domingo, 30 de junho de 2013

Saiu a nova edição do livro Juazeiro - seu espaço físico

Acaba de sair a quarta edição do livro Juazeiro do Norte – seu espaço físico, do engenheiro Mário Bem Filho. Esta nova edição (432 p.) tem prefácio de Dr. Napoleão Tavares Neves e está acrescida das novas ruas e bairros criados recentemente. É uma obra indispensável para quem deseja conhecer o espaço físico desta cidade. Funciona ainda como uma espécie de GPS para quem quer localizar algum endereço, pois além da descrição do logradouro o livro apresenta também sua posição geográfica em plantas específicas. 
Mas o livro de Mário também serve para mostrar as trapalhadas feitas pela Câmara de Vereadores na hora de aprovar as leis que dão nomes às ruas. Por causa disso é que temos em Juazeiro do Norte pessoas que foram homenageadas com uma, duas e até três ruas. Outras têm seus nomes ao mesmo tempo em ruas e travessas. Outras têm seus nomes em duas ruas, sendo uma com o nome incompleto e outra com o nome completo. Outras têm duas ruas com o mesmo nome da pessoa, sendo uma com o nome completo da pessoa e a outra com o nome acrescido da sua profissão. E parece que os vereadores são sabem distinguir rua de avenida, pois há ruas que são denominadas de avenidas sem de fato serem avenidas. Há casos de avenidas que começam com um quarteirão sendo rua, depois emenda com uma avenida e depois termina em rua de novo. Uma verdadeira salada.  E eles também não sabem o que é alameda, pois há muitas alamedas aqui que não têm nada disso. Há coisas esquisitas na urbanização de Juazeiro. Veja-se, por exemplo, o caso da Rua Santa Rosa. Ela começa com uma avenida (Monsenhor Juviniano Barreto), quando cruza a Rua da Conceição passa a ter a denominação de Rua Santa Rosa. A Rua São José esbarra no muro do Colégio Salesiano São João Bosco, na Rua São Marcos, e só vai reaparecer quando cruza a Rua Pio X, onde termina tendo apenas um quarteirão que dá entrada à Avenida Padre Cícero. Uma coisa realmente sem graça. Houve um tempo em que os padres salesianos ofereceram a possibilidade desta rua atravessar o colégio, mas nenhum prefeito quis  fazer a obra. E agora isto não é mais possível, pois o colégio se expandiu muito no trecho e será preciso uma grande indenização para desapropriação. A Av. Dr. Floro é outro exemplo pitoresco, pois é rua e avenida ao mesmo tempo. Começa no cruzamento com a Rua São José, onde tem apenas um quarteirão de pista única e mão dupla, depois que cruza a Rua Padre Cícero passar a ter duas pistas (aí sim, é avenida de fato), e quando cruza a São Benedito, volta a ser rua de novo, com pista única e mão dupla. 
Sabem por isto ocorre? É por falta de planejamento urbanístico. E com respeito ao fato de a mesma pessoa ser homenageada com nomes em três ruas, nada justifica tal procedimento. E há ainda casos em que uma pessoa (na verdade são muitos casos)  foi homenageada com nome de rua e depois a rua passou a ter outra denominação. Há também casos em que a rua tem o nome de uma pessoa, porém é mais conhecida com o nome de outra. O certo seria oficializar o nome pelo qual a rua é mais  conhecida e dá o nome da nova pessoa a outra rua. 
Taí numa boa tarefa para os vereadores fazerem depois das férias: acabar com essa bagunça existente na nomenclatura das ruas de Juazeiro do Norte. E para isto o livro de Mário serve como manual. 
O autor
Mario Bem Filho natural de Jardim-Ceará, nascido aos 11 de maio de 1958; é o 8º filho do casal Mário da Silva Bem (falecido) e Maria Neli Couto Bem (prendas do lar). Engenheiro Civil graduado pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), com Curso de Pós-Graduação em Engenharia Estrutural (UNIFOR) e Especialização de Gestão, Consultoria e Elaboração de Projetos pela Universidade Regional do Cariri (URCA). É engenheiro concursado pertencente ao quadro técnico da Secretaria de Infraestrutura, de Juazeiro do Norte. Foi Diretor do Dpto. de Controle Urbanístico, Diretor do Dpto. de Obras e Viação, Presidente da Comissão de Licitação e Secretário de Infraestrutura de Juazeiro do Norte, tendo ocupado a citada pasta por três vezes; interinamente ocupou a paste de Serviços Públicos e Melo Ambiente. Foi Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, além de Presidente da Comissão de Licitação do Município de Barbalha, Ceará; ocupou a pasta de Secretário Adjunto de Infraestrutura do Município de Juazeiro do Norte. Ocupa atualmente o cargo em comissão de Secretário Executivo, da Secretaria da Cidade - SECID, do Município de Juazeiro do Norte.
É autor das seguintes publicações: Juazeiro do Norte - Seu Espaço Físico (1" edição 1999 / 2ª edição 2001 / 3ª edição 2007); Coautor de dois volumes de Dados Biográficos - dos homenageados em logradouros públicos de Juazeiro do Norte (2000); Formação Religiosa de Juazeiro do Norte (2002); Mapa Urbano de Juazeiro do Norte, na escala de 1:10.000 (2.003) e 1:12.500 (2.008/2.009/2.011) e Origem e Formação das Famílias Couto e Bem (2003).
Como artista plástico é autor dentre outras das seguintes telas: Padre Cícero e a Igreja, óleo sobre tela (2,15 x 1,00); Padre Cícero entre amigos, óleo sobre tela (1,60 x 1,00); Trincheira, óleo sobre tela (1,75 x 1,40); Presépio, óleo sobre tela (1,40 x 1,10), Santa Ceia, óleo sobre tela (1,85 x 1,10) e Via Sacra, óleo sobre tela, 15 telas (0,40x0,50).

Contatos:
mariobemmb@hotmail.com
Telefones: 88 3511 1950 ou 3511 2010

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Daniel.

No artigo referente ao livro de Mario Bem, a rua Santa Rosa, não continua apóso Salesiano. A rua que continua é a Rua São José.

Daniel Walker disse...

Nota do Editor do blog: O texto da matéria foi alterado depois que um leitor anônimo (veja comentário publicado) nos alertou para um erro que cometemos, referente ao nome da rua que esbarra no muro do Colégio Salesiano. Escrevemos Santa Rosa, mas o correto é Rua São José, conforme lembrou o leitor anônimo, a quem agradecemos. Quem encontrar erro nas nossas postagens pode nos advertir por e-mail e por favor cite o nome do remetente, pois com isso ficamos muito grato. Quem encontra erros em nossas postagens e nos adverte está nos prestando um bom serviço e só temos é que agradecer pela atenção. E não se acanhem em se identificar. É bom saber os nomes dos nossos colaboradores. OK?