quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Parque das Timbaúbas se torna Unidade de Conservação reconhecida nacionalmente

A Unidade de Conservação Parque Natural Municipal das Timbaúbas, criada por meio do decreto 358, de 23 de outubro de 2017, foi inserida e validada com sucesso no cadastro nacional de unidades de conservação do Ministério do Meio Ambiente. Essa inserção traz contribuições determinantes para a manutenção do patrimônio natural brasileiro.

O empreendimento para a conquista da inclusão no Cadastro foi articulado pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) com a Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju). “Foram quase dois anos de luta para a conquista desse reconhecimento”, disse o Superintendente da Amaju, Sidney Kal-Rais.

As unidades de conservação têm um papel importantíssimo para a conservação da biodiversidade. Nesse sentido, um sistema de unidades que articula os três níveis de governo, nacional, estadual e municipal. A sociedade, considerando as Reservas Particulares do Patrimônio Natural, poderá acompanhar os resultados das ações governamentais de proteção do patrimônio biológico nacional.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), o Parque se enquadra na categoria de Área de Proteção Integral (API), que busca a manutenção dos ecossistemas livres de alterações causadas por interferência humana, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus atributos naturais de forma contemplativa ou voltada à pesquisa científica.

Nenhum comentário: