segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Juazeirense recebe comenda de Protetora da Serra da Cantareira

A juazeirense Tereza Fátima Bezerra de Menezes, esposa do Dr. José Roberto Correia Celestino,  receberá no próximo dia 27 em Mairiporã, SP, a Comenda Protetora da Serra da Cantareira a ser outorgada pela Câmara Municipal daquele município. O projeto foi apresentado pelo vereador Márcio Alexandre Emídio de Oliveira e os motivos que o levaram a tomar a iniciava podem ser conferidos na matéria abaixo publicada no site 

Câmara de Vereadores de Mairiporã Confere Comenda à Benemérita da Serra da Cantareira
SERRA DA CANTAREIRA - SP
A Câmara de Vereadores de Mairiporã conferiu no dia 03/set/2013 a comenda de Protetora da Serra da Cantareira à Sra. Tereza Fátima Bezerra de Menezes, presidente do conselho de acionistas do fundo de Investimentos Excalibur
O fundo  Excalibur Investimentos, focado em investimentos imobiliários em condomínios ecológicos e projetos que utilizem Técnicas Ecologicamente Responsáveis, financiou um interessante projeto de um grupo de 39 moradores do Parque Friburgo, em Mairiporã-SP.           O local, um condomínio inserido na reserva da Serra da Cantareira, possuía restrições quanto ao piso asfáltico devido à impermeabilização do solo, efeito não recomendado pelo órgão de meio ambiente nem  desejado pelos moradores. 
Por outro lado, os tradicionais pisos intertravados de concreto, embora de  instalação mais simples, não apresentavam a resistência ao trafego e durabilidade pretendida.
A solução contou com o apoio técnico de uma grande pedreira que desenvolveu e fabricou materiais especialmente para essa finalidade. 
Utilizando um blend de 2/3 de pó de pedra e 1/3 de pedrisco, a colchão de assentamento de 30cm formou uma base que se adapta perfeitamente para receber as pedras de granito de formato oblongo (em media 30 cm de comprimento por 10 de largura) e formar um piso de efeito diferenciado, além de esteticamente agradável.. 
Esse piso é conhecido como EcoPiso ou Piso Ecológico de Alta Resistência e Permeabilidade. 
O resultado é um pavimento com as seguintes características:
Alta permeabilidade, devido ao "colchão" de 30cm de pó de pedra que fica sob o piso de granito e o piso original em terra batida. Dessa forma atenuam-se os problemas de drenagem.
Alta resistência ao trafego, bastante superior ao Piso Intertravado em concreto , propiciando manutenção zero durante muitos anos de uso.  
Efeito de intertravamento superior comparado ao Piso Intertravado em concreto: Nestes, as peças se encaixam superficialmente e podem ser arrancadas com facilidade, o que não ocorre no Eco-Piso, pois as grandes pedras de granito são assentadas na posição vertical (portanto "cravados" 30cm na base de pó de pedra) e com interferência mecânica entre si.
Mesmo com estas características técnicas superiores, o EcoPiso ainda apresenta um custo equivalente em relação ao Intertravado tradicional de concreto.
Em suma, um piso ecologicamente correto, com  alta resistência, durabilidade, permeabilidade, excelente efeito de rolagem e charmoso acabamento rústico, tendo seu uso liberado plenamente em apenas 30 dias do início das obras, um prazo realmente surpreendente.

Em reconhecimento ao apoio dado ao projeto, a Presidente do Conselho de Administração do Fundo Excalibur, Sra. Tereza Fátima Bezerra de Menezes receberá  Diploma e Medalha da Câmara Municipal de Mairiporã, bem como a Comenda de Protetora da Serra da Cantareira, em gratidão pelo apoio à iniciativa.


Nenhum comentário: