domingo, 8 de dezembro de 2013

Beanôra Gondim Pereira: 100 Anos


Segunda-Feira, 09 de dezembro, os familiares de Beanôra Gondim Pereira comemoram o centenário do seu nascimento. Beanôra, foi a 5ª esposa do romeiro Aureliano Pereira da Silva. Nasceu a 09 de dezembro de 1913. Era natural de Jardim (CE) e filha de Alexandrino Manoel da Purificação e de Maria Caminha Gondim da Purificação. Antes de concluir o curso ginasial foi professora, por serem poucas, na sua época, as moças diplomadas, em Jardim sua terra natal. Além da educação regular teve também formação educacional com professor particular, como era costume nessa época. Beanôra era irmã de Lidia Gondim Pereira, 4ª esposa de Aureliano Pereira da Silva.
            Cristã fervorosa era muito presente na Capela do Socorro, onde costumava fazer suas orações e participar da Santa Missa. Foi Associada da Confraria de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de quem era muito devota. Em setembro de 1980, já doente, acometida do câncer que ceifaria prematuramente sua vida, poucos dias depois, participou da Festa da sua Padroeira querida, Nossa Senhora das Dores, todas as noites, como costumava fazer todos os  anos. Fiel praticante da Palavra de Deus, teve o cuidado de, desde cedo, ser a primeira catequista da sua família, ensinando a rezar e encaminhando a todos para a vivência da fé católica que ela abraçara durante toda sua vida.
Das tarefas domésticas constava também a educação dos filhos e enteados, aos quais auxiliava nas atividades escolares. Era muito cuidadosa com a educação de todos.
Foi um exemplo de solidariedade para com os familiares e com sua vizinhança, sempre oferecendo seus préstimos a quem dele precisava. 
Foi mãe de 9 (nove) dos 36 (trinta e seis) filhos de Aureliano Pereira da Silva. Estes legaram-lhe um total de 26 netos e 16 bisnetos.
  Viveu 66 anos e viu, no ano de 1956, aos 43 anos de idade, se concretizar a profecia do Padre Cícero, de que o seu esposo seria pai de 36 filhos, com o nascimento de Francisco Gondim Pereira, seu último filho.
  Faleceu no dia 04 de novembro de 1980 e foi sepultada no Cemitério do Socorro, ao lado do seu querido esposo.
São seus filhos:
Maria do Socorro Pereira Gondim Alves, Professora;
José Pereira Gondim, Farmacêutico Bioquímico e Industrial, Jornalista e Escritor;
Maria Terezinha Gondim Pinheiro, Professora;
Antônio Gondim Pereira (falecido);
Cícera Gondim Pereira (falecida);
Cícero Gondim Pereira, Empresário;
Maria Luiza Gondim Pereira de Souza, Professora e Empresária;
Máira Gondim Pereira Calou, Professora e Empresária;
Francisco Gondim Pereira, Advogado e Corretor de Imóveis, Consultor em Direito Imobiliário, com Escritório de Advocacia Imobiliária (Gondim Imóveis Ltda.), nesta cidade.
Viveu uma vida modesta, mas grandiosa porque muito honrada. Tornou-se Juazeirense autêntica e muito engrandeceu essa cidade.
  Os familiares de Beanôra Gondim Pereira sentem-se privilegiados e felizes pelo exemplo de vida dessa matriarca querida, que pela simplicidade de sua conduta, pela firmeza de seu caráter soube ser uma boa cristã e modelo de mãe. 
Mamãe a gratidão de todos nós, seus filhos e descendentes pelo legado que nos deixou.
Maria do Socorro Pereira Gondim Alves             
   Beanôra Gondim Pereira e  seu esposo Aureliano Pereira da Silva.

Nenhum comentário: