terça-feira, 25 de novembro de 2008

CHORO PAULISTA EM JUAZEIRO



Trio Choro das 3 se apresenta na Lutheria Brasil, em Juazeiro do Norte
Que tal chorinho na terra do forró? Este encontro é possível durante a Lutheria Brasil, de 26 a 30 de novembro, em Juazeiro do Norte. O trio paulista Choro das 3 leva para o Ceará toda a graça e autenticidade do chorinho, um dos mais tradicionais gêneros musicais do país. O trio é formado pelas irmãs Lia (violão 7 cordas), Corina (flauta) e Elisa (bandolim), que vêm do interior de São Paulo para apresentar composições próprias e clássicos populares que estão reunidos em seu primeiro CD, Meu Brasil Brasileiro (Som Livre, 2008). Apesar da pouca idade (15, 17 e 20 anos), o trabalho do Choro das 3 vem com a maturidade da pesquisa e resgate de compositores antigos, nem sempre conhecidos do grande público. Justamente por isso, o primeiro álbum do trio é um verdadeiro passeio musical que evidencia a preocupação de apresentar e resgatar o chorinho. As meninas do choro se apresentam dia 28. Além do show instrumental no evento onde também estarão presentes nomes como Chico César, Marília Vargas, André Madi e Ana Cañas, o Choro da 3 já programou a realização de uma oficina musical aberta a jovens talentos de Juazeiro.

Sobre as irmãs

Corina. Foi a precursora do grupo. Aos 20 anos mora em São Paulo e faz curso superior de Música Brasileira. Toca flauta transversal. Estudou teoria no Conservatório de Tatuí e aos 15 anos foi contemplada pelo programa Petrobrás Cultural pelo resgate da obra do flautista Benedito Lacerda.
Lia. Estudou flauta doce e violão. No Conservatório de Tatuí, conheceu a música clássica e teoria. Mas sua opção foi pelo violão de 7 cordas, estudando com mestres como Luizinho 7 Cordas e Ed Gagliardi e preservando a cartilha do violonista Dino 7 Cordas. Tem 17 anos e mora em Porto Feliz (SP)
Elisa. A mais nova das irmãs, com 15 anos, toca bandolim, clarinete e banjo. Também vem desenvolvendo seu talento musical como compositora, escrevendo músicas como Bolinha de Gude, que já faz parte do primeiro CD. Atualmente, também se dedica ao estudo de piano.

Sobre a Lutheria Brasil
Realizado pelo Instituto Atos, o evento tem patrocínio da Petrobrás, Banco do Nordeste, Ministério da Cultura e recebe o apoio da Secretaria da Cultura da Prefeitura de Juazeiro do Norte. A Lutheria vai reunir os melhores luthiers do Brasil, numa troca de experiências, com exposições, cursos, shows de música popular brasileira e concertos eruditos. Durante os cinco dias de evento são esperadas 50 mil pessoas. “Queremos, com este evento, promover e dar visibilidade a esta manifestação artesanal brasileira”, afirma o organizador, Elisandro Carvalho.
Na foto, Corina e Lia, do Choro das 3

Nenhum comentário: