sábado, 5 de abril de 2014

Morreu ator juazeirense José Wilker

Muita gente me telefonou estranhando por que o Portal de Juazeiro ainda não havia divulgado nenhuma nota sobre a morte do ator juazeirense José Wilker e ao mesmo tempo me dava os pêsames. Ocorreu o seguinte: apesar de em Juazeiro existirem três primos dele (eu, Jacira e Iva Almeida) eu sou mais conhecido e assim, toda a imprensa saiu a minha procura para colher informações da vida dele em sua terra natal. Passei o resto da manhã e toda a tarde dando entrevista para diversas emissoras de TV, e fiquei  sem tempo para postar nada no Portal de Juazeiro. Somente agora, faço a primeira postagem mostrando algumas fotos da passagem dele por Juazeiro, nas vezes em que aqui esteve já como artista consagrado nacionalmente. Sobre a vida dele como ator não será preciso dar nenhuma informação, pois tem bastante na internet. Me deterei apenas em dar algumas informações sobre a vida dele em Juazeiro. 
Ele nasceu  numa casa na Rua Padre Cícero cuja fachada está hoje completamente diferente, mas foi na casa de sua tia, Dade Magalhães (sua tia por parte de mãe) que passou mais tempo e lá ficava quando vinha a Juazeiro. Esta casa teve como último  morador, seu tio Luiz Magalhães, professor do Colégio Salesiano, falecido em 2011. Aqui estudou, tendo concluído o curso ginasial no Ginásio Salesiano São João Bosco, turma de 1958. No ano seguinte foi morar em Recife com os pais, Severino Almeida e Raimunda, mais conhecida como Santa, ambos já falecidos. Todos os seus tios de Juazeiro tanto do lado do pai como do lado da mãe são falecidos. Em Recife moram suas três irmãs (Wilany, Nalizany e Auxiliadora)  que viveram também em Juazeiro. José Wilker esteve várias vezes em Juazeiro: na celebração das bodas de ouro dos seus pais, na festa de aniversário do Colégio Salesiano etc. Temos registros fotográficos dessas viagens alguns dos quais são mostrados abaixo. Na administração do prefeito Carlos Cruz foi convidado para participar de uma campanha promocional de divulgação de Juazeiro, tendo gravado clipes para TV e cedido sua imagem para adesivos e outdoor, tudo feito sem cobrança de cachê. Certa vez, numa de sua viagem a Juazeiro, me disse que gostava muito do Juazeiro místico, o Juazeiro dos beatos, dos romeiros, porque foi esse o Juazeiro da sua infância aqui, e tinha vontade de escrever um texto que depois poderia ser um filme ou peça teatral, e eu lhe dei alguns livros sobre Padre Cícero.  Em todas as vezes em que esteve em sua terra natal sempre se mostrou muito receptivo com os fãs, aceitando com muita simpatia pedidos de autógrafos e seção de fotos. Em 2009 quando a Comissão do Centenário estava organizando a programação do Centenário de Independência de Juazeiro, Renato Casimiro deu a ideia de trazê-lo a Juazeiro. Eis como Renato comentou este assunto no facebook na seção Memórias de Juazeiro:

DO CENTENÁRIO DE JUAZEIRO DO NORTE. SUGERI, FOI JULGADO CONVENIENTE E NESTE DIA EU TRATEI COM WILKER DA POSSIBILIDADE DE QUE ELE VIESSE A JUAZEIRO PARA ESTA CELEBRAÇÃO, NA CONVERSA OBJETIVAMENTE, TRATAMOS DE UMA AGENDA DA PARA SUA PARTICIPAÇÃO NUMA PROGRAMAÇÃO PARA O 22.07.2011. HAVIA TEMPO DE SOBRA PARA TUDO. MAS, COMO SABEMOS, A ADMINISTRAÇÃO SANTANA TINHA OUTROS EMBRULHOS A RESOLVER E SE TORNOU INCOMPETENTE PARA BRINDAR O POVO DE JUAZEIRO COM UMA GRANDE FESTA CENTENÁRIA. E DEU NO QUE DEU. NAQUELA NOITE, NO IGUATEMI, TRÊS COISAS FORAM FALADAS: 1. WILKER ESTARIA PRESENTE PARA UM ENCONTRO COM SEUS CONTERRÂNEOS, NO PALCO DO MEMORIAL, QUANDO FALARIA DE SUA VIDA E DE SUAS OBRAS (TEATRAL, LITERATURA, CINEMA, TV E JORNALISMO); 2. NO MEMORIAL ACONTECERIA UMA MOSTRA DOS SEUS MELHORES FILMES, COMO BYE, BYE BRASIL, ETC.; 3. MAIS REMOTAMENTE, ELE SE DISPUNHA A TRAZER DO RIO UMA MONTAGEM DE UM ESPETÁCULO COM UM TEXTO SEU, OU SOB SUA DIREÇÃO. VOLTEI MUITO ANIMADO COM ESTAS POSSIBILIDADES. O TEMPO ME MOSTROU OUTRA REALIDADE E AS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DE JUAZEIRO DO NORTE FORAM UM FIASCO. E ISTO SÓ ME ENTRISTECEU MUITO ATÉ ESTE MOMENTO EM QUE LEMBRO DO QUE PLANEJÁVAMOS PARA REVER WILKER ENTRE NÓS. AGORA TRANSFERIDO PARA OUTRA OCASIÃO, ENQUANTO ELE DESCANSA EM PAZ.
Renato com Wilker no Shopping Iguatemi

Algumas fotos de José Wilker em Juazeiro:
Maurício Xavier, Luiz Carlos, Wilker, sua tia Dade, sua tia Estelita e Coelho Alves


Primeira Comunhão
Nalizany Wilker, Olívia, Luiz e Estelita, no Colégio Salesiano

Daniel Walker, Gorete Couto e Wilker, no Salesiano
Wilker com as irmãs Cicinha e Romana, o fotógrafo Pacífico e Dr. Geraldo Barbosa

Severino e Santa, pais de Wilker

Almoço na festa de aniversário do Colégio Salesiano. Ao lada dele está o Dr. José Carlos Pimentel

Adesivos promocionais de Juazeiro com a imagem dele

Wilker em visita ao Museu Vivo Padre Cícero no Horto e na foto de baixo, dando autógrafos no Cariri Shopping

Wilker com com minha família e na foto de baixo no Aeroporto quando retornava ao Rio de Janeiro. Estão na foto meu filho Daniel Junior que não aparece na foto de cima, sua esposa Luana, e os tios de Wilker.

Wilker e fãs no Memorial Padre Cícero
Na foto abaixo Wilker e a professora Tereza Siqueira no aeroporto de Juazeiro



Wilker com o radialista Chagas Lima


3 comentários:

Demontiez disse...

Bela Homenagem.

Unknown disse...

Início do Outono
Quando as folhagens se renovam, caí das muitas ao chão embelezando os nossos olhos, com tamanha simplicidade, originalidade e beleza.
Assim se vai José Wilker um ser
ativo, vivo sempre em movimento,
constante em nossas mentes!Vai-se
a matéria mas o seu espírito sem-
pre estará entre nós. A sua ener-
gia,lucidez diante dos problemas
sociais e políticos...Um ser dotado de saber e sabedoria.Um artista NATO.
Jorge Luiz Almeida Marques tinha muito orgulho de ter como primo um
ATOR tão talentoso,excepcional e
carismático na DRAMATURGIA BRASI-
LEIRA.
MEUS PÊSAMES a todos que fazem parte da família de José Wilker de
Almeida.
PAZ e muita LUZ!
Para TODOS.
Sandra Regina Chagas Marques
Aracaju-SE

Anônimo disse...

Nossa, o Brasil perdeu um dos seus maiores atores da televisão brasileira. Que Deus lhe dê o céu por descanso José Wilker!

Aninha, professora em Petrolina- PE