domingo, 15 de setembro de 2013

Romaria muda feição de Juazeiro e Procissão é o ponto culminante


Desde a semana passada que eles já estavam chegando a Juazeiro. À medida que os dias iam passando chegavam mais. Todos queriam participar da novena que antecede ao dia da grande festa da Padroeira, Nossa Senhora das Dores, no dia 15 de setembro. Com a chegada de milhares de romeiros vindos de vários estados do Brasil, especialmente do Nordeste, viajando em ônibus, caminhões e carros particulares, quando eles aqui chegam mudam completamente a feição da cidade que já se acostumou por que isso ocorre pelos menos quatro vezes por ano. Este ano a romaria foi mais organizada e todo mundo notou. Dava até a sensação de que estava mais vazio, mas isso foi apenas consequência da organização da distribuição das barracas. Com o espaço do Centro de Apoio aos Romeiros totalmente ocupado pelos feirantes sobrou mais espaço no entorno da Basílica e assim se podia caminhar mais livremente. Finalmente as autoridades públicas municipais estão entrando no caminho certo para organizar as romarias de Juazeiro. 

Com as barracas deslocadas para o Centro de Apoio aos Romeiros..
sobrou mais espaço nas ruas e assim todos puderam andar livremente



Romeiros aderem à modernidade
Muitos romeiros que vêm a Juazeiro  já aderiram à modernidade, graças à influência da midia e à melhoria no seu poder aquisitivo. Romeiros típicos, daqueles que usam chapéu de palha e chinelo ainda existem, claro, mas já se nota também uma presença muito grande de romeiros jovens que vêm a Juazeiro em grupos desacompanhados dos pais, proporcionando um novo perfil conforme mostram as fotos abaixo:













Romeirinhas de shortinhos desfilam exibindo sensualidade...

romeira a moda antiga no tocante à vestimenta, mas moderninha com seu celular e a outra, de cabelos ruivos, para está em sintonia com a moda atual...

o romeiro moderno já aderiu à internet, frequenta lan house e não dispensa uma visita ao shopping...

A procissão
A procissão conduzindo o altar da Padroeira de Juazeiro, Nossa Senhora as Dores, acompanhada de grande multidão formada pela população local e os romeiros,  é a culminância da festa e oferece um cenário de grande fé cristã conforme mostram as fotos abaixo:





















Sequência de fotos mostrando o carro-andor de Nossa Senhora das Dores e o momento do show pirotécnico organizado pela Loja Liliani.

Fatores negativos 
Infelizmente a Procissão da Padroeira todo ano repete os mesmos erros do passado. Entre eles citamos:
- A presença dos blocos dos políticos é motivo de vaia da população. Melhor seria que todos eles se juntassem e formassem um bloco único, pois assim eles davam uma demonstração (mesmo falsa) de união e que estavam ali participando não como políticos, mas como devotos como acontece com os demais participantes. Na verdade, o melhor seria que não houvesse esse tipo de bloco com políticos acenando para o povo como se estivessem em campanha eleitoral.
- A procissão é desorganizada, havendo situações em que a corrente humana se quebra e fica um espaço enorme dando a entender que são duas procissões.
- O Demutram deveria ser mais rígido e não permitir de forma alguma o estacionamento de carros (até mesmo ônibus) nas ruas por onde vai passar a procissão. As ruas já são estreitas e com carros estacionados elas ficam mais estreitas ainda, prejudicando o fluxo normal das pessoas e do carro-andor. 



Nenhum comentário: