segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Fotógrafo faz fotos com mini estátua de Padre Cícero em vários cantos do mundo

Esta matéria interessante saiu no www.tribunadoceara.uol.com.br

Por todas as cidades que conhece, o professor de Comunicação e fotógrafo Jari Vieira carrega uma miniatura do Padre Cícero. O símbolo do sacerdote já foi fotografado no Museu do Louvre e no Palácio de Versalhes, na França, e no Coricancha, no Peru.

Mas o que muitos não sabem é o que está por trás da hashtag #padimpelomundo, criada pelo fotógrafo. Em entrevista ao Tribuna do Ceará, ele conta que não se trata apenas de uma homenagem à região do Cariri. O sentido vai mais além. “Minha vó faleceu no fim do ano passado e, como eu a amo muito, criei o projeto chamado de ‘Padim pelo Mundo’. As fotos da estátua são uma forma de homenageá-la”, relatou.

Maria do Carmo, mais conhecida como Manhota, morreu aos 92 anos, no mês de novembro. Ela foi a responsável por ensinar a Jari toda a cultura do Cariri e devoção ao Padre Cícero desde a sua infância, quando morou em Juazeiro do Norte, até a sua fase adulta.

Durante o enterro de sua vó, o fotógrafo ficou responsável por fazer a despedida de Manhota e, nos discursos, estava com a estátua em seu bolso. A princípio, o exemplar era para ser enterrado junto com o corpo, mas devido ao sentimento de luto não se atentou em colocá-lo junto ao caixão. Quando percebeu, o coveiro já havia fechado a cova. “O meu irmão disse para mim que a estátua não foi enterrado porque ela (Manhota) queria que a estátua ficasse comigo”, detalha.

A partir daí, iniciou o projeto de levar o exemplar para todo os cantos que fosse. E foi em terras parisienses que Manhota e a cultura do Cariri foram homenageadas pela primeira vez. “Ali, senti-me homenageando a minha vó e a cultura do Padre Cícero. Agora, para onde eu vou, levo a estátua”, conclui.

Confira a galeria de imagens da miniatura de Padre Cícero pelo mundo.
Maria do Carmo, conhecida como Manhota, morreu aos 92 anos de velhice (FOTO: Jari Vieira)

Estátua do Padre Cícero em Miraflores, Peru

Estátua do Padre Cícero no Arco do Triunfo, em Paris.

Estátua do Padre Cícero numa rua de Paris

Estátua do Padre Cícero no Museu do Louvre, em Paris

Estátua do Padre Cícero no Museu do Gonzagão, em Exu, PE

Jari Vieira e sua avó



2 comentários:

Larissa disse...

Fiquei emocionada. Parabéns

Unknown disse...

Obrigado Daniel, Manhota lhe conhecia.