quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Mais um capítulo da novela do Aeroporto: desapropriações

A novela de ampliação do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes apresenta mais um capítulo que poderá ser ou não transformado em mais uma dificuldade, dependendo da forma como será desmembrado. É que a Infraero entregou à Prefeitura de Juazeiro o relatório sobre as desapropriações da área do entorno. Somente depois das desapropriações é que a área do aeroporto será incorporada oficialmente e definitivamente à Infraero, que, aí sim, emplementará as obras de ampliação de médio e longo porte do nosso aeroporto. O prefeito Raimundo Macedo já tomou conhecimento do valor do montante das indenizações (quase 12 milhões de reais) e já anunciou que o erário municipal não dispõe desse recurso, devendo procurar a Infraero para partilhar a despesa. Como a desapropriação é um processo burocrático e demorado ainda vai demandar muito tempo para que essa novela tenha um final feliz.  Segundo informou o Jornal do Cariri em sua última edição “A retirada de residências e comercio vai implicar na ampliação da área do aeroporto regional, de 1.288.170 para 1.774.740 metros quadrados. A desapropriação dos 486.000 m2 custará R$ 11.883.000,00. Um dos locais a serem desapropriados tem 144 lotes e existem, ainda, 140 terrenos individualizados”. Por aí já se sabe o rolo que isso vai dar. E o pior: quem tem de resolver isso é mesmo a Prefeitura, pois foram os gestores municipais que em sucessivas administrações permitiram que as áreas do entorno do aeroporto fossem ocupadas para atender à especulação imobiliária. E como sempre, quem vai pagar a conta serão os contribuintes.

3 comentários:

Renato Casimiro disse...

Reconheço que a imprensa, de um modo geral, e no caso particular deste nosso Portal,comete uma omissão ao não referir para que servirá a área desapropriada. Creio que o superintendente do Nordeste, presente em Juazeiro do Norte, noutro dia, deve ter dado detalhes que foram de conhecimento da imprensa. Por exemplo, com esta nova terra, de quanto crescerá a pista? Será mesmo só uma pista ou terá uma auxiliar? Mesmo porque isto trará implicações nas possibilidades de terminal de cargas e mesmo a caegoria internacional, podendo permitir aterragem de aeronaves maiores. Estas novas áreas serão para um novo terminal, ou para apenas os MOPs já previstos? A área de estacionamento estará incluida nas desapropriações? Enfim, várias perguntas que gostaríamos de ver esclarecidas.Renato Casimiro

Paulo Leonardo Celestino disse...

Como sempre ninguém planeja Juazeiro do Norte a longo prazo. Quando a necessidade chega, tudo já está quase inviável de se realizar.

Anônimo disse...

O governador em recente acordo com a pref de Fortaleza liberou a quantia de 87 milhões de reais. Imaginando Juazeiro com 10% da importância da capital. Poderia se pleitear 8,7 milhões do Governo do Estado e o restante ser proveniente de contrapartida municipal (ou seja, com mais aprox. 2 milhões ) se quitaria às indenizações.

Acho que faltou planejamento, às áreas próximas ao aeroporto deveriam ter sido resguardadas para este fim. Deve-se abrir os olhos para crescimento da universidade federal e outros projetos valorosos para o município a fim de não se cair no mesmo erro.

A prefeitura precisa se tornar uma maquina capaz de investir e não apenas empregar amigos e correligionários

Leonel