domingo, 29 de janeiro de 2023

Inaugurado o CEJUSC - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Regional do Cariri

 A Região do Cariri agora conta com novo espaço para mediação e conciliação de litígios processuais. Nesta sexta-feira (27/01/2023), o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) inaugurou o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Regional do Cariri. 



O ato consolida a parceria do Poder Judiciário com o Centro Universitário Maurício de Nassau (UniNassau) de Juazeiro do Norte. A presidente do Tribunal, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, participou da solenidade e conheceu as novas instalações.


O setor terá competência para atuação na 1ª Região Administrativa dos Cejuscs, trabalhando com ações processuais e pré-processuais, de acordo com a Portaria nº 110/2023. A medida é resultado de convênio do TJCE com a instituição de ensino superior, que beneficiará a população no Interior, facilitando o acesso à Justiça e promovendo maior celeridade à resolução de conflitos por meios consensuais.

“Há 34 anos que trabalho as técnicas de humanização no Judiciário. Isso significa estender dar o ombro amigo, ouvir a parte atentamente e se esforçar para que os grandes litígios sejam transformados por meio da conciliação”, afirmou a desembargadora durante o evento, que marca uma das últimas agendas realizadas em sua Gestão, que se encerra na próxima terça-feira (31/01).

A responsável pela unidade, juíza Samara de Almeida Cabral, ressaltou a importância da criação do Cejusc e quais os principais objetivos dos trabalhos. “Inicialmente vamos atingir três frentes: uma, fazer as audiências das comarcas onde não tem Cejusc; outra frente é que vamos oferecer à sociedade um serviço pré-processual; e o terceiro pilar, e este é o que mais me motiva, é a parte da cidadania. É buscar a humanidade, o ciclo de paz e criar na sociedade o sentimento de empoderamento de que elas podem resolver seus próprios problemas”, explicou.

fontewww.gazetadocariri.com

Nenhum comentário: