sexta-feira, 14 de agosto de 2015


Maria Nely Sobreira da Silveira - Irmã Nely - Nasceu no sítio Brejo Seco, em Juazeiro do Norte, no dia 14 de agosto de 1925. É filha de  João Alexandre da Silveira e Cecilia Gonçalves Sobreira, ambos falecidos. Nely iniciou seus estudos numa escola particular do sitio Brejo Seco, no ano de 1932, sendo sua primeira professora, a saudosa Carolina Moreira Dias. Em 10 de dezembro de 1946, recebeu na Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte, o diploma de professora. Em 1° de Janeiro de 1947, foi convidada pela Profa. Amália Xavier de Oliveira para integrar no quadro de professores da mencionada escola. Com a realização das eleições do ano de 1947, foi eleita Vereadora pelo Partido Social Democrático (PSD) para o triênio 1948-1949-1950. Entretanto, não chegou a concluir o mandato que o povo lhe outorgou, pois em 1° de julho de 1948, quando da inauguração do Dispensário Nossa Senhora das Dores, apresentou-se como candidata a Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado. Neste mesmo dia comunicou ao seu irmão Jose Sobreira da Silveira e a sua mãe, sua decisão de ingressar naquela Ordem. O que efetivamente aconteceu no dia 1° de julho de 1949.
Em 10 de julho do referido ano, viajou para Campinas, São Paulo, em companhia do Mons. Dr. Manuel Correia de Macedo e de outras postulantes. No dia 15 de setembro de 1949, recebe o hábito de noviça. E no dia 15 de setembro de 1951, retorna a cidade de Juazeiro do Norte, já como Irma Nely, onde é recebida carinhosamente por sua família, quando passa a residir no Dispensário Nossa Senhora das Dores, onde permanece ate hoje.
Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, em 08 de março de 1997, recebeu no Plenário da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, uma placa de prata em sua homenagem.
Aos 31 de dezembro de 1998,  Irmã Nely comemorou 50 anos de dedicação  ao Evangelho, e a Irmandade de Jesus Crucificado. Ela fez um belíssimo trabalho social à frente do Dispensário Nossa Senhora das Dores. Seu trabalho ainda se estende às famílias carentes do Bairro Limoeiro, num verdadeiro testemunho evangélico.
Ela é uma das estrelas da constelação juazeirense. E um astro humano em movimento no tempo e no espaço. Por isso é merecedora nesta data em que comemora seus 90 anos de existência das mais justas homenagens de Juazeiro pelo seu edificante e abnegado trabalho em prol das famílias carentes do Bairro do  Limoeiro. (Raimundo Araújo)

Nenhum comentário: