segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Aeroporto vai receber mais uma verbinha enquanto a reforma definitiva não chega


O Aeroporto Orlando Bezerra de Meneses vai receber mais uma esmola para sua maquiagem. E vai ter festa no momento da entrega da Ordem de Serviço, para efeito de marketing. O valor da esmola é cerca de dois milhões de reais. O dinheiro será aplicado na restauração do pátio, uma obra sem dúvida muito  importante e necessária, mas que está muito longe de ser a solução definitiva para colocar o nosso aeroporto dentro dos padrões reclamados há muito tempo pelas empresas aéreas que operam aqui. 
Na verdade, o Aeroporto Orlando  Bezerra de Meneses precisa mesmo é de uma reforma total, cujo orçamento já foi elaborado e a verba prometida, porém nunca concretizada de fato. 
O problema poderia ser resolvido pela privatização já anunciada, mas isso segundo noticiou o Diário do Nordeste, só deverá ser concretizado em 2019, por conta de entraves burocráticos e por ser 2018 um ano de eleição. Traduzindo em miúdos: não querem mesmo resolver o problema do aeroporto de Juazeiro! 
Para que o aeroporto seja digno da cidade e do excelente movimento que apresenta, superando até mesmo o de cidades maiores,  é preciso: ampliar a área de embarque e desembarque; trocar a esteira de bagagem por outra maior; ampliar o estacionamento; aumentar á área de check-in; aumentar a praça de alimentação; melhorar a pista; introduzir o sistema ILS (sistema que permitirá pouso por instrumento) e instalar pelo menos dois fingers, que também são conhecidos como  ponte telescópica,  manga, ponte de embarque e jetway, dispositivos que fazem a ligação entre o terminal de aeroporto e o avião, permitindo, assim, a entrada e saídas dos passageiros. Muitos aeroportos com  movimento menor do que o nosso já contam com esse dispositivo, o que nos leva a creditar, mais uma vez, que não querem mesmo resolver o problema do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, tão essencial à região do Cariri e a muitas cidades dos estados limítrofes. 
Se for para resolver o problema do nosso aeroporto com verbinhas que mais parecem esmolas é melhor a gente fazer uma vaquinha entre os passageiros que pode render muito mais. 
É por estar do jeito que está atualmente, que o nosso aeroporto vive sob ameaça constante  de perder a Avianca e a Gol e ter de sofrer vexame toda vez que que cai chuva pesada na cidade, forçando os aviões a pousarem em outros aeroportos, localizados em cidades, como Petrolina, que tem um aeroporto com  movimento de passageiros bem menor do que ele. 
Juazeiro precisa reagir com mais pressão e forçar o Poder Público a quem o caso está ligado no sentido de pôr um fim definitivo nesse problema que se arrasta há décadas. 
Se o prefeito Padre Cícero e o deputado federal Dr. Floro estivessem vivos isso não estaria acontecendo... 

Nenhum comentário: