terça-feira, 16 de setembro de 2014

IV Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero 'E...Onde está ele? ' será lançado nesta quinta-feira (18), em Juazeiro do Norte

Será lançado na próxima quinta-feira, dia 18, o IV Simpósio Internacional para estudos do Padre Cícero, que terá como tema central “E... onde está ele?. O evento acontece no Iu-á Hotel, em Juazeiro do Norte, à rua Arnóbio Bacelar Caneca, 800, no bairro Lagoa Seca. O lançamento contará com a presença de autoridades e a imprensa.
O evento se configura como de grande importância para atualizar estudos acerca do Padre Cícero e Juazeiro do Norte, além de personalidades históricas que marcam o processo que engloba os fatores ligados à história religiosidade popular. Estarão reunidos em Juazeiro do Norte, de 17 a 21 de novembro, data de realização do evento, cerca de mil participantes de diversas partes do Brasil, Estados Unidos e Europa.
O primeiro simpósio foi realizado no ano 1988, quando veio à tona a temática do Padre Cícero e os romeiros. No ano seguinte, o sacerdote e a beata Maria de Araújo, que junto com o padre protagonizou o milagre do sangramento da hóstia, foram alvo de estudos. São 26 anos de um evento que se tornou motivador para os estudiosos, no intuito de debaterem juntos um dos assuntos que ainda se torna polêmico, quando se trata de trabalhar a questão da religiosidade no campo da ciência.
A integrante da Comissão de elaboração do simpósio, Sandra Nancy, Pró-Reitora de Extensão da Universidade Regional do Cariri (URCA), afirma que a grande finalidade do simpósio é proporcionar o incentivo à pesquisa no âmbito da universidade, trazendo para o centro dos debates, com os maiores estudiosos no assunto, temas polêmicos e que suscitem a busca de respostas. Tanto que a questão em pauta, de busca de um mito, conforme ela, é um aprofundamento do que foi trabalhado no terceiro simpósio.
O evento está sendo realizado por meio da Universidade Regional do Cariri (URCA), através da Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com a Diocese do Crato, que possui importante acervo documental sobre o tema, e faculdades da região.

Mais informações:
Universidade Regional do Cariri – Urca

Pró-Reitoria de Extensão

Rua Cel. Antônio Luis, 1161

Pimenta - Crato/CE

Fone: (88) 3102.1200/8812. 5525


Nenhum comentário: