sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Para homenagear o Padre Cícero vale tudo. Veja a notícia abaixo que foi publicada no Portal Eletrônico 180 graus

Foi o maior sucesso 04/11/2008 - 03h53min
11ª Finafolia em Santa Cruz do PI arrastou multidão
A micareta é a única no Brasil realizada durante o Dia de Finados e atrai muitos foliões
O município de Santa Cruz do Piauí realizou nos dias 31, 01 e 02 de novembro as festividades religiosas de Padre Cícero. A devoção de fiéis católicos é tradicionalmente celebrada junto a uma das festas mais curiosas da região, e até do Brasil: A Finafolia – evento realizado no dia de Finados e que atrai uma verdadeira multidão até a cidade. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal através do prefeito Jurandir Martins, reeleito em 05 de outubro pelo Partido Trabalhista Brasileiro(PTB).
Durante o dia, no período da manhã a fé e religiosidade toma conta da cidade, principalmente dia das festividades religiosas e da Finafolia. Romeiros de várias cidades do Piauí chegam a cidade de Santa Cruz para pagar promessas por graças alcançadas. A romaria já é uma tradição na região e a cada ano, o local se consolida como santuário.
Os festejos de Padre Cícero Romão Batista é realizado no dia 02 de novembro com procissão alusiva ao Padre Cícero. O ritual religioso vem sendo realizada há 36 anos em Santa Cruz do Piauí, numa demonstração de fé e devoção do povo santacruzense ao seu padroeiro que atravessa gerações.
A multidão acompanhou a procissão que percorreu a avenida principal até o início da escadaria. Lá, os fiéis subiram até o alto do morro onde está erguida a cruz, ao lado da imagem de padre Cícero.

A Finafolia
Despertando prós e contra, o município promove a Finafolia - um típico carnaval fora de época. A micareta é a única no Brasil realizada durante o Dia de Finados. A festa atrai foliões de várias regiões do Estado, garantindo o sucesso do evento que chega a receber em média de público de cerca 12 e 20 mil pessoas.
A programação este ano contou com as seguinte atrações. 31/10 – Forró Garota Turbinada; 01/11 – Vicente Nery e o Forró Cheiro de Menina; 02/11 – Erivan Morais e o Forró Collo de Menina. A festa também contou com a Participação da Banda Cheiro de Hortelã, Forró Pegada Boa e Edson Sanfoneiro.
O prefeito de Santa Cruz do Piauí, Jurandir Martins agradeceu a participação do público e disse que estava satisfeito com o sucesso da 11ª Finafolia, tanto em número de participantes, como em atrações e principalmente com a organização do evento.
Além do prefeito Jurandir, o vice-prefeito Nêgo, o vice prefeito eleito Santino Xavier uma grande comitiva prestigiou o evento: o senador João Vicente Claudino (PTB), o secretário de Defesa Civil do Estado, Fernando Monteiro (PTB), o presidente da APPM, prefeito Luis Coelho, o deputado Homero Castelo Branco, entre outros políticos que estiveram no evento.
A festa entrou pela madrugada e foi encerrada já na manhã desta segunda-feira (03)
Fonte: Riachaonet Edição: Luana Sena

Nenhum comentário: