de fraternidade, harmonia, respeito, é o dia em que o milagre da Hóstia acontece, abraçando o dia 1º de março como o “Dia do Milagre”, dia para se comemorar o próprio milagre que é o surgimento desta cidade e todos os pequenos milagres que acontecem todos os dias na dinâmica do cotidiano. O Dia do Milagre pode ser um dia de memória, de lembrar dos acontecimentos que enobrecem a espiritualidade dos romeiros e do povo juazeirense, esse povo que ora, labora, luta e festeja suas conquistas.

Mas infelizmente não celebramos o dia do milagre. Porque não fazemos referência a esse grande acontecimento histórico?

As autoridades da Igreja Católica do final do século XIX não aceitaram o Milagre da Hóstia e fizeram um conjunto de ações com o objetivo de apagar a memória da Beata Maria de Araújo e a devoção popular, o catolicismo miscigenado que surgiu em Juazeiro, oriundo da identificação dos sertanejos, negros, índios, caboclos e brancos pobres que chegaram nas romarias para reverenciar a Santa Beata Maria de Araújo de Juazeiro, a Beata do Milagre. A igreja começou proibindo falar do milagre, classificou o fato como embuste, proibiu o Padre Cícero de exercer seu sacerdócio, suspendendo-o de suas ordens e enclausurou a Beata sob severa vigília clerical.

Em 1914 ela morreu enclausurada e em silêncio. Esse silêncio foi imposto através do medo da excomunhão. Era proibido falar do milagre. O padre Cícero, em obediência à Igreja, pediu que os devotos e devotas também silenciassem. Portanto, as devotas e devotos da Santa Beata Maria de Araújo a veneraram em silêncio por mais de cem anos. Nosso padrinho Cícero anunciou, no entanto, ao povo, que o tempo do silêncio iria se encerrar e que chegaria o tempo em que deveríamos falar abertamente, reverenciar e celebrar o Milagre da Hóstia. Mesmo após sua morte, a beata foi vítima de perseguição. Em 22 de outubro de 1930 o túmulo da Beata Maria de Araújo foi violado e seus restos mortais desapareceram.

Considerando, portanto, que o tempo do silêncio e da perseguição acabou, o Movimento de Reabilitação da Memória da Beata Maria de Araújo pede a todo o povo de Deus, principalmente ao povo romeiro, que celebre o Milagre, ore, faça reverências e homenagens ao Santo Padrinho Cícero e à Santa Beata Maria de Araújo, a Beata do Milagre, no corpo de quem a piedade divina se manifestou.

O movimento reivindica, também, das instituições da cidade, o cumprimento da Lei N° 4.866, DE 30 DE MAIO DE 2018, que institui o dia 01 de março como o Dia do Milagre na Cidade de Juazeiro do Norte. O povo de Juazeiro deseja saber: Onde está Maria de Araújo? A memória desta mulher, seu papel na história é patrimônio material e imaterial da cidade. Portanto, reivindicamos um posicionamento da Igreja sobre tais fatos. E das autoridades da cidade, reivindicamos medidas concretas de salvaguarda da memória da Santa Beata Maria de Araújo. O Padre Cícero, em sua grande sabedoria, dizia que chegaria o tempo de falar abertamente sobre o Milagre de Juazeiro. O tempo do silêncio acabou. Esse tempo chegou.

Assim como nosso santo Padre Cícero, que foi o primeiro e maior devoto da beata, acreditando e defendendo a sua santidade durante toda sua vida, convidamos a população, com todo respeito às suas crenças e ideologias, para que uma série de ações em Reverência ao Milagre da Hóstia e em prol da memória da Santa Beata Maria de Araújo, que iniciará neste 01/03/2021, 132 anos após o milagre e se estenderá por todo o mês, com várias atividades. Compartilhe nas suas redes sociais o banner virtual: Dia do Milagre de Juazeiro.
Movimento pela Reabilitação da Memória da Beata Maria de Araújo

Nenhum comentário: