quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Ministério do Turismo vai liberar verba para teleférico de Juazeiro

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, anunciou na noite de ontem, 6, a conquista de recursos na ordem de R$ 27 milhões para a construção do Teleférico, um dos maiores projetos voltados para o turismo e desenvolvimento econômico dos últimos anos, no Município. O novo equipamento turístico deverá custar em torno de R$ 45 milhões. De Brasília, o Chefe do Executivo destacou a importância dessa conquista inicial. O projeto do teleférico estará sendo finalizado até o final do ano, com licitação prevista para os primeiros meses de 2018.

A liberação ocorreu junto ao Ministério do Turismo, que tem à frente o ministro Max Beltrão. Ele esteve reunido por algumas vezes com o Prefeito, que já vinha reivindicando junto ao Ministério a liberação do recurso. Em outubro passado, o Prefeito esteve com o Ministro, durante reunião em Brasília, além do Governador do Estado, Camilo Santana, e manteve encontro com o Senador Eunício Oliveira, que garantiu apoio para a conquista do recurso para Juazeiro do Norte e o Cariri.

Já durante essa reunião em Brasília, ficou acertada a vinda de uma equipe técnica do Ministério a Juazeiro do Norte para verificar in loco as condições de viabilidade desse projeto. Além disso, o prefeito esteve em países da Europa, como Portugal, no final do primeiro semestre deste ano, para conhecer indústrias de fabricação de teleféricos. Ele disse que os equipamentos terão capacidade de transportar centenas de pessoas, e na área onde será construído, haverá a instalação de um espaço de comercialização de produtos artesanais e gastronomia.

Impulso econômico e turístico

O projeto do teleférico para Juazeiro do Norte é um dos que o Prefeito Arnon Bezerra tem demandando atenção especial, para ampliar o potencial turístico do Município e, com isso, fortalecer a economia e gerar desenvolvimento.  Desde o período em que atuou como deputado federal manifestou o interesse de realizar esse projeto.

O prefeito Arnon Bezerra buscou um embasamento técnico para levar, junto ao Governo Federal, o projeto de construção de um meio de transporte, que sirva também para a finalidade turística, como forte atrativo para a cidade.

A ideia é projetar uma base elevatória, com duas estações, que serão criadas e terão no entorno restaurantes com espaço para venda de ingresso, gastronomia, exposições e museus. Ele chegou a ver exemplares dessas estações em Portugal, onde chegou a conhecer um teleférico mais parecido com o que se pretende fazer no Cariri.

Todo trabalho para o desenvolvimento do equipamento até a elaboração da obra, conforme o prefeito, passa por algumas etapas. Segundo Arnon Bezerra, quando ser traz um teleférico desse porte, a cidade se torna mais atrativa e fortalece o turismo regional, também despertando as potencialidades das outras cidades da região. Com isso, haverá fortalecimento da economia e consequentemente o desenvolvimento local e do Cariri. (ASCOM/PMJN)


Nenhum comentário: