domingo, 13 de setembro de 2015

Paralelo à Romaria de Nossa Senhora das Dores, Juazeiro do Norte promoveu o evento “Jovens romeiros, inquietos e solidários” – por Arysson Magalhães



Tendo como local a Paróquia/Basílica Menor Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, foi encerrado na manhã deste domingo, 13 de setembro, o Encontro de Líderes da Juventude Missionária – ELJUMI, que contou com a presença de 90 jovens, representantes do Regional Nordeste 1 da CNBB, que engloba todo o estado do Ceará. O encontro teve como tema: “Jovens romeiros, inquietos e solidários”.
O ELJUMI, foi coordenado pelo assessor das Pontifícias Obras Missionárias – POM e Secretário Nacional da Juventude Missionária da CNBB, Guilherme Cavalli. O evento consistiu na formações sob a temática da espiritualidade missionária, a partir de uma espiritualidade de olhos abertos, que olha o mundo e dá novas respostas como Igreja, como cristãos e missionários de Jesus Cristo. O planejamento das atividades de 2016 para o regional também fez parte da programação.
Segundo Guilherme, a Juventude Missionária tem uma espiritualidade em que o jovem se coloca a serviço do irmão necessitado, indo além-fronteiras com a Missão Ad Gentes. “A Juventude Missionária tem uma espiritualidade samaritana, de estar a serviço, se aproximando das pessoas, principalmente dos que mais precisam, para juntos sermos Igreja que celebra com o povo, no meio do povo e fazendo presença de Jesus Cristo no meio das comunidades, pensando sempre além-fronteiras, Ad Gentes”, afirmou.

O assessor também destacou os desafios da evangelização da juventude. “O grande desafio hoje é a gente conseguir compreender as diversas tribos, as diversas juventudes que existem e saber ser propostas para todas elas. São vários grupos de juventude, porque são várias expressões e vários tipos de ser jovem. O nosso grande desafio hoje como Igreja jovem é ser respostas para todas essas diversidades de juventudes”, disse.

Segundo o Coordenador Regional da Juventude Missionária, Lucas Guerra, a Diocese de Crato foi escolhida para sediar o encontro devido sua forte presença enquanto igreja romeira e missionária. “Temos trabalhado muito para amadurecer a nossa identidade, que é ir ao encontro de todos os povos, sobretudo dos mais necessitados, que são considerados as preferidas do Senhor e uma forma de realizarmos isso é estando mais perto das comunidades e nos fazermos romeiros, missionários, saindo das casas de formação para irmos ao encontro das famílias, sendo evangelizadores do Reino que Jesus nos convida a anunciar”, afirmou.

O Encontro de Líderes da Juventude Missionária acontece em três níveis: paroquial, diocesano e regional. Foi este último o que foi realizado em Juazeiro do Norte neste final de semana. (Fonte: Diocese do Crato)

Nenhum comentário: