terça-feira, 31 de outubro de 2023

Monsenhor Murilo Vigário do Nordeste hoje estaria completando seus 93 anos de vida

Monsenhor Murilo :48 anos de vida foi dedicado ao sacerdócio em Juazeiro , que reconheceu a genuinidade da fé romeira, acolheu e ensinou. Obrigada ao nosso "Vigário do Nordeste " ou "padre romeiro" pelos ensinamentos, pela dedicação a nação romeira, pela devoção a Nossa Senhora das Dores, e por semear sempre, onde muitos não acreditavam, deixando Juazeiro com sua marca e missão consagrada.  

imagem Pautilia Ferraz 
Padre Murilo e Dom Helder em Juazeiro 
" O padre brincalhão e sério, quando preciso; culto e preparado intelectualmente, como poucos; vascaíno convicto, fã de Luiz Gonzaga, como todo bom sertanejo que se preza; amigo das crianças, como Dom Bosco e dos animais , principalmente pássaros como São Francisco; incentivador e animador de romarias, como ninguém; reinvidicador de melhoramentos para Juazeiro do Norte, mais que muitos políticos; este é o conjunto de qualidades que modela a figura do Padre Murilo. Trabalhou diuturnamente pela comunidade, desde a elite ao excluído, desenvolvendo intensa atividade pastoral, inclusive com visita domiciliar pela evangelização da alegria e também do infortúnio .
 É um grande estudioso e defensor do Padre Cícero, em que reconheceu até no púlpito as virtudes do padre ( quando ainda não reconhecido pela igreja romanizada) .
Seu grande xodó foi a Nação romeira, que ajudou a criar , numa área extensa formada por todo Nordeste brasileiro. Os romeiros o estimam muito ...
Junto aos colegas da vanguarda cultural, despidos de preconceito e imunizados conta  mais vil dos sentimentos humanos- a inveja-, ele funciona como um fator de conversão, ampliando assim o time dos cicerófilos e cicerólogos dentro do clero ao qual pertence.  Ao lado dos romeiros , fugindo da erudição inata que domina tão bem, mas usando a linguagem peculiar às massas , no que se sai igualmente bem, ele fortalece a esperança de que Padre Cícero , a despeito de tudo, trinfe dentro de sua igreja. (Daniel Walker 1998 )


Hoje, 31 de outubro de 2023  encontrei a fiel companheira de Monsenhor , Alzira, que por mais de 40 anos cuidou de sua casa, sua dieta e acolhia  seus amigos na casa paroquial.  Estava lá, sentada rezando um terço ao lado do túmulo. 





fonte: Padre Murilo de Sá Barreto - O Vigario do Nordeste e Padre Romeiro - Renato Casimiro e Daniel Walker 




Nenhum comentário: