quarta-feira, 8 de abril de 2009

A Hora do Planeta em Juazeiro do Norte - destaque nacional e internacional


A Hora do Planeta em Juazeiro do Norte - destaque nacional e internacional

No dia 28 de março, entre 20h30 e 21h30, milhões de lares, milhares de ruas, centenas de monumentos, bairros e cidades ao redor do mundo apagaram suas luzes. A “Hora do Planeta” foi uma forma que a Rede WWF (antes conhecida como Fundo Mundial para a Natureza, ou Worldwide Fund for Nature ) encontrou para engajar e mobilizar mundialmente a sociedade para manifestar – por meio de uma ação simbólica e emblemática – a sua preocupação com o aquecimento do planeta, criando uma grande onda de pressão pública para influenciar as negociações das Nações Unidas sobre o clima, que ocorrerão em dezembro, em Copenhague, e buscarão um acordo para substituir o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012. O primeiro voto global sobre o futuro da Terra, superou todas as expectativas. Mais de 3.943 cidades de 88 países aderiram ao movimento, desligando as luzes de prédios simbólicos. No Brasil, 113 cidades, dentre elas 13 capitais, 1167 empresas e 527 organizações aderiram à Hora do Planeta. Juazeiro do Norte não ficou de fora.

A campanha Hora do Planeta foi coordenada em Juazeiro do Norte pela Estação Astronômica PieGise (ver: http://astropiegise-ultimasobservacoes.blogspot.com/), entidade voltada para a pesquisa e divulgação da astronomia e ciências afins na nossa região. Em adesão ao movimento, grandes empresas, como o Atacadão Carrefour, em Juazeiro do Norte, e até o monumento do Padre Cícero, no Horto, tiveram suas luzes desligadas. Centenas de populares participaram do movimento na cidade. Aproveitando a escuridão da Hora do Planeta, no Horto, das 20h30 às 21h30, no sábado, dia 28 de março, a Estação Astronômica PieGise disponibilizou para a população presente, ao lado do monumento do Padre Cícero, dois telescópios de médio porte para observações astronômicas de estrelas, nebulosas e do planeta Saturno. Professores, alunos, moradores, o administrador do Horto, Padre Venturelle, e o Prefeito em exercício, Sr. Roberto Celestino, compareceram ao local para prestigiarem o evento.

Duas emissoras de televisão fizeram a cobertura do ocorrido: a TV Verde Vale, de Juazeiro do Norte, e a TV Jangadeiro, de Fortaleza (vídeo em: http://www.jangadeiroonline.com.br/?acao=tv&subacao=interna_video&id=2234 )

As observações astronômicas realizadas também fizeram parte de dois programas internacionais: 2009 Ano Internacional da Astronomia - Juazeiro do Norte é uma das cinco cidades inscritas em todo o Ceará. Saturn Observation Campaign / NASA - Juazeiro do Norte destaca-se por ser uma das cinco cidades em todo o Brasil, aceita, através da Estação Astronômica PieGise, no projeto internacional de observação, da NASA.

A Estátua do Padre Cícero tornou-se o símbolo do Ceará na Hora do Planeta e virou noticía no cenário nacional e internacional. Dezenas de jornais, blogs noticiosos e sites no Brasil e em todo o mundo publicaram notas referentes a participação de Juazeiro no evento.

Hora do Planeta em Juazeiro do Norte – Notícias no Brasil

A WWF-Brasil, organizadora da Hora do Planeta, publicou com destaque em seu site, acessado por dezenas de milhares de pessoas e por toda a mídia nacional, a notícia :

" E até o Padre Cícero vai ficar no escuro. Em Juazeiro do Norte, Ceará, onde a figura do padre é símbolo da religiosidade popular, venerada por milhões de fiéis que fazem romaria todos os anos, a estátua de 27 metros de altura do Padre Cícero terá sua iluminação desligada entre 20h30 e 21h30. Para aproveitar as luzes apagadas, a Estação Astronômica PieGise, responsável pela mobilização no município, colocará à disposição do público presente no local dois telescópios de médio porte, por meio dos quais será possível observar nebulosas, estrelas e o planeta Saturno."

A cidade também foi citada como uma das participantes brasileiras da Hora do Planeta em:

Procel Info - orgão do Ministério de Minas e Energia. Jornal O Globo. Correio Brasiliense. Sobral em Revista. Jornal O Estado. Brasil Escola. Geografia em Foco.

Jornal da Ciência – orgão da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência (SBPC), distribuído para pesquisadores, universidades e todas as instituições científicas no Brasil. Notícias- orgão da Assembléia Legislativa do Ceará. Educação Sobralense – orgão da Secretaria Municipal de Educação de Sobral. Icó é Notícia. Jus Brasil – Notícias Jurídicas do Brasil. Assessoria de Imprensa - orgão da Universiade Federal de Campina Grande. Eventos – Ano Internacional da Astronomia-2009. Terra Magazine

Portal do Voluntário. WikiNotícias. A Estátua do Padre Cícero, foi mencionada como um dos monumentos que tiveram suas luzes apagadas em adesão à Hora do Planeta em:

São Paulo Urgente. Diário de Pernambuco. Aqui Pernambuco. Blog do Juazeiro.

Revista do Beto Fernandes. JUANORTE Especial. Notícias – do site Radio Progresso

Jornal Nesse Instante/ Globo.com. Notícias Internacionais sobre a Hora do Planeta em Juazeiro do Norte. Hoje, milhões de pessoas em todo o mundo são sabedoras da adesão do monumento do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Ceará, ao evento mundial Hora do Planeta. A notícia: “EXUBERANT EARTH HOUR IN BRAZIL ... Small cities all over the country joined in, WWF-Brazil reported, with Juazeiro do Norte, in Ceará, turning off the lights of Priest Cícero statue, a symbol of the religiosity of the Northeastern population.”, com referência ao desligamento das luzes da Estátua do Padre Cícero na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, como adesão ao movimento, foi publicada em todos os 48 sites mundiais da WWF – World Wide Fund for Nature, coordenadora do evento internacional, e em seus associados. Os sites foram acessados por milhões de pessoas em todo o mundo.

Alguns dos países (e cidades) onde publicou-se a notícia: Estados Unidos, Alemanha, China, Egito, Japão, Portugal, Suiça, Moscou, República da Irlanda, Paquistão, Austrália, Índia, África do Sul, Tailândia, Trinidade e Tobago, Espanha, Argentina, Nova Zelândia, Canadá, Bósnia, Peru, El Salvador, Porto Rico, República da Coréia, Bolívia, Emirados Árabes, Finlândia, Jordânia, Equador e muitos outros países.

A notícia também foi publicada por outras organizações ambientais e agências internacionais: GoDubai Press Release. NewsForDev - News For Developmente News

One Climate Net. Forestry Nepal. NewsFeeds – Vinterbro.com. Merco Press – South Atlantic News Agency. Living Planet Community

Lamentavelmente não se pôde fazer a divulgação da Hora do Planeta na mídia local (televisiva e de rádio) e em escolas da região, o que alcançaria em maior escala a adesão da população juazeirense ao movimento mundial. A divulgação foi basicamente realizada através da internet, em blogs jornalísticos e por e-mails, informando e solicitando a cooperação para sua difusão. Todas as Secretarias do município de Juazeiro do Norte foram comunicadas, através de seus e-mails oficiais, e também socilitadas a colaborarem com o evento. A Estação PieGise, através de seu coordenador, não recebeu nenhuma resposta de adesão dessas Secretarias. Mesmo assim, Juazeiro do Norte foi projetado, um pouco mais, no cenário político-ambientalista internacional. E o mundo sabe que aqui, num cantinho do Nordeste brasileiro, estamos preocupados e atentos ao problema do aquecimento global e dispostos a tomar as atitudes necessárias para reduzir estas ameaças. Muito obrigado a todos que tornaram possível fazer o evento Hora do Planeta em Juazeiro do Norte.

Valmir Martins de Morais – valmirmmorais@yahoo.com.br

Estação Astronômica PieGise - http://astropiegise-ultimasobservacoes.blogspot.com/

Juazeiro do Norte- Ceará - Brasil

Telefones: (88)3511-2738 / (88)9619-5797



Nenhum comentário: