quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

PESQUISA MOSTRA RADIOGRAFIA DO TURISMO RELIGIOSO NO CARIRI

Diário do Nordeste – 07.01.2009 - Caderno Regional

PESQUISA NO CARIRI
Turismo religioso é maior atrativo no “Crajubar”

Durante as romarias, há um fluxo de mais de 500 mil pessoas em Juazeiro do Norte, conforme aponta pesquisa

Juazeiro do Norte. O turismo religioso é o principal atrativo para os visitantes que chegam as cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. O índice corresponde a 60,9%, tendo com base o estímulo na fé pelo Padre Cícero. Esse é o resultado da pesquisa realizada pela Zaytec Brasil Consultoria, coordenada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur). Os serviços relacionados à informação, equipamentos turísticos, segurança pública e transportes estiveram entre os piores conceitos.

A pesquisa foi realizada de 28 de outubro a 2 de novembro, período em que se realiza em Juazeiro do Norte a maior romaria do ano, a de Finados, em que foram entrevistadas 770 pessoas, incluindo a demanda turística das cidades de Crato e Barbalha, além da terra do “Padim”. Divulgada em primeira mão pelo Diário do Nordeste, a pesquisa leva em conta aspectos pessoais, econômico-financeiros, procedência dos turistas, meios de transporte usados, hospedagem, motivação e atrativos da viagem, além das avaliações positivas e negativa dos serviços oferecidos.

A pesquisa foi realizada de 28 de outubro a 2 de novembro, entre 770 pessoas

Os procedimentos levam em consideração os aspectos quantitativos e qualitativos. Durante este período, somente em Juazeiro do Norte, há um fluxo de mais de 500 mil pessoas, conforme dados informais. Alguns dados fornecidos pela pesquisa em termos quantitativos vêm enumerar o que antes era divulgado pela informalidade, ou seja, a grande maioria dos romeiros que chegam a Juazeiro é da região Nordeste. São 97,3% de pessoas provindas dos Estados nordestinos e 2,7% de outras regiões brasileiras.

A Romaria de Finados tem uma característica comum em relação aos visitantes deste período. Os pernambucanos prevalecem em sua maioria. São 39,6%. Em segundo lugar entra o próprio Ceará, com 23,9%, seguido por Sergipe, com 10,6%. Isso incluindo os dados gerais do pólo Crajubar. Em Juazeiro, esse dado sobe para 45,4%. Mais da metade dos visitantes ainda não tinha visitado a região. Isso corresponde a 58,5%. Outro ponto visível durante a Romaria de Finados é que os caminhões pau-de-arara, mesmo com toda a modernidade, ainda prevalecem como principal meio de transporte dos romeiros.

Um dos aspectos que levou ao desenvolvimento da pesquisa diz respeito a própria avaliação qualitativa feita pelos entrevistados, localizados em pontos estratégicos de visitação, praças, hotéis e rodoviárias das cidades. Segundo a empresa Zaytec, a meta é adotar medidas corretivas diante das deficiências apontadas, incluindo-se aqueles aspectos que não tenham obtido um conceito mínimo de qualidade.

Quanto aos Equipamentos e Serviços Turísticos, o serviço de táxis, guia de turismo e informações turísticas, num total de 11 itens avaliados, obtiveram piores conceitos na avaliação dos entrevistados. Os itens com os maiores índices na avaliação negativa dos entrevistados foram: informações turísticas (55,9%), guias de turismo (51,2%), passeios oferecidos (44,1%) e diversões noturnas (43,1%). No outro extremo têm-se a hospitalidade do povo (93,4%) e os meios de hospedagem (88,4%) com os maiores índices de conceito ótimo e bom, conforme o público.

Os itens com os menores índices de conceito dos entrevistados em Juazeiro do Norte foram: segurança pública (27,9%), limpeza pública (1,9%) e ônibus urbano (4,4%). No outro extremo têm-se avaliação geral da localidade (92,4%) e comunicação (86,1%). No entanto para Barbalha foram: limpeza pública (46,8%), ônibus urbano (37,9%) e segurança pública (34,2%). No outro extremo têm-se a avaliação geral da localidade (100,0%). Já para o município do Crato, o terminal rodoviário e pista de pousos aparecem como piores itens na avaliação dos 100% dos entrevistados na pesquisa.

Os aspectos mais positivos, segundo avaliação dos turistas que visitaram o Pólo do Cariri foram as igrejas (40,9%), seguido pelo horto (37,9%), as praças (11,0%), a estátua de Padre Cícero (10,1%) e a romarias/missas com 8,7% na opinião dos entrevistados. A religiosidade e as belezas naturais mereceram destaque, evidenciando as potencialidades dos municípios pesquisados.

Os fatores que mais desagradam, conforme a avaliação dos entrevistados, são segurança pública (20,6%), clima (19,9%), as praças mal cuidadas (17,3%) e as sujeiras nas ruas (com 11,8%).

FONTE: ELIZÂNGELA SANTOS, Repórter, matéria originalmente publicana do jornal Idário do nordeste, edição de ontem, 7.2.2009

Nenhum comentário: