terça-feira, 20 de maio de 2008

JUAZEIRO DO NORTE NA MIDIA

Reitor da UFC concede entrevista ao jornal O Povo de Fortaleza e fala sobre os planos da Universidade Federal do Ceará para Juazeiro e o Cariri.

Páginas AzuisJESUALDO FARIAS

Portas abertas para a comunidade

Lisiane Mossmann - O POVO

da Redação

O professor Jesualdo Farias assumiu como reitor em exercício da UFC, com a morte de Ícaro Moreira, em abril deste ano

19/05/2008 00:42

A estátua do padim Cícero atrás da mesa revela a procedência do reitor em exercício da Universidade Federal do Ceará (UFC): Juazeiro do Norte. O professor Jesualdo Farias, 49 anos, chegou a Fortaleza em 1975 para continuar seus estudos. Aqui, terminou a graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Depois passou um tempo no Sul, onde fez o mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mais tarde se especializou em Tratamentos Térmicos de Ligas Metálicas no Municipal Industrial Research Institute, em Nagoia (Japão). Ponderado, começa a entrevista deixando claro que está reitor em exercício e espera nomeação do presidente da República para a sua permanência no cargo, que assumiu com a morte do professor Ícaro Moreira, em 17 de abril, aos 55 anos. É enfático ao dizer que a comunidade universitária está em um período de transição do trauma que sofreu há pouco mais de um mês. No entanto, os projetos continuam sendo encaminhados e a instituição não parou. "Estou no exercício das funções. O que foi projetado não será mudado."

- Quando deve ser confirmado a permanência do senhor no cargo de reitor da UFC?

Quem deve confirmar é o presidente da República (Luiz Inácio Lula da Silva), com o ato de nomeação. A chapa eleita, de acordo com estatuto da UFC, deveria estar à frente da universidade até 2011. Mas é necessário agora que o presidente me conduza ao cargo de reitor. Isso deve demorar uns 60 dias, aproximadamente.

- Como será a continuidade do projeto?

A universidade não parou. Os projetos continuam caminhando porque os recursos já estão no orçamento. Estamos na segunda etapa de construção do campus do Cariri, em Juazeiro, e ainda neste ano iniciaremos as obras do campus da cidade do Crato. Já temos recursos para o campus de Quixadá, região que temos projetos na área de Tecnologia da Informação. Há um problema com terreno, que espero que seja resolvido logo. Não podemos começar a construir ainda. Falta o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca) assinar a doação da área. Em Sobral, estamos em fase conclusão da implantação das áreas de Odontologia, Engenharia e Economia. Lá, o prédio de uma fábrica antiga será recuperado, preservando as características da fachada, para abrigar as salas. As obras estão previstas para serem iniciadas ainda este ano.

Cursos abertos

Cariri

Medicina, Engenharia Civil, Agronomia, Biblioteconomia, Filosofia e Administração

Cursos que serão abertos

Cariri

Ciências da Computação, Engenharia Agrícola e Ambiental, Sistemas de Informação, Agronegócios, Engenharia Mecânica, Design de Produtos, Gestão Ambiental

(Materia enviada por Pautilia Ferraz)

Um comentário:

nbjhg disse...

Foi muito triste a perda do Reitor Ícaro. Mas fico muito feliz em saber que a pessoa que está no seu lugar é um Juazeirense.
Tenho ceterza que o professor Jesualdo fará muito pelo nosso campus da UFC cariri.