terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Falecimento de Neide Pereira Nobre

Comunicamos o falecimento de Maria Neide Pereira Nobre, juazeirense e afilhada de Padre Cícero Romão Baptista, ocorrido em 01.12.2013,  em Fortaleza, onde estava radicada desde 1959. Nascida em 02.12.1927 fez seus estudos no município de Juazeiro onde se formou na Escola Normal Rural. Foi professora e enveredou na politica na gestão do seu tio José Monteiro de Macedo  tendo  se candidatado para vereador sendo a mais votada. Mulher de grandes virtudes   contraiu núpcias com o  juazeirense e ex-combatente Jose Pereira Nobre (Dezinho) em 02.02.1949, de cuja união nasceram seis filhos: Regina Helena e Regina Neide (gêmeas), Gláucia Maria, Rosângela Maria, Maria Ariane e César Wagner. Em Fortaleza trabalhou no INSS ajudando a todos que a ela recorriam em busca de ajuda; grande mulher, esposa abnegada, mãe exemplar, filha excelente junto com o marido conseguiu criar e  educar todos os filhos. Há dez anos estava com Alzheimer, doença que a privou do convívio dos amigos. Dona Neide padeceu resignada e heroicamente e durante todo o tempo em que esteve doente se viu cercada do carinho dos familiares e amigos. Segundo contou sua filha Regina Helena,  ela não acordou no domingo,  véspera do seu aniversário e teve uma parada cardíaca, vindo a falecer.

Disse Renato Casimiro:
Não podia ser maior este sentimento de perda - uma perda tão longamente anunciada, que por infortúnio de saúde levara Neide a não mais ser aquela criatura maravilhosa, alegre, destemida, solidária em tantas horas. Muitos de nós a conhecemos como uma servidora, uma pessoa que se empenhava em fazer o bem, em ajudar, em promover. E o fazia com a graça e a alegria de quem, verdadeiramente só sentia prazer em agir deste modo. Samaritana, no sentido cristão de sua própria prática religiosa e cidadã. Foi um grande privilégio ter conhecido e até mesmo convivido com ela por algum tempo. Neide era, por assim dizer, um plural de pessoa, alguém que se desdobrava em muitas, tal era a sua ansiedade e a alegria em servir, em prestar o auxilio necessário, em colaborar para minimizar dificuldades, dores e sofrimentos. Era, assim, muitas em uma só. Já vinha fazendo falta. Vai continuar fazendo falta. Destas que sempre nos deixarão muitas saudades. Quem puder contar pelo menos uma pequena história de Neide, verá que esta saudade é imensa e nem cabe em nós, de tão grande.
Neste foto Neide é vista em primeiro plano, de roupa preta, assistindo à missa do dia 20


Um comentário:

Regina Neide Pereira Castelo Branco disse...

Como filha gostaria de agradecer pela belíssima reportagem falando da minha mãe Neide.Rica em detalhes mas transparente..Mamãe era assim.Hoje a saudade é imensa.Doi mto saber que ela não está conosco mas o conforto e a solidariedade de todos nos conforta.DEUS a quis no dia de seu aniversário para celebrar junto dele a festa que não tem mais fim.Obrigado a todos