sábado, 5 de maio de 2012

Mulher mais idosa do Cariri completa 107 anos neste sábado

Demontier Tenório
A aposentada Julia Amélia da Conceição deve ser a mulher mais idosa do Cariri ao completar 107 anos de idade neste sábado (Foto: Ag. Miséria/Chinês)
A aposentada Julia Amélia da Conceição deve ser a mulher mais idosa do Cariri ao completar 107 anos de idade neste sábado. No ano passado, o Site Miséria divulgou o aniversário da mesma e procurou informações junto aos seus internautas se conheciam alguém mais velho em Juazeiro do Norte e não apareceu. Ela mora na Rua do Limoeiro, 1549 (Casas Populares) e nasceu no dia 5 de maio de 1905 no município de Santana do Ipanema (AL).
Em conversa com a reportagem se reclamou apenas de um certo cansaço nas pernas e na vista, mas avisou que fará, na próxima semana, consulta com um oftalmologista para melhorar a visão. A lucidez e comunicabilidade continuam a mesma e Dona Julia relembra muitos fatos da história juazeirense. Existe quem aposte até na possibilidade dela ser, hoje, a mulher mais idosa do Ceará. Os pais dela eram agricultores e sempre visitavam Juazeiro em romaria diante da fé no Padre Cícero.
Em fevereiro de 1925 ela tinha 20 anos quando desembarcou para morar no Juazeiro que contava com apenas 14 anos de emancipação e o Padre Cícero ainda viveria mais oito anos. Dona Julia disse ter conhecido o sacerdote, porém jamais conversou com ele apesar de ir sempre à sua casa sempre repleta de fiéis. Ela costumava ficar olhando para o mesmo, principalmente quando este saía à janela do imóvel. Uma das lembranças principais foi o dia da morte do religioso.
"Nunca vi tanta tristeza em Juazeiro e o movimento era grande com a chegada de gente de todo lugar", recorda acrescentando que assistiu ao enterro do sacerdote. Quando veio morar aqui o fez junto com a família formada por romeiros e devotos assim como ela. "Padre Cícero é Santo e eu tenho é certeza disso", assegura. Dona Júlia jamais quis casar optando por uma vida sozinha e, hoje, conta com a ajuda dos vizinhos. Diz ser uma mulher católica, mas não teve interesse em seguir esse Sacramento. 

Nenhum comentário: