terça-feira, 16 de março de 2010

ESCOLHIDA LOGOMARCA DO CENTENÁRIO


A proposta vencedora e que se tornará a logomarca oficial do Centenário de Juazeiro do Norte é de um artista plástico do município. Cícero Reginaldo Farias da Silva, de 37 anos, residente na Rua Todos os Santos, 334 (Centro) concorreu com mais 85 proposições oriundas de São Paulo, Fortaleza, Recife, Juazeiro, Crato e outras localidades. Reginaldo não escondeu a alegria da vitória e o orgulho de ter uma arte sua escolhida para uma festa tão importante como a dos 100 anos de Juazeiro. Doravante, o trabalho dele vai figurar em todas as peças referentes às comemorações que estão sendo preparados pelo município.
Reginaldo explica a concepção da logomarca a partir da utilização da estátua de Padre Cícero como destaque. Segundo ele, a cor dourada do número 100 enfatiza a grandiosidade, importância e beleza do evento que representará um marco na história de Juazeiro. Quanto ao laço que contém a inscrição “Centenário de Juazeiro do Norte”, diz representar a união de vários elementos como a reprodução da ladeira do Horto, as fitas utilizadas pelos romeiros e a lembrança da hospitalidade dos juazeirenses.
Explica ainda que a fita vermelha sugere um laço que “abraça apaixonadamente” todas as imagens da logomarca, indicando que Juazeiro está sendo reverenciado e cuidado com dedicação. Uma das imagens envolvidas pelo laço, conforme Reginaldo, remete à linha do tempo com referências ao Juazeiro primitivo, a Igreja Matriz, um cruzeiro indicando a religiosidade e dois pés de Juazeiro, árvore que deu nome à cidade. Os envelopes foram aberto pela comissão no dia 4 de março na Casa Paroquial.
Antes, o advogado Jônio Sampaio teceu comentários e deu explicações sobre o edital. A comissão não teve acesso aos nomes dos candidatos na hora de analisar cada proposta. Algumas delas foram desclassificadas previamente por não atender a todas as exigências. O presidente da comissão, Geraldo Menezes Barbosa, coordenou os trabalhos que durou um dia inteiro. Já o Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, manifestou satisfação mediante a quantidade e o nível das propostas.(Demontier Tenório)

Nenhum comentário: