sexta-feira, 5 de junho de 2015

Juazeiro do Norte vai ganhar mais duas paróquias católicas

Informações chegadas ao nosso conhecimento dão conta de que o bispo diocesano, Dom Fernando Panico, designou uma comissão – formada por três párocos de Juazeiro do Norte – para realizar estudos visando à criação de mais duas paróquias nesta cidade, as quais serão desmembradas das já existentes. A comissão já realizou diversas reuniões nesse sentido e brevemente apresentará seu parecer final.
   Quando foram criadas, Juazeiro do Norte passará a contar com treze paróquias, sendo a cidade com maior número dessas subdivisões eclesiásticas católicas no interior do Ceará. Juazeiro do Norte só perde em número de paróquias para Fortaleza, capital do Estado e sede da Arquidiocese.
   Segundo as informações, uma das novas paróquias de Juazeiro do Norte será instalada no bairro Frei Damião (também conhecido pelo nome de “Mutirão”) e terá abrangência até à fronteira com o município de Barbalha. Trata-se de uma região urbana com forte crescimento demográfico e bom nível de progresso. A outra paróquia vai abranger a área do bairro Cidade Universitária e adjacências, locais em franca expansão imobiliária. 

As paróquias juazeirenses
   A primeira paróquia de Juazeiro do Norte, a de Nossa Senhora das Dores, só foi criada em 1917, seis anos após a emancipação política desta cidade, tendo a comunidade juazeirense, até aquela data, dependido da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, de Crato. Ao longo dos tempos, em face do vertiginoso crescimento da Terra do Padre Cícero, a Paróquia de Nossa Senhora das Dores foi sendo sucessivamente desmembrada. Em 1958 foi criada a Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro São Miguel. Seguiram-se as criações das seguintes paróquias: Sagrado Coração de Jesus, no bairro Salesianos (1975), São Francisco das Chagas, bairro Franciscano (1976), Menino Jesus de Praga, no Novo Juazeiro (1989), Nossa Senhora Aparecida, bairro João Cabral (1995), São João Bosco, bairro Triângulo (1999), São José, no bairro Limoeiro (2003), Nossa Senhora Auxiliadora, bairro Parque Antônio Vieira (2012), São Cristóvão, bairro Aeroporto (2012) e Sagrado Coração de Jesus, bairro Palmeirinha (2012). Aguarda-se para os próximos meses a criação dessas duas novas paróquias juazeirenses.
Os bispos que criaram essas paróquias
Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva criou uma paróquia, a primeira. Dom Francisco de Assis Pires criou a segunda. Dom Vicente de Paulo Araújo Matos criou três paróquias. Dom Newton Holanda Gurgel criou duas, e o atual bispo diocesano, Dom Fernando Panico, com a criação dessas duas novas paróquias, chegará a marca de seis, ou seja, criou quase 50% das paróquias juazeirenses.

Nenhum comentário: