sábado, 7 de março de 2009

Palestra sobre a beata Maria de Araújo lota o Memorial Padre Cícero







O processo de reinserção da figura da beata Maria de Araújo na questão religiosa de Juazeiro do Norte avança com bastante rapidez. Ela foi a protagonista dos fatos extraordinários ocorridos a partir do 1º de Março de 1889 quando a hóstia consagrada transformou-se em sangue na sua boca. "Negra, pobre, analfabeta e mulher, foi apagada da história, porém jamais esquecida", definiu em sua palestra a professora, psicóloga e mestra em Ciências da Religião, Maria do Carmo Pagan Forti.
Na noite desta sexta-feira (06), o auditório do Memorial Padre Cícero ficou completamente lotado para ouvi-la falar sobre o tema: "Maria de Araújo: de apagada da história a protagonista do milagre". A promoção foi da Prefeitura de Juazeiro e a mesa dos trabalhos presidida pelo Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, que representou o prefeito Manoel Santana. Ele explicou tratar-se da abertura das comemorações alusivas aos 120 anos do milagre e as conseqüentes romarias.
A grande platéia presente ao Memorial foi uma demonstração viva do interesse das pessoas em relação à questão religiosa e a vida da beata. Isso mais evidenciado ainda na fase dos debates quando os participantes perguntavam sobre a santidade de Maria de Araújo, o seu lado místico, os paninhos sujos de sangue, o sofrimento a que foi submetida, a causa da sua morte e até o destino dos seus restos mortais uma incógnita até hoje.
Na opinião de Maria do Carmo, a beata permaneceu intrinsecamente na memória popular, pois não se podia falar no caso da hóstia por proibição da Igreja. Uma ojeriza tão grande que o então bispo do Ceará, dom Joaquim José Vieira, determinou a suspensão das ordens sacerdotais do Padre Cícero e o isolamento da religiosa. A palestrante definiu os dois como figuras importantes de um tripé complementado pelos romeiros que alimentam e realimentam a crença de que tudo foi um milagre. "Essa explosão das romarias é algo fantástico", comentou.
"CONSÓRCIO COM JESUS" - Na vertente mística da beata Maria de Araújo, a psicóloga traçou algumas considerações dentre as quais a de que a mesma demonstrava um grande desejo de servir a Deus. Além disso, a "celebração de um consórcio espiritual" com Jesus Cristo quando da sua primeira comunhão e a afirmação de que teria recebido um recado dele segundo o qual deveria transformar Juazeiro do Norte num lugar de salvação para as almas.
No palco do Memorial foi criado um ambiente junto ao qual muitos fizeram questão de se deixar fotografar após a palestra. Era a imagem em tamanho natural da beata com um oratório ao lado, quadros e estatuetas de santos e um genuflexório. A palestrante Maria do Carmo foi muito aplaudida, principalmente no momento em que ressaltou o apoio dado nas suas pesquisas pelas irmãs Ana Tereza e Anette Dumoulin - presentes ao Memorial - e do monsenhor Murilo de Sá Barreto falecido em dezembro de 2005. O próximo evento da programação será um seminário sobre as romarias em data a ser definida. (Texto e fotos de Demontier Tenório)

Nenhum comentário: