sexta-feira, 20 de março de 2009

Descoberta parte de um túnel no quintal da casa onde morou o Padre Cícero


Um túnel ou uma espécie de porão? A dúvida se dá em torno de uma descoberta no quintal da casa onde morou o Padre Cícero Romão Batista nos seus últimos anos de vida. Hoje é o conhecido museu da Rua São José, que foi palco de uma palestra na noite desta quinta-feira como parte da programação referente aos 165 anos do sacerdote. A obra de alvenaria adotando um estilo romano despertou a curiosidade no momento em que o palestrante, o padre José Venturelli levou todos ao quintal para mostrar a descoberta.
Agora ficou a incógnita: o que seria e qual foi a sua utilidade. Ele conta com cerca de 10 metros de extensão e três de altura e foi descoberto durante os serviços de recuperação e pintura do prédio. De imediato, o próprio padre acenou com a possibilidade de ter sido um depósito das armas usadas na guerra de 1914. O contraponto partiu do professor e historiador, Renato Dantas, alegando que, provavelmente, o imóvel não existisse por essas épocas. Disse mais que as armas foram estocadas no velho casarão do Horto que é hoje o Museu Vivo de Padre Cícero.
Entretanto, há uma inscrição na caixa d'água que data do ano de 1906 representando outro ponto de interrogação. Outra dúvida é com relação a um cacimbão dentro de uma das capelas do museu e que fica no mesmo nível do túnel e jamais deixou de ter água em abundância. O líquido é até retirado pelos romeiros como se fora água benta. Ontem, tão logo terminou a palestra, o padre Venturelli levou até o "túnel" o prefeito em exercício, José Roberto Celestino, e os padres Paulo Lemos, Roserlândio e João Carlos Perine.
Historiadores e pesquisadores como Daniel Walker, Raimundo Araújo, Renato Dantas e José Carlos dos Santos, Secretário de Turismo, também foram olhar de perto o túnel, mas não se chegou a conclusão alguma. A obra deverá se tornar um atrativo e objeto de estudos para tentar descobrir do que se tratava. Em meio a alguns comentários populares no local, falou-se que seria um túnel em direção à Igreja Matriz por onde o Padre Cícero passava e ouve até quem dissesse da possibilidade de um "esconderijo" para tentar retirar a beata Maria de Araújo, que estava sendo submetida a torturas na Casa de Caridade do Crato. (Texto e fotos de Demontier Tenório)

Nenhum comentário: