quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Juazeiro do Norte ganha sua 12ª paróquia católica

   Dom Fernando Panico, bispo diocesano do sul do Ceará, estará deixando o governo episcopal nos próximos dias, depois de ter sido nosso pastor diocesano nos últimos dezesseis anos e seis meses. Ele será automaticamente substituído pelo bispo-coadjutor da Diocese de Crato, Dom Gilberto Pastana de Oliveira.
    Antes da sua despedida, Dom Fernando Panico assinará – no próximo dia 25, data do Natal – um decreto criando e instalando a 12ª Paróquia, a de Nossa Senhora das Candeias, localizada no bairro Frei Damião. Juazeiro do Norte é a cidade do Ceará, depois de Fortaleza, que conta com maior número de paróquias católicas.
Limites da nova paróquia
A Paróquia de Nossa Senhora das Candeias tem os seguintes limites geográficos: Ao norte, pela Avenida Padre Cícero, (da Paróquia de São Miguel, de Crato até a Paróquia São João Bosco, de Juazeiro do Norte) e pela Rua Edivaldo Furtado (Linha de Transmissão – CHESF); Ao leste, pela Avenida Francisco Martins de Sousa (da Linha de Transmissão Elétrica – CHESF até a Avenida Dr. Luciano Torres); ao sul, pela Avenida Dr. Luciano Torres (da Avenida Francisco Martins de Sousa até o Limite da Paróquia São Francisco de Assis, de Crato) e ao oeste, pelos limites da Paróquia São Francisco de Assis e Paróquia São Miguel, ambas no município de Crato, da Avenida Dr. Luciano Torres até a Avenida Padre Cícero, e pela Rua Zeferino Pedro dos Santos.

Administradores da nova paróquia

Dom Fernando Panico assinará provisão designando Administrador “Pro tempore”, ou seja, temporariamente, da Paróquia de Nossa Senhora das Candeias, o Pe. Vaudênio Nergino, atual Pároco da Paróquia de São João Bosco, do bairro Triângulo Crajubar, de Juazeiro do Norte. Outra provisão, também “Pro tempore” nomeará o Pe. Luciano Virgolino Coelho como auxiliar do Pe. Nergino, nesta nova paróquia.

Dom Fernando e Juazeiro do Norte

Inegavelmente, dos cinco bispos que administraram a Diocese de Crato, Dom Fernando Panico foi o que teve mais ligação com Juazeiro do Norte. Bastaria citar que se deve a ele todo o trabalho que culminou com a reconciliação da Igreja Católica com a memória espiritual e histórica do Padre Cícero. Num recente encontro que teve com o Papa Francisco, Dom Fernando ouviu do Sumo Pontífice “que (o Papa) fará mais ainda pelo Padre Cícero”. O Papa Francisco ainda acrescentou: “O trabalho do Padre Cícero é um exemplo para a Nova Evangelização da nossa Igreja Católica”. Durante seu episcopado Dom Fernando ainda conseguiu que o santuário de Nossa Senhora das Dores fosse elevado, pelo Vaticano, à categoria de Basílica Menor. Ele ainda criou novas paróquias na nossa cidade: São José do bairro Limoeiro; Coração de Jesus, na Palmeirinha; São Cristóvão, do bairro Aeroporto e Nossa Senhora Auxiliadora, no Parque João Cabral. O bispo diocesano deixou pronto o projeto para a criação da 13ª Paróquia de Juazeiro do Norte, que será a da Mãe Rainha, no bairro Pirajá. Sem dúvida, um grande trabalho no âmbito da Igreja Católica na Terra do Padre Cícero.
(Armando Rafael)

Nenhum comentário: