domingo, 14 de junho de 2020

RENOVAÇÃO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - JUNHO MES DE CONSAGRAÇÃO

RENOVAÇÃO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - Consagração da familia



"Coração Santo TU reinarás, o nosso encanto sempre terás. Jesus amável, Jesus Piedoso, Pai amoroso, fráguas de amor. Aos teus pés venho, se TU me deixas, sentidas queixas, humilde expor..." assim iniciamos com o cântico,  esse tão piedoso e religioso ato familiar que é a renovação ao Sagrado Coração de Jesus 




Esta prática tão difundida em nossa cidade, foi trazida pelo Padre Cícero logo que se instalou em Juazeiro, no ano de 1871. 

Como os habitantes gostavam de desordens e de bebedeiras o Padre Cícero muito sabiamente através de suas pregações foi incentivando cada paroquiano a colocar em local de destaque em seu lar a imagem do Sagrado Coração de Jesus, fazendo a entronização que consistia em benzer a imagem e fazer a entrega da família para que fossem agraciados com as bênçãos divinas.

Para que seguisse todo ato orientado pelo Padre Cícero os donos da casa preparavam um altar que era uma pequena mesa forrada com uma toalha de cetim, bordada ou de renda, abaixo da imagem e em cima colocavam-se flores e castiçais com velas. É considerada a festa da família e  geralmente se realiza na data de nascimento do primeiro filho ou no aniversário de casamento.




Por preceito é o sacerdote que faz a entronização, por ser a primeira vez. O ato consiste em benzer a imagem, e a partir daí, todos os anos a família renova o compromisso firmado com a fé, homenageando o Sagrado Coração de Jesus como seu protetor e benfeitor maior, celebrando com muita alegria e festejos a renovação ou consagração, reunindo familiares, amigos e vizinhos que participam das leituras e dos cânticos.

No final é oferecido o "Café do Santo", que antigamente era muito simples e consistia apenas em café com bolachas ou sequilhos e o famoso aluá de abacaxi . Hoje, os costumes mudaram muito, e o antigo Café do Santo ficou bem sofisticado, sendo oferecido vários tipos de bolo, salgadinhos, refrigerantes e cantores são convidados para puxar os hinos e louvores. 

O modernismo chegou, mas acho até muito louvável porque é uma demonstração de muito amor e respeito ao Sagrado Coração de Jesus. A pessoa que oficializa a renovação é chamada de rezador ou rezadeira, ou 'tiradores de renovação".

Todas as noites em nossa cidade, ainda encontramos várias casas em que se realizam as renovações e é muito interessante ver essa devoção passar de pai para filhos e que em um dos cânticos nos lembra a mensagem do Padim de zelar sempre pelo seu filho Juazeiro  " lembrai-vos meu Padrinho Cicero, que somos vossos romeiros, abençoai nossa casa e vosso santo Juazeiro " 

Nossa cidade, instituiu  uma data em que faz sua renovação maior , no dia que comemora o nascimento do Padre Cicero , 24 de março e após a procissão das flores com a presença de muitos(as)  rezadeiros(as) realizam no pátio da Capela do Socorro , seguido do famoso "café do santo".

Várias imagens coloquei de residências de amigos que fotografei das imagens do Sagrado Coração de Jesus e de Maria, algumas têm mais de cem anos. Sinto-me na obrigação de mostrar fotos clicadas de algumas renovações na casa de familiares e de amigos. E Vamos dar o Viva bem forte para o Sagrado Coração de Jesus e para o Imaculado Coração de Maria. Que vivem e reinam para sempre, amém! 


Promessas de Jesus ( pesquisa Blog de Juazeiro) 
A história das renovações surge a partir das promessas feitas por Jesus Cristo à Santa Margarida Maria Alacoque, uma religiosa nascida no dia 22 de agosto de 1647 em Verosvres, na França. Jesus faz 12 promessas em favor de seus devotos à Santa Margarida, das quais uma delas expressaria, claramente, o seu desejo em originar uma festa que se renovaria ao longo do tempo até chegar aos dias atuais. Em sua nona promessa Jesus Cristo diz: "A minha bênção pousará sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem do meu Sagrado Coração", iniciando, dessa forma, a entronização de sua Santa imagem nas casas, formando uma corrente de fé e, também, de tradição.


Texto da Professora Tereza Neuma Macedo Marques ( colunista Portal de Juazeiro)

Nenhum comentário: