sábado, 22 de novembro de 2014

Morte de Seu Lunga entristece Juazeiro



Na manhã de hoje a cidade  foi surpreendida com a triste notícia do falecimento do Sr. Joaquim dos Santos Rodrigues, mais conhecido como Seu Lunga, atualmente uma das figuras mais conhecidas de Juazeiro do Norte, famoso nacionalmente como o homem  mais abusado do mundo. Lunga morre aos 87 anos de idade e o óbito ocorreu no Hospital São Vicente de Paulo de Barbalha, onde o mesmo se encontrava hospitalizado havia três dias. A notícia do seu falecimento foi rapidamente postada nas redes sociais e publicada nos maiores jornais e TVs do Brasil devido a sua importância. No Google Seu Lunga é um dos verbetes mais acessados e isso tem contribuído para lançar o nome de Juazeiro do Norte pelo mundo a fora, a exemplo do que já vinha ocorrendo com o nome do Padre Cícero. Na internet passa de um milhão o número de postagens sobre ele, envolvendo mensagens, fotos e vídeos. Era uma grande atração para os turistas que visitam Juazeiro. Muitos iam até seu local de trabalho, um ferro-velho localizado na Rua Santa Luzia, para posar ao seu lado ou mesmo “arrancar’ alguma entrevista quando ele estava de bom humor. Notabilizado como o homem mais abusado do mundo ele foi alvo de inúmeras reportagens nos mais diversos jornais do Brasil e foi motivo de matéria em muitos programas de televisão. Seu nome é hoje sucesso também na literatura de cordel  com centenas de títulos enfocando suas respostas engraçadas para perguntas adredemente preparadas para suscitar suas irreverentes respostas mal-humuradas. Foi assim que ele adquiriu a fama que o consagrou como uma das figuras mais pitor5escas desta cidade. Mas muita coisa que foi escrita sobre ele, anedotas, por exemplo, na verdade são fantasiosas. Muitas anedotas e piadas consagradas mundialmente com outros personagens são recontadas agora com o nome dele como personagem e assim se espalharam pela internet. Sua morte causou profundo pesar no seio da comunidade juazeirense que o tem como um dos seus grandes ícones.   
O corpo de Lunga está sendo velado no Anjo da Guarda e o sepultamento será amanhã no Cemitério do Socorro. 
Alguns títulos publicados na literatura sobre Seu Lunga

3 comentários:

Anônimo disse...

MORRE O HOMEM, FICA A FAMA
COM QUE TANTO SE NATABILIZOU
-FOI SEU LUNGA UM PATRIMÔNIO
DESTA JUAZEIRO A QUEM ELE TANTO AMOU
IRÔNICO,SAGAZ E TIDO COMO IGNORANTE
DEIXA O RASTRO FIEL QUE ELE CRIOU ...

----- João Sobreira Rocha - radialista
Goiânia-Go.

iderval.blogspot.com disse...

Faleceu hoje em Juazeiro do Norte Ceará o meu primo Joaquim Rodrigues dos Santos, SEU LUNGA, aos 85 anos. Uma das personalidades mais importantes do Cariri Cearense, homem inteligente, perspicaz , acima de tudo honesto, sincero e que pregava a esperança.

Na minha ultima entrevista , 02 de novembro de 2014 na sua casa , Lunga me falou- "O BRASIL PRECISA DE HOMENS HONESTOS NO PODER"

Noutra página colocarei uma matéria sobre o mestre LUNGA, Juazeiro está de luto.





Iderval Reginaldo Tenório

Fagner Andrade disse...

O nordeste perdeu mais uma figura folclórica de grande valor a nossa cultura.