quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Viaduto em Juazeiro



Dias atrás, vi no Portal de Juazeiro uma nota sobre o único viaduto existente em Juazeiro do Norte. Na verdade, trata-se de um “ferroduto”, de dimensões bem modestas. Mas não deixa de ser importante, justamente por ser o primeiro e ainda o único viaduto da cidade.  Vi também em um dos blogs de Juazeiro uma cobrança referente à construção de um  viaduto no triângulo Crajubar. Este sim, um projeto muito grandioso, que visa solucionar o problema de trânsito já existente naquele local. Realmente, aquela rotativa do triângulo apresenta  pelo menos três perigosos gargalos, constituídos pelas  interseções nos percursos de  Juazeiro/Barbalha, Barbalha/ Crato e Crato/Juazeiro. O problema tende a agravar ainda mais, devido à tendência do  aumento da frota de veículos nos próximos anos.
    A construção de um complexo viário, constituído de no mínimo dois viadutos,  apresenta-se como a solução  óbvia para o problema de trânsito naquela rotatória. Mas acho que antes de se optar pela construção de um complexo de viadutos  no triângulo Crajubar, devem ser analisadas outras alternativas.
    A implantação de um viaduto é demorada e normalmente acarreta consequências danosas do ponto de vista  econômico, de meio-ambiente e até social.  No caso específico do triângulo, podemos imaginar  a possibilidade de ocorrer alguns problemas, tais como:  desvalorização dos imóveis nas proximidades, prejuízo para os estabelecimentos  comerciais próximos devido à eliminação de acessos, custos elevados de indenização, alteração drástica no paisagismo do local com grande impacto visual e desativação da praça do Giradouro. Também, a exemplo do que existe em grandes cidades, há a possibilidade de o viaduto ser usado na sua parte inferior como estacionamento, depósito de materiais e de lixo, construção de barracos de madeira para moradia de sem teto e local de pixação. É a chamada degradação do viaduto.
    Por isso não acho que seja uma boa opção a construção de um viaduto no triangulo Crajubar, mesmo sabendo que ele se tornaria um símbolo do progresso da cidade.
A  engenharia de tráfego e  a arquitetura urbanística atuais estudam a melhoria da mobilidade urbana, contemplando não apenas  construção de viadutos para solucionar problemas de cruzamentos movimentados. Outras  alternativas, de custos mais baixos e de menos impacto ambiental, são também analisadas conjuntamente. Algumas delas são:  construção de tuneis; criação de alternativas de rotas de fluxo;  instalação de sinalização inteligente, como temporizadores, que consideram os horários de fluxo mais intenso de veículo;  melhoria do sistema de transporte coletivo para desestimular a utilização de carros, entre muitas outras.
    O importante é que aquele bonito local de Juazeiro seja preservado e que, ao mesmo tempo,  se busquem soluções alternativas para eliminar o problema de trânsito no triângulo.
Carlos Alberto Almeida Marques
Fortaleza

2 comentários:

Daniel Walker disse...

Recebemos de Cícero Roberto:
Torna-se muito necessário o viaduto,anel viário,haja vista que o número de
veículos aumenta assustadoramente.
0 saneamento,a reforma da Pça.Pe.Cícero,CARTÃO PORTAL DA CIDADE, são
também prioridades.Hoje é de fazer vergonha a quem nos visita.Lixo, fonte
luminosa sem funcionar há tempo e por ai vai...
Nossa cidade precisa URGENTEMENTE DE A R B O R I Z A Ç Ã O no centro da
cidade.
Quanto ao saneamento nossa cidade está atrasada desde o século passado.
Abraço, Cícero Roberto Sobreira de Carvalho.

Anônimo disse...

Prezado Carlos Alberto,
Parabenizo-o pelas considerações à cerca do tão sonhado viaduto. Com certeza uma passagem subterrânea apenas na bifurcação Crato/Barbalha daria melhor sentido ao que hoje existe.
Há por parte da população uma exagerada preocupação com esse viaduto, como se isto representasse um status a Juazeiro. Temos problemas maiores. Não há investimento em transporte público. A empresa que atua na área - um monopólio - na realidade está longe do mínimo necessário, é o fruto de compadrio entre agentes públicos e privado.
Não há disciplinamento do transporte, é um caos.
Um abraço.
illydio esmeraldo