sábado, 15 de março de 2014

Comissão da Pastoral das Romarias vai à Brasília defender romeiros do Padre Cícero

Uma equipe da Pastoral Diocesana das Romarias, que tem sede em Juazeiro do Norte, segue nesta segunda feira, dia 17, para Brasília a fim de manter encontro com Dr. Jorge Bastos, diretor geral da Agência Nacional de Transporte Terrestre – ANTT. A audiência acontecerá às 10 horas da manhã do dia 18, terça-feira. A equipe é formada pelo Pe. Joaquim Cláudio Freitas (pároco da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores), Frei Raimundo Barbosa (pároco do Santuário de São Francisco), Irmã Annette Dumoulin e prof. José Carlos dos Santos. Eles entregarão, ao diretor-geral da ANTT, correspondência firmada por Dom Fernando Panico, na qual pede autorização para os romeiros continuarem utilizando o caminhão “Pau-de-arara”, nas suas viagens a Juazeiro do Norte.

A Resolução Nº 82, do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN autoriza, a título precário, o transporte de passageiros em veículos tipo “Pau-de-arara” entre a localidade de origem e destino fora dos limites de jurisdição do município, desde que seja em “Viagens por motivos religiosos, quando não houver condições de atendimento por transporte de ônibus”. Nos últimos meses, a Polícia Rodoviária, desrespeitando essa norma, vem apreendendo os caminhões que conduzem romeiros para Juazeiro do Norte, prejudicando a peregrinação de milhares de fiéis à Terra do Padre Cícero.

Na carta, Dom Fernando Panico justifica o uso do caminhão devido às condições financeiras de milhares de romeiros, que fazem todos os anos visitas de peregrinação a Juazeiro do Norte. )Armando Rafael)


Nenhum comentário: