quarta-feira, 21 de março de 2012

Na visão de pesquisador Padre Cícero transformou Juazeiro em um caldeirão de cultura

A 30ª Semana de Padre Cícero prosseguiu na manhã desta quarta-feira com uma mesa redonda no auditório do Memorial sobre o tema: “Padre Cícero Incentivador das Artes, Ofícios e Saberes Populares”. Coube ao presidente da Comissão Organizadora do Centenário de Juazeiro, Geraldo Menezes Barbosa, a exposição inicial considerando que a pujança do Juazeiro tem toda uma motivação em torno do Padre Cícero. Diante de uma platéia formada por estudantes, ele atribuiu aos jovens a responsabilidade pelo futuro da cidade sem jamais esquecer o legado de Padre Cícero.
Conforme disse o cronista e historiador, qualquer município só conquista nome e tradição com raízes bem plantadas. Doutor Geraldo citou ainda conselhos e frases de Padre Cícero culminando com a que dissera no leito de morte: “No céu pedirei a Deus por todos vocês”. Ele falou que a maioria dos conselhos do sacerdote tinha relações diretas com a paz social, o trabalho e a oração. Já o professor Renato Dantas classificou o Padre Cícero como o grande responsável pela transformação de Juazeiro em um imenso caldeirão cultural.
Conforme acrescentou, Juazeiro é cheia de saberes e fazeres diferentes estimulados pelo Padim junto aos que aqui já moravam ou os que vinham de fora. Participaram ainda o Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, que representou o prefeito Manoel Santana, o também professor Renato Casimiro e assessora da Secretaria de Ação Social, Ana Estér. Antes dos debates, foi exibido o documentário “Mestres da Cultura dos Seus Saberes e Suas Artes de Fazer”.
O DVD foi produzido pelo pessoal do Projovem Adolescente do Bairro Frei Damião numa iniciativa do PLA (Plano de Atuação Social) dos coletivos do Projovem Adolescente. Segundo disseram, o objetivo do trabalho é a valorização da memória e o fortalecimento da identidade local. A semana em comemoração aos 168 anos de Padre Cícero prossegue as 8 horas desta quinta-feira com o V Fórum Padre Cícero do Colégio Salesianos sobre o tema: “Juazeiro entre a fé o trabalho”. As 19 horas, no Memorial, lançamento do livro do poeta Pedro Bandeira. (Demontier Tenório)

Nenhum comentário: