segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Secult cria projeto para Registro do Patrimônio Imaterial de Juazeiro do Norte

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura (Secult), está desenvolvendo um projeto para realizar um registro do patrimônio imaterial e cultural de Juazeiro do Norte.

Intitulado “Patrimônio Cultural de Juazeiro. Imagens e palavras de A a Z”, o projeto é uma iniciativa do Departamento de Patrimônio Cultural, com pesquisa histórica de Regivania Rodrigues e Lis Cordeiro, juntamente com a Diretoria de Comunicação da Secult, com fotografias e edição de Augusto Pessoa. O trabalho busca destacar a riqueza do Patrimônio Imaterial de Juazeiro do Norte na figura dos seus Mestres, das manifestações da cultura popular e dos saberes acumulados pelas diferentes gerações.

O Diretor de Comunicação da Secult Juazeiro do Norte, Augusto Pessoa, explica que o projeto prevê a produção de filipetas digitais para divulgação nas redes sociais, que serão publicadas semanalmente nos canais oficiais da prefeitura (site, Facebook e Instagram) e que revelam, através de textos e fotografias, a importância patrimonial da cultura popular do Município, com destaque para os homens e as mulheres que lutam para manter viva as tradições, forjadas desde as origens da cidade de Juazeiro do Norte e sua pelicular evolução social e urbana que orbita a figura do seu fundador, o Padre Cícero Romão Batista. “A ideia é mostrar, através de textos curtos e da fotografia, manifestações, lugares e saberes que compõem o rico Patrimônio Cultural de Juazeiro do Norte. São textos curtos e objetivos que buscam ressaltar o valor de cada tema abordado através do olhar patrimonial, apontando os aspectos que fazem daquela manifestação específica algo digno de ser preservado”, ressalta Augusto Pessoa.

Memória resguardada
Para o Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Fernandes, o registro das manifestações culturais garante a memória desse grande patrimônio, considerada uma das maiores riquezas que o Município tem.
O “Patrimônio Cultural de Juazeiro. Imagens e palavras de A a Z” abordará, inicialmente, os temas “Penitentes, Rezadeiras, Reisados, Mestre Noza, Benditos, Romarias, Bacamarteiros e Lugares Sagrados”. A sequência de publicações terá início a partir do dia 1º de dezembro deste ano.

Foto: Augusto Pessoa

Nenhum comentário: