quinta-feira, 6 de outubro de 2016

VIII Semana Acadêmica de Biblioteconomia celebra 10 anos do curso no Cariri


    Mesa de abertura da VIII Semana Acadêmica de Biblioteconomia
Mesa de abertura da VIII Semana Acadêmica de BiblioteconomiaLicia Maia
O curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), comemora dez anos, com a realização da VIII Semana Acadêmica de Biblioteconomia, entre os dias 3 e 7 de outubro. A abertura da semana de atividades ocorreu na noite desta segunda-feira, no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE), em Juazeiro do Norte, com palestra da professora Geni Chaves Fernandes, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Na abertura, o reitor da UFCA, professor Ricardo Ness, relembrou a chegada do grupo de servidores há dez anos, quando a instituição ainda era Universidade Federal do Ceará, campus Cariri. Destacou o amor e a dedicação dos docentes do curso. “Biblioteconomia é um curso exemplar para os outros da universidade. Hoje o curso se firma, se estabelece, tem especialização, mestrado, e a maioria dos professores são mestres e doutores”, destacou.

A professora Maria Cleide Rodrigues Bernardino, coordenadora geral do evento, ressaltou a alegria de comemorar dez anos do curso. “A gente aprendeu a ter relacionamento estreito com os alunos. Crescemos como professores e nos qualificamos”, disse. Professora Ariluce Góes, decana da graduação, lembrou as dificuldades do início e os avanços de hoje. “Éramos cinco professores. Apenas duas bibliotecárias. Hoje somos quase 15, 16, com mestrado e doutorado em Ciência da Informação”.

A professora Irma Gracielle Carvalho de Oliveira Souza, diretora em Exercício do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), unidade acadêmica a qual o curso faz parte, ressaltou os avanços nos últimos anos em Biblioteconomia na UFCA. “Agarrados na vontade de sempre conquistar o melhor, podemos fazer a diferença”, disse.

Palestra
Na palestra da abertura, a professora Geni Chaves, que tem mestrado e doutorado em Ciência da Informação, abordou questões acerca do ensino da Biblioteconomia no Brasil. Falou também sobre a introdução das novas tecnologias no trabalho do bibliotecário. “De um lado tem o desejo dos alunos do curso de introduzir essas novas tecnologias na biblioteca e o receio das tecnologias para quem atua com documento e informação”, disse.

A professora também chamou atenção para a necessidade da presença da epistemologia e da história nos cursos de Biblioteconomia do Brasil. “A Biblioteconomia no Brasil não faz esse tipo de reflexão sobre a história. Falta aos bibliotecários fazer essas reflexões e o estudo crítico da sua trajetória”, disse.

Atividades
A Semana Acadêmica da Biblioteconomia segue até dia 7 de outubro. Entre as atividades estão apresentação de trabalhos, oficinas, mesas redonda, entre outras.

A Semana Acadêmica de Biblioteconomia e Ciência da Informação (SEABI) teve início como projeto de extensão na modalidade evento cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2009. Em seus primeiros anos era realizada no início do ano letivo, coincidindo com o dia do bibliotecário, dia 12 de março. A partir de 2011 passou a ser realizada no segundo semestre do ano letivo.

O objetivo do evento é fomentar o debate e a reflexão em torno da formação profissional do bibliotecário, possibilitando uma relação mais direta deste com a sociedade e fortalecendo as ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura dentro da Universidade.

Em sua VIII edição, a SEABI 2016 traz o tema: “Os 10 anos de Biblioteconomia no Cariri”, e visa integrar alunos, professores, profissionais e sociedade com ações objetivando a discussão acerca do papel da Biblioteconomia no cenário do cariri cearense, propiciando ao mesmo tempo um reconhecimento dos principais atores envolvidos e uma avaliação sobre a atuação do Curso neste período.

O Colegiado do Curso de Biblioteconomia e a Comissão Organizadora convidam a toda a comunidade acadêmica a participar desta comemoração.
 




Nenhum comentário: