sábado, 11 de novembro de 2023

Comemoração dos 50 anos da Arena Castelão tem inauguração de melhorias e jogo festivo

 A Arena Castelão completa 50 anos, e para comemorar a data, será realizada nesta sexta-feira (10), às 18h, uma partida comemorativa no estádio, com a participação de dirigentes de clubes, ex-jogadores e até o Ministro da Educação.

Palco de grandes festas esportivas e culturais, a Arena Castelão recebeu, na noite desta sexta-feira (10), crianças, personalidades, ex-jogadores e diversas autoridades para a solenidade em comemoração aos 50 anos do estádio. Presente na ocasião, o governador Elmano de Freitas, acompanhado da vice-governadora Jade Romero, inaugurou as recentes melhorias que o Estado realizou na Arena.

“É um equipamento muito importante para o futebol cearense e para o povo de fé, que aqui já recebeu o Papa João Paulo II, fez o Queremos Deus, tivemos shows de artistas renomados. Aqui, nosso povo se encontra para ver seus times e celebrar amizades. Com muito orgulho, nós estamos entregando novo telão, nova iluminação de LED e novo som. Queremos avançar para garantir reconhecimento facial no futuro”, afirmou o governador.

Celebração

Na oportunidade, foi apresentado o teaser do documentário “O Gigante do Mata Galinha: 50 anos de histórias do Castelão”, uma realização do Governo do Ceará. A produção será exibida na TVC (canal 5) neste sábado (11), às 9h, e estará disponível nas plataformas digitais do Governo do Estado.

Outro destaque da noite foi a partida festiva entre personalidades, ex-jogadores e demais convidados. Na arquibancada, olhares atentos do público, incluindo lendas do futebol cearense como Geraldino Saravá, 73, maior artilheiro do Castelão; Sérgio Rêdes, 76; Cícero Capacete, 72; e Celso Gavião, 67.

Sérgio Rêdes, que esteve presente na inauguração em 1973, sente muito orgulho de fazer parte dessa história. “É muita emoção. Depois de tantos anos, voltar ao Castelão e ver a organização, é uma alegria muito grande”, conclui.

Aproximadamente mil crianças atendidas pelos programas das secretarias do Esporte e Proteção Social também fizeram a festa. Para alguns, foi a primeira vez no Gigante.


Para celebrar o quinquagésimo aniversário da Arena Castelão, o Governo do Ceará lança, neste sábado (11), o documentário “O Gigante do Mata Galinha: 50 anos de histórias do Castelão”. A produção é uma realização da Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil, por meio do Núcleo de Audiovisual. O documentário será exibido na TVC e estará disponível à população em todas as plataformas digitais do Governo do Estado (LINKAR).
 produção será exibida na TVC e estará disponível à população em todas as plataformas digitais do Governo do Ceará

Inaugurado em 11 de novembro de 1973, o Estádio Plácido Aderaldo Castelo, agora chamado de Arena Castelão, é um equipamento moderno e multiuso que tem capacidade para receber até 63.903 espectadores em grandes eventos esportivos e culturais. O equipamento é o quarto maior estádio do Brasil e o maior do Norte/Nordeste em capacidade.

O coordenador de Imprensa da Casa Civil, Thiago Cafardo, fala sobre a iniciativa de disponibilizar a história do Castelão e seus personagens de uma forma acessível para a população. “O Estado não poderia deixar de celebrar esta data sem uma produção impecável sobre o Gigante do Mata Galinha, como ficou carinhosamente conhecido o Castelão entre os torcedores mais antigos. O documentário é um resgate histórico do estádio, passando por todas as suas mutações até se transformar em uma arena de Copa do Mundo. Alguns dos principais personagens dos 50 anos da história do Castelão estão no filme”, destaca.

A equipe entrevistou 16 pessoas que testemunharam e fizeram parte da evolução dessa praça esportiva que é patrimônio dos cearenses. A jornalista e cineasta Rosane Gurgel, que assina direção e roteiro do documentário, explica a escolha de resgatar registros de um dos maiores incentivadores da construção do estádio.

“O Paulino Rocha entra no filme como um personagem. Ele foi o grande motivador para construir o estádio, defendendo a ideia. Pessoalmente, agora eu entendo porque a torcida fica fanática por um time. As pessoas se transformam naquele lugar. Ver o Castelão lotado e acompanhar todo o operacional é impactante. É um equipamento que é massa e é nosso”, pontua.

O gestor de conteúdo da Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil e produtor do documentário, Roberto Leite, explica como foi o processo de escolha dos personagens. “A gente buscou figuras que passaram por estes 50 anos e vivenciaram diferentes momentos do Gigante do Mata Galinha. São personalidades do rádio, pesquisadores, ex-jogadores e torcedores que fizeram do Castelão a sua própria casa”, pontua.

Além da própria Arena Castelão, algumas locações foram gravadas na Arena das Dunas, em Natal (Rio Grande do Norte), e Arena Romeirão, em Juazeiro do Norte.

acesse : https://youtu.be/u5xbFpzLcDY

FONTE: GOVERNODOESTADODOCEARA


Nenhum comentário: