domingo, 25 de maio de 2008

JUAZEIRO DO NORTE NA MIDIA


Saiu na coluna de Tarso Araújo no jornal O POVO
ROMARIAS 1

Pouca gente percebeu. As romarias ao Padre Cícero vêm passando por uma silenciosa, mas visível mudança. Romeiros jovens - vestindo bermudas e camisetas regata - participam menos das solenidades religiosas, mas freqüentam bares e preferem fazer comprar em lojas sofisticadas. Durante as romarias vêm aumentando as equipes de evangélicos que se revezam na distribuição de livretos e impressos, além do proselitismo para atrair os fiéis católicos. A parte profana da romaria - os shows das bandas eletrônicas de forró - é feita nas imediações da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, o que traz transtornos vários.

ROMARIAS 2
Considere-se que a população de Juazeiro do Norte também passa por mutações no campo religioso. A Igreja Católica perde fiéis. Bairros habitados por pessoas de alta renda - como a Lagoa Seca - vêm ganhando novos centros espíritas e igrejas evangélicas. O crescimento vertiginoso de Juazeiro do Norte atraiu pessoas de várias regiões do Brasil, que transportaram para o Cariri suas crenças religiosas. O Vale do Amanhecer e as práticas do candomblé formam uma realidade nova que a Terra do Padre Cícero não pode mais esconder...

LIVRO É CULTURA
O padre José Venturelli - administrador das obras salesianas na colina do Horto, em Juazeiro do Norte - vem recebendo o apoio de alunos do curso de Biblioteconomia (do Campus Avançado da UFC-Cariri) na montagem da biblioteca no velho casarão que pertenceu ao Padre Cícero. Esse imóvel, transformado em museu vivo, o único do interior do Nordeste, disponibilizará sua biblioteca aos pesquisadores sobre a vida e obra do Patriarca de Juazeiro.

Nenhum comentário: