sábado, 31 de agosto de 2013

Aureliano Pereira: 125 Anos

Amanhã, 1º de setembro a família do romeiro alagoano Aureliano Pereira da Silva comemora os 125 anos do seu nascimento. Esse romeiro chegou ao povoado de Juazeiro com seus pais numa romaria, com idade de apenas sete anos. Cresceu sob as bênçãos e orientações do Padre Cícero, tornando-se pessoa da inteira confiança desse sacerdote e seu particular amigo.
  Foi orientado pelo Padre Cícero a ser comerciante, atividade que exerceu com dignidade por mais de cinquenta anos na terra que tanto amava e ajudou a crescer.
  Em alguns logradouros públicos desta cidade existe hoje marcos da presença de Aureliano, através de homenagens que lhe foram prestadas pela administração municipal de várias décadas, como por exemplo:
Rua Aureliano Pereira da Silva, bairro Novo Juazeiro, criada pela Lei nº 819, de 17/10/1980;
Avenida Aureliano Pereira da Silva, bairro Mons. Fco. Murilo de Sá Barreto (antigo bairro Brejo Seco), criada pela Lei nº 4018, de 11/07/2012;
Bairro Romeiro Aureliano Pereira, desmembrado do bairro Três Marias, criado pela Lei nº 4112, de 06/11/2012; e
Estacionamento para romeiros Aureliano Pereira da Silva, no bairro Centro, ao lado do Centro de Apoio aos Romeiros, criado pela Lei 4143, de 17/12/2012.  

  No Museu Vivo do Horto está imortalizado como um dos personagens, sentado ao lado do Padre Cícero, na mesa de café da manhã, no momento histórico em que recebia deste sacerdote a profecia de que seria pai de 36 filhos, profecia que se concretizou no ano 1956, com o nascimento de Francisco Gondim Pereira, advogado, consultor em direito imobiliário e corretor de imóveis.

  A figura do Romeiro Aureliano no Museu Vivo do Horto, inaugurado em 1999, representa todos os romeiros que constituem a Nação Romeira, como o saudoso Mons. Murilo denominava os romeiros da Mãe das Dores e do Padre Cícero. É pois uma homenagem da administração municipal a essa gente que tanto contribuiu e contribui para o desenvolvimento da cidade que se tornou a capital da fé do povo nordestino.

PHARMÁCIA DOS POBRES, CENTENÁRIA - Renato Casimiro


Neste dia 31 a Pharmácia dos Pobres está completando o seu primeiro centenário. Foi fundada por José Geraldo da Cruz (foto) em 31.08.1913. Ocupa o mesmo tradicional endereço (foto) no qual se estabeleceu desde o início, sem solução de continuidade. Especializou-se no início através de uma prática farmacêutica de manipulação. Dispunha de princípios ativos (foto) com os quais atendia aos clínicos da região, preparando os medicamentos. Seu fundador e proprietário era um homem completamente leigo em matéria de química e farmacotécnica. Mas um homem muito inteligente que foi buscar na prática da medicina caseira os elementos que permitira formular e produzir. Dois produtos foram os mais destacados: o denominado Bálsamo da Vida e Seiva de Jatobá e Agrião. O Bálsamo da Vida é indicado para uso interno (inflamação do fígado, cólica do estômago e intestino, dispepsias, afecções gástricas, boca seburrosa, excessos alcoólicos e todas as afecções do trato gastrointestinal) e também para uso externo (raladuras, queimaduras e ferimentos, sendo ótimo cicatrizante). Já a Seiva de Jatobá e Agrião era um fortificante para os pulmões, evitando também a tosse e a rouquidão; combatia a gripe e como tal protegia contra a infecção que levaria o indivíduo à tuberculose. Em 1946, com o retorno de sua filha Marieta Estácio da Cruz (foto), formada em Farmácia na Faculdade Nacional de Farmácia, da Universidade do Brasil, hoje UFRJ, a organização passou a contar com uma técnica que soube dinamizar as atividades da Pharmácia. Por um longo período, a Pharmácia foi um dos locais mais concorridos, pois seu proprietário ingressou na política partidária, elegendo-se prefeito municipal por várias legislaturas. Pertenceu à velha UDN e foi o responsável pelo ingresso de diversas gerações de juazeirenses na política, tendo estes alcançado elevados postos na vida pública da cidade, do Estado e do país. Nesta oportunidade em que a família de José Geraldo da Cruz festeja data tão expressiva, desejamos cumprimentar a todos pela grandeza da data, uma vez que a organização continua existindo e produzindo o seu principal produto que, ao longo dos anos, tornou-se um medicamento muito respeitado por seus usuários.
PHARMÁCIA DOS POBRES, CORDEL
Como parte das comemorações do Centenário da Pharmácia dos Pobres, a poetisa Maria do Rosário Lustosa da Cruz está lançando, com o apoio da organização um cordel alusivo à longa existência da empresa. Tomamos a iniciativa, em acordo com sua autora, para reproduzir aqui o seu texto e ilustração da capa.







quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Desfile de 7 de setembro confirmado para a Avenida Castelo Branco e SEDUC define a ordem

A Secretaria de Educação confirmou para a Avenida Castelo Branco o local do desfile de 7 de setembro em Juazeiro do Norte, comemorando os 191 anos da Independência do Brasil. Além disso, definiu a ordem da parada militar e cívica com início previsto para as 8 horas. O palanque oficial que receberá as autoridades será armado na alameda do 2º BPM (Batalhão Policial Militar), porém o hasteamento das bandeiras ficou mantido para a Praça da Prefeitura como sempre acontece. O espaço de concentração e desfile das escolas e entidades militares compreende desde a lateral do Cariri Garden Shopping se utilizando ainda de ruas como Edward Maclain, Antonio Mota Diniz e Raimundo Homem. Entretanto, o cortejo é na Castelo Branco até o cruzamento com a Avenida Ailton Gomes. Inclusive, cinco estabelecimentos de ensino e a maioria das entidades militares tem suas sedes situadas ao logo deste percurso.
A ordem estabelecida para o desfile será: Tiro de Guerra 10.005, Polícia Militar, PROERD, Ronda do Quarteirão, Banda de Música Padre Cícero, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Demutran e Escoteiros. Depois, as escolas João Alencar, Antonio Conserva Feitosa, Polivalente, José Bezerra, Maria Amélia Bezerra, Governador Adauto Bezerra, Amália Xavier, Moreira de Sousa, CAIC Dom Campelo e Secretaria de Educação. (ASCOM/PMJN)

Uma instituição que dignifica Juazeiro

No momento em que a cidade de Juazeiro do Norte se apresenta na mídia nacional para servir de chacota por conta de desmandos na Câmara Municipal, enche-nos de orgulho saber que nesta terra também tem, ainda, instituições que honram e dignificam a comunidade juazeirense. E a iniciativa parte de um cidadão simples, catador de lixo, sem instrução escolar, abnegado e altruísta. Estamos falando do Sr. Francisco Alvino, presidente da Associação do Engenho do Lixo de Juazeiro do Norte, fundada há mais de 12 anos e localizada na Rua Pedro Cruz Sampaio, 14. A instituição vive literalmente do lixo catado por seus associados. Recolhido ao depósito da Associação os materiais são classificados e daí então têm a destinação mais conveniente: uns são encaminhados para a reciclagem, outros são consertados e aproveitados para uso da própria instituição e outros são transformados em lindas peças de artesanato competentemente esculpidas pelas mãos dos artesãos da entidade. Vale ressaltar que este trabalho já foi reconhecido nacionalmente, obtendo prêmio internacional. Com recursos oriundos da venda do lixo a Associação atende a 46 famílias, oferecendo assistência médica, ensino (alfabetização) e alimentação. Pelo belíssimo trabalho apresentado não faltou reconhecimento e ajuda. A Prefeitura doou um terreno para construção da sede própria, a Nestlé doou uma máquina para prensagem de fardo, o governo do estado doou uma máquina fritadeira de óleo e a Tetra Pak doou uma balança e telhas para cobertura da sede. A associação recebe também assistência do Banco do Brasil. Esta instituição merece o apoio dos juazeirenses para conseguir expandir mais ainda o seu relevante serviço prestado à comunidade, pois por um lado ela presta um serviço de natureza ecológico, retirando das ruas através dos seus catadores associados o lixo deixado pela população, e por outro, tem a ajuda filantrópica prestada às famílias associadas. 
Parabéns ao Sr. Francisco Alvino pelo brilhante e edificante trabalho prestado a Juazeiro do Norte. 

Como ajudar
Quem quiser ajudar a Associação poderá fazê-lo através de doação em dinheiro (contato: Rua Pedro Cruz Sampaio, 14, celular: 9203 3853) ou fornecendo lixo. Para isto peça a visita de um catador de lixo credenciado que irá até a residência ou local de trabalho da pessoa para fazer a coleta. Lixo recebido: garrafas PET ou de vidro; sucatas de aparelhos elétricos e eletrônicos, como computador, impressora, monitor etc.; lâmpadas fluorescentes; móveis e utensílios desativados, dentre outros. 

Seu Francisco Alvino
Prensa doada pela Nestlé

Fritadeira de [oleo doada pelo Estado do Ceará


Seu Jerônimo, um dos artesãos da associação

Lixo para classificação


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Secretaria de Cultura escolhe as comissões para comemorar quatro datas centenárias em 2014

A Secretaria de Cultura e Romaria de Juazeiro do Norte definiu na manhã desta terça-feira (27), as comissões que ficarão encarregadas de trabalhar para a realização de quatro eventos que em 2014 irão completar 100 anos. São eles: centenário da guerra de 1914, que ficou popularmente conhecida como a "Sedição de Juazeiro"; o centenário de morte da Beata Maria de Araújo, o centenário da emancipação com status de cidade de Juazeiro do Norte, e por último; o centenário de instalação da comarca de Juazeiro do Norte.

O objetivo da Secretaria de Cultura é comemorar com exposições, fotografias, filmes, histórias em quadrilha e homenagens diversas cada personagem que ajudou a construir a história de Juazeiro do Norte. O prefeito Raimundo Macedo garantiu total apoio ao projeto e ainda disse não medir esforços para assegurar recursos na iniciativa privada e nos governos estadual e federal. " O que faltar será a contrapartida do município", assegurou Raimundão.

A primeira data a ser comemorada é relativa ao centenário da guerra de 1914. O evento acontecerá no próximo dia 8 de dezembro quando será lembrada a chegada das tropas vinda da capital para o Crato e Barbalha, com o objetivo de invadir Juazeiro do Norte e prender Padre Cícero.

A segunda será no dia 17 de janeiro quando serão completados 100 anos da morte da Beata Maria de Araújo. Em julho serão comemorados o centenário da emancipação de Juazeiro com status de cidade e a instalação da primeira comarca de Juazeiro do Norte.

O prefeito Raimundo Macedo esteve à frente da reunião e foi escolhido como presidente de honra da Comissão. O professor e historiador Jeová Sobreira será o presidente executivo e a secretária de Cultura, Marli Bezerra foi escolhida coordenadora geral das comissões.

Durante a reunião foram criadas as seguintes coordenações: Mídia e Divulgação, com os coordenadores Marco Valério, Shesmman Alencar e Neirivam Sampaio. Coordenação Executiva, que terá Solange Cruz, Luciana Dantas e o professor Raimundo Araújo como coordenadores. E por último, a Comissão da Educação, que será formada por Daniela Medina e Carla Fernanda.

A próxima reunião do grupo está prevista para as 9 horas do próximo dia 5 de setembro, na sala da Biblioteca do Memorial Padre Cícero.

domingo, 25 de agosto de 2013

IPHAN vem a Juazeiro para saber sobre a Casa dos Milagres

Uma representação do IPHAN chegará a Juazeiro esta semana para estudar a possibilidade de adotar alguma providência no sentido de restaurar a Casa dos Milagres cujo acervo de ex-votos foi totalmente destruído pelo incêndio que ocorreu na madrugada do dia 23, sexta-feira. Por se tratar de um patrimônio histórico da cidade vários pedidos de tombamento (inclusive ao IPHAN)  já foram implementados, mas nenhum  logrou êxito. Agora as esperanças reapareceram com a nova visita do IPHAN. Vamos aguardar.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Incêndio destruiu Casa dos Milagres

Um incêndio na madrugada de hoje destruiu completamente todo acervo de ex-votos da Casa dos Milagres localizada na Praça do Socorro. O Corpo de Bombeiros compareceu ao local, mas até agora não se pronunciou sobre as possíveis causas do sinistro. A Casa dos Milagres tem um significado muito profundo principalmente para os romeiros de Padre Cícero, pois era lá que eles guardavam os ex-votos referentes às graças alcançadas sob intercessão do Padre Cícero. No acervo destruído pelo fogo  estavam ex-votos que eram verdadeiras obras de arte, dado à qualidade escultural das peças esculpidas em madeira. Também havia muitas fotos, pôsteres de cantores, santinhos de políticos etc., tudo isso resultado de promessas alcançadas. O local era muito visitado não apenas por romeiros, mas também por um grande número de turistas e pesquisadores.  O Poder Público precisa tomar alguma providências no sentido de restaurar o local, fazê-lo funcionar novamente, pois rapidamente um novo acervo de ex-votos surgirá. Muito triste está a situação da sua administradora, Janu, filha de antiga administradora, dona Sebastiana Monteiro, que ficou acamada logo após saber do incêndio que destruiu a casa que era sobretudo uma extensão do seu lar, tal era a dedicação que destinava ao local. Esperamos que as autoridades não só as públicas, mas também as eclesiásticas, adotem logo alguma providências para recuperar a Casa dos Milagres e entregar de novo a sua dedicada administradora. Um fato curioso está chamando atenção: uma redoma de Nossa Senhora caiu da parede e ficou no chão calcinado pelas chamas praticamente sem sofrer nenhum dano. O mesmo aconteceu com um Jesus Crucificado feito de arame que ficou pregado na parede como se não tivesse sofrido a ação do fogo.  (Fotos de Delton Sá)

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Juazeiro ganha franquia internacional de bar

Juazeiro do Norte tá mesmo com toda corda. Amanhã, 22 de agosto de 2013, às 20h, será inaugurado em nossa cidade o Ibiza Bar and lounge, franquia internacional  inspirada na noite e na beleza da Ilha Espanhola tão amada pela juventude mundial. É coisa de Primeiro Mundo! Para entrar é preciso comprar uma pulseira de identificação que custa 40 reais (20 para consumação) a qual está à venda na loja Le Postiche, no Cariri  Garden Shopping. O antigo bangalô de seu Ângelo de Almeida, onde vai funcionar o Ibiza, foi todo decorado internamente, mas a fachada continua como antes, apenas com  pintura nova. À noite o prédio exibe letreiros coloridos luminosos e isso chama muito a atenção. Quem passa pela frente para e olha com muita curiosidade, pois não é todo mundo que sabe o que significa "Bar and lounge". Só entrando é possível matar a curiosidade.  

LUAU DA AFAJ

Mais uma tradição da Associação dos Filhos e Afilhados de Juazeiro do Norte – AFAJ está para acontecer, repetindo sucessos de anos anteriores: O Luau de Agosto, na próxima sexta feira, dia 23. Novamente, sob os cuidados de Graça e Odival Limeira Lima, a festa será no Recanto do Rei, à Av. Isabel Maia Silva Alencar, 737 - Bairro Alagadiço Novo (Messejana). No programa, o grande reencontro dos juazeirenses para uma noitada de música e muito divertimento. Todos estamos convidados, mediante um convite a preço módico (R$10,00). Haverá sorteio de brinde e outras surpresas. No local, cada um disporá de serviço de alimentação com comidas típicas e bebidas. (É o seguinte o “mapa da mina”: Seguir pela Av. Washington Soares na direção de Messejana, subir o viaduto em direção ao Porto das Dunas, e continuar através da Av. Maestro Lisboa. Logo no início, nas proximidades do Colégio Christus, dobrar à direita, na Av. Eng. Leal Lima Verde e seguir até o final, no encontro com a Av. Isabel Maia Silva Alencar. Dobrar à esquerda e do seu lado esquerdo já é a sede da AFAJ, no número indicado - 737). Essa Coluna está disponibilizando quatro convites, gratuitamente. Solicitações por escrito para renatocasimiro@terra.com.br, por ordem de chegada do e-mail.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Anel Viário vai recomeçar

A Prefeitura está informando que a construtora responsável pelas obras do anel viário de Juazeiro do Norte deverá instalar o seu canteiro ainda esta semana para início das atividades. Na última sexta-feira o prefeito Raimundo Macedo e o Secretário da Cidade, Camilo Santana, estiveram na área visando o fechamento de alguns detalhes relacionados com a construção da também chamada Avenida do Contorno. Ambos mantiveram contatos com proprietários de terrenos e firmaram acordos visando as desapropriações. O projeto que se estende desde a CE-060, à altura da Avenida do Agricultor, até o bairro São José custa algo em torno de R$ 40 milhões. O município ficou responsável pelas desapropriações e está concluindo esse processo.  A avenida terá pista dupla, canteiro central, drenagens pluviais, ciclovias, iluminação, arborização e sinalização contornando boa parte do perímetro urbano de Juazeiro. A primeira etapa compreende a CE-060 e a ponte sobre o Rio Salgadinho e a etapa seguinte margeando este rio até o bairro São José próximo à divisa com o município de Crato representando cerca de 8,5 Km.

Juazeiro é a primeira cidade visitada pelo Fórum Social do MP

O Ministério Público do Estado do Ceará, através da Coordenação do Planejamento Estratégico promoverá o Fórum Social do Ministério Público 2013. Os encontros serão realizados em quatro momentos e devem compreender todas as Unidades Regionais que compõem a Instituição. O primeiro ocorrerá no dia 23 de agosto, a partir das 8 horas, em Juazeiro do Norte, na Faculdade Leão Sampaio – unidade Lagoa Seca (avenida Maria Letícia Leite Pereira, s/n – Lagoa Seca). 
O objetivo do Fórum é formalizar uma interlocução maior e mais próxima junto à população de todo o Estado do Ceará. “Vamos coletar novos dados para focar a atuação do Ministério Público em cada Unidade Regional nos anos de 2013 e 2014 e prestarmos contas à população do que fizemos nos últimos quatro anos”, disse a procuradora de Justiça, coordenadora do Planejamento Estratégico e coordenadora do Núcleo de Gerenciamento de Projetos, Sheila Cavalcante Pitombeira. A programação dos encontros regionais contará com mesas temáticas e reuniões de análise das necessidades e lacunas administrativas, institucionais. O encontro em Juazeiro do Norte contemplará as 1ª e 2ª Unidades Regionais. 
Mais informações com a procuradora de Justiça Sheila Pitombeira: 3452.3739 / 9982.5701.

Duas escolas de Juazeiro do Norte são selecionadas no Destaque Regional do Prêmio Gestão Escolar

Pela primeira vez o município de Juazeiro do Norte tem duas escolas da Rede Municipal como Destaque Regional no Prêmio Gestão Escolar. As unidades de ensino selecionadas foram às seguintes: Escola de Ensino Fundamental Dr. Leão Sampaio e Escola do Ensino Fundamental Felipe Neri da Silva. O Prêmio Gestão Escolar é um reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) a projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público brasileiro.

Para  Lúcia Holanda, diretora administrativa da Escola Felipe Neri da Silva, o momento foi de grande importância por proporcionar uma integralidade entre gestores, como uma forma de intercâmbio de experiências, no que se refere às ações desenvolvidas nas escolas. E ainda, que toda a comunidade escolar se sente honrada pelo reconhecimento do empenho realizado, e que essa conquista só foi possível pela equipe acreditar na escola pública.

O objetivo da premiação é estimular que escolas públicas mostrem o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ações, tendo como base uma auto-avaliação. (ASCOM/PMJN)

sábado, 17 de agosto de 2013

Aprovada lei que obriga concessionárias de veículos a comprovar o plantio de árvores


LEI Nº 4189, DE 16 DE MAIO DE 2013
Dispõe sobre a obrigatoriedade das
concessionárias de automotores plantarem
árvores para mitigação do efeito estufa no
Município de Juazeiro do Norte e adota outras
providências.

O Prefeito Municipal de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará, faço saber que a Câmara Municipal aprovou, para sanção e promulgação do Executivo, a seguinte Lei:

Art. 1º – Fica instituído que as concessionárias e lojas especializadas na venda de veículos automotores novos localizadas no Município de Juazeiro do Norte, por estarem diretamente ligadas à venda de produtos (veículos) que são fontes emissoras de dióxido de carbono (CO2), ficam obrigadas a comprovar o plantio de árvores compensando quantidade de veículos automotores novos vendidos a cada período de 06 (seis) meses.
Art. 2º - Compete à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos - SEMASP coordenar e fiscalizar as ações de mitigação às emissões de dióxido de carbono (CO2), decorrentes dos plantios compensatórios estabelecidos na presente Lei, com as seguintes atribuições:
I – Elaborar orientações técnicas direcionadas às atividades dos plantios compensatórios;
II – Quantificar as mudas destinadas aos plantios compensatórios;
III – Definir as espécies que serão utilizadas nos plantios compensatórios;
IV – Determinar o local destinado ao Plantio;
V – Acompanhar os plantios compensatórios;
VI – Monitorar os locais onde foram realizados os plantios compensatórios.
Art. 3º - As concessionárias e lojas especializadas na venda de veículos automotores novos deverão informar, a cada seis meses, o número de veículos novos vendidos durante este período, à SEMASP, através de formulário padrão emitido pelo mencionado órgão.
Art. 4º - As concessionárias e lojas arcarão com as despesas dos plantios compensatórios, incluindo-se aqui os custos para aquisição de mudas, tutores, amarradores, protetores e adubo.
Art. 5º - As espécies vegetais utilizadas devem integrar a flora nativa, com o objetivo de recuperar, preservar e aumentar as reservas de espécies nativas do Município.
Art. 6º - São ambientes destinados ao plantio:
I – Zonas de Proteção Ambiental – ZPA;
II – Áreas de Preservação Permanente – APP;
III – Unidades de Conservação;
IV – parques públicos;
V – corredor ecológico urbano;
VI – calçadas;
VII – canteiros centrais;
VIII – áreas verdes municipais;
IX – praças.
Art. 7º – Fica estabelecido que para cada 05 (cinco) carros, 10 (dez) motocicletas, 01 (um) caminhão, 01 (um) trator, 01 (um) micro ônibus ou 01 (um) ônibus vendido, a concessionária deve fornecer e plantar uma muda de árvore, contribuindo para a formação de contínuos florestais entre as unidades de conservação, compensando assim a emissão dos gases (CO2) que contribuem para o efeito estufa.
Parágrafo Único – A Concessionária terá o selo de participação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos - SEMASP nas dependências da Empresa com dados para informação à população.
Art. 8º – O plantio poderá ser executado pela própria concessionária, pela SEMASP, através de organizações não governamentais ou empresas privadas habilitadas na área ambiental, ou ainda, parcerias com Cursos Acadêmicos relacionados à área ambiental, sendo o trâmite controlado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos - SEMASP.
Art. 9º – As infrações ao exigido nesta Lei, serão puníveis com multa, que implicará no valor de 30 (trinta) UFIRM por cada muda de árvore não fornecida ou plantada pela concessionária e loja (Decreto n.º 630, de 26 de dezembro de 2012, fixa em R$ 3,23 o valor da UFIRM – Unidade Fiscal de Referência do Município de Juazeiro do Norte).
Art. 10º – A arrecadação proveniente de multas aplicadas aos infratores da presente Lei, será destinada integralmente à SEMASP, para que seja direcionada a campanhas e outros eventos ligados à conscientização do aquecimento global.
Art. 11º – As despesas com a execução da presente Lei correrão por conta das verbas próprias consignadas no orçamento.
Art. 12° – Esta Lei entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Sala das Sessões da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará, aos 09 (nove) dias do mês de abril do ano de 2013 ( dois mil e treze).
CLÁUDIO SERGEI LUZ E SILVA
VEREADOR AUTOR

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Festival de Quadrilhas Juninas começa neste sábado

Juazeiro do Norte abre neste sábado, 17, o Festival de Quadrilhas Juninas que não foi possível ser concluído durante o Juaforró. O evento, que prosseguirá até o dia 22, é uma promoção da Secretaria de Cultura e Romaria e reunirá mais de 20 grupos que se apresentarão na quadra coberta Professor Santana, ao lado da Secretaria de Educação do município. Haverá premiação em dinheiro e troféus para as quadrilhas juninas que melhor se apresentarem, nas categorias infantil e adulta, após o julgamento através de uma comissão de avaliação. O Festival de Quadrilhas Juninas de Juazeiro do Norte acontecerá  a partir das 18h30min, com exceção do dia da abertura, que será as 19h15min. (ASCOM/PMJN)

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Procuradoria do Município convoca donos de áreas perto do aeroporto para desapropriações

A Procuradoria Geral do Município está convocando proprietários ou posseiros de áreas demarcadas para ampliação do Aeroporto Orlando Bezerra de Juazeiro do Norte. De acordo com o documento assinado pela procuradora Mariana Gurgel, o município tem pressa em estabelecer contatos com tais pessoas já que a área será desapropriada para fins de utilidade pública. O acréscimo do sítio aeroportuário tem a ver com a futura construção de moderna estação de passageiros.

Segundo ela, donos ou posseiros devem comparecer à sede da procuradoria que funciona na Prefeitura Municipal levando as devidas cópias de escrituras pública ou particular do imóvel e documentos pessoais. Será produzido um cadastro visando as futuras indenizações com recursos da Infraero na ordem de R$ 12 milhões conforme cálculo prévio feito por técnicos da Caixa Econômica Federal.

Viaduto em Juazeiro



Dias atrás, vi no Portal de Juazeiro uma nota sobre o único viaduto existente em Juazeiro do Norte. Na verdade, trata-se de um “ferroduto”, de dimensões bem modestas. Mas não deixa de ser importante, justamente por ser o primeiro e ainda o único viaduto da cidade.  Vi também em um dos blogs de Juazeiro uma cobrança referente à construção de um  viaduto no triângulo Crajubar. Este sim, um projeto muito grandioso, que visa solucionar o problema de trânsito já existente naquele local. Realmente, aquela rotativa do triângulo apresenta  pelo menos três perigosos gargalos, constituídos pelas  interseções nos percursos de  Juazeiro/Barbalha, Barbalha/ Crato e Crato/Juazeiro. O problema tende a agravar ainda mais, devido à tendência do  aumento da frota de veículos nos próximos anos.
    A construção de um complexo viário, constituído de no mínimo dois viadutos,  apresenta-se como a solução  óbvia para o problema de trânsito naquela rotatória. Mas acho que antes de se optar pela construção de um complexo de viadutos  no triângulo Crajubar, devem ser analisadas outras alternativas.
    A implantação de um viaduto é demorada e normalmente acarreta consequências danosas do ponto de vista  econômico, de meio-ambiente e até social.  No caso específico do triângulo, podemos imaginar  a possibilidade de ocorrer alguns problemas, tais como:  desvalorização dos imóveis nas proximidades, prejuízo para os estabelecimentos  comerciais próximos devido à eliminação de acessos, custos elevados de indenização, alteração drástica no paisagismo do local com grande impacto visual e desativação da praça do Giradouro. Também, a exemplo do que existe em grandes cidades, há a possibilidade de o viaduto ser usado na sua parte inferior como estacionamento, depósito de materiais e de lixo, construção de barracos de madeira para moradia de sem teto e local de pixação. É a chamada degradação do viaduto.
    Por isso não acho que seja uma boa opção a construção de um viaduto no triangulo Crajubar, mesmo sabendo que ele se tornaria um símbolo do progresso da cidade.
A  engenharia de tráfego e  a arquitetura urbanística atuais estudam a melhoria da mobilidade urbana, contemplando não apenas  construção de viadutos para solucionar problemas de cruzamentos movimentados. Outras  alternativas, de custos mais baixos e de menos impacto ambiental, são também analisadas conjuntamente. Algumas delas são:  construção de tuneis; criação de alternativas de rotas de fluxo;  instalação de sinalização inteligente, como temporizadores, que consideram os horários de fluxo mais intenso de veículo;  melhoria do sistema de transporte coletivo para desestimular a utilização de carros, entre muitas outras.
    O importante é que aquele bonito local de Juazeiro seja preservado e que, ao mesmo tempo,  se busquem soluções alternativas para eliminar o problema de trânsito no triângulo.
Carlos Alberto Almeida Marques
Fortaleza

segunda-feira, 12 de agosto de 2013


CONVITE ESPECIAL
Convidamos a todos a participarem de reuniões em nossos Clubs de ROTARY, Dias: Terças feiras, Horários de: 19:30horas às 20:30horas,Quintas feiras: de 12:00horas às 13:00horas,e Na sexta Feias de:20:00horas ás 21:00horas. Maiores Detalhes (88)9214-8816 Chagas Alencar

LOCAL DAS REUNIÕES
1 - Terças feiras, no Club - Avenida Pe. Nestor , 120 - Lagoa Seca
2 - Quintas feiras no Club - Associação Comercial de Juazeiro - Rua São Pedro 193 Centro (OPÇÃO MARAVILHOSA PARA QUEM NÃO TEM MUITO TEMPO)
3 - Sextas feiras - no Club na Avenida Pe. Nestor 120, Lagoa Seca

Contamos com a sua presença, e de seus amigos(as),
Chagas Alencar
(88)9214-8816

sábado, 10 de agosto de 2013

Juazeiro poderá ser polo de gastronomia

A proposta de criação de um polo de gastronomia em Juazeiro do Norte foi discutida na manhã de ontem, sexta-feira, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico do município. O titular da SEDETUR, José Roberto Celestino, recebeu dirigentes da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e do SEBRAE com esta finalidade. As duas entidades estão desenvolvendo a ideia e depois apresentarão um projeto à Prefeitura.  Cerca de 200 outros estabelecimentos podem participar da iniciativa. O secretário considerou interessante o detalhamento do projeto que inclui o combate à poluição sonora, sinalização dos restaurantes, coleta seletiva do lixo, papa óleo e outros. Já o presidente da ABRASEL no Cariri, José Feitosa Júnior, acrescentou sobre a qualificação que é um dos gargalos no sentido de melhorar o setor de alimentação fora do lar. Ele disse que a intenção é fazer um trabalho diferenciando reconhecendo algo que já existe e cita como exemplo a área gastronômica do bairro Lagoa Seca. Segundo Júnior, o formato que se pretende aplicar em Juazeiro já foi desenvolvido com sucesso em outras cidades de maneira a acompanhar esse crescimento que o Cariri experimenta. Mesmo assim, ele pontua já ser grande a diferença observando que não existe turismo sem gastronomia. 

sábado, 3 de agosto de 2013

Galeria Choque Cultural leva artistas para ocupar a cidade cearense com exposição e intervenções urbanas

Marina Vaz - O Estado de S.Paulo - 01 de agosto de 2013 
Juazeiro do Norte amanheceu um pouco mais próxima de São Paulo. Começa hoje, na pequena cidade do interior do Ceará, a Ponte, um programa de intercâmbio artístico organizado pela galeria Choque Cultural. O festival vai promover intervenções urbanas, encontros e oficinas, além de uma mostra com cerca de 50 obras no Centro Cultural Banco do Nordeste.



Baixo Ribeiro com os parceiros da Choque Cultural
O grupo de artistas participantes, que desembarcou ontem na região do Cariri, inclui Daniel Melim, Stephan Doitschinoff, Mariana Martins, Presto, Znort e o coletivo SHN. A seleção levou em conta a ligação deles e de seus trabalhos com a cultura local. Doitschinoff, também conhecido como Calma, expõe pinturas que exploram símbolos ligados ao sincretismo religioso brasileiro. Outro exemplo são as esculturas de Znort, que fazem referência aos ex-votos, peças de madeira que costumam ser colocadas em igrejas por fiéis.

A exposição, que permanece em cartaz até 30 de setembro, apresenta ainda fotografias, instalações e pinturas feitas nas paredes e na fachada do centro cultural. Mas as ruas de Juazeiro também serão tomadas por arte. Até segunda-feira, Presto e Melim vão pintar murais ao ar livre e o grupo SHN vai fazer várias intervenções na cidade, colorindo pontos como caixas de luz e muros quebrados.

A maratona prevê também visitas a ateliês da região, como o do escultor Mira Nordestino e de xilogravuristas, ligados à literatura de cordel.

A 'ponte' é concluída com a oportunidade de os artistas locais trocarem experiências com os curadores Baixo Ribeiro (sócio da galeria Choque Cultural) e Rosely Nakagawa. "Serão dois dias inteiros de leitura de portfólios, sem seleção prévia; vamos montar uma estratégia de atendimento para ver os trabalhos de todos os interessados", diz Baixo.

E a ideia dos organizadores é que o projeto não pare na ligação São Paulo-Juazeiro do Norte. "Queremos manter o canal aberto com esses artistas e, depois, levar a Ponte para outras cidades brasileiras", afirma o curador. "Nossa visão é criar uma rede de cidades interessadas no intercâmbio cultural."

O projeto Ponte marca o novo momento da Choque Cultural, criada em 2003 por Baixo Ribeiro, Eduardo Saretta e Mariana Martins, com a proposta de aproximar a arte dos jovens. As ações educativas, sempre presentes na programação da galeria, ganharam autonomia com a criação do Eduqativo ("com 'q' de qualidade, qualificação"). Nos últimos três anos, a instituição sem fins lucrativos já formou 150 professores da rede pública (incluindo escolas estaduais e CEUs) sobre o tema da arte urbana.

Segundo Baixo, eles também negociam levar o projeto Ponte para as Fábricas de Cultura, mantidas pelo governo do Estado - interligando, neste caso, em vez de cidades, diferentes bairros de São Paulo.

Na foto: Baixo Ribeiro com os parceiros da Choque Cultural - Alex Silva/Estadão
Alex Silva/Estadão

(Esta matéria nos foi enviada por e-mail pela nossa colaboradora Maia do Carmo Pagan Forti)

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Artista juazeirense anuncia novo show em Fortaleza


Recado de nossa querida amiga Simone Tavares aos seus amigos e fãs, frequentadores e curtidores das noitadas fortalezenses, através de uma rede social: “Queridos amigos ai está a divulgação do nosso novo SHOW que acontecerá no próximo dia 03 de Agosto no VILLA HITS, estamos trabalhando muito para que a festa fique a altura de todos os nossos convidados, estarei dividindo o palco com grandes amigos, como Tereza Cruz, Alisson Moura, Isaias SambaVip, e contando ainda com participação super especial desse sanfoneiro nota 10, Fábio Duarte, arrebentando no forró pé de serra. Conto com a presença de todos vocês. Super beijo. Simone.” Estamos lembrando às colônias caririenses, especialmente a dos filhos e afilhados de Juazeiro do Norte, para prestigiar este evento. (Renato Casimiro, de Fortaleza)