quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Falecimento da professora Conceição Ribeiro


O magistério juazeirense perde mais um dos seus grandes valores: faleceu ontem, 12, Conceição Ribeiro, 54, uma das mais competentes professoras do Centro Educacional Professor Moreira de Sousa. Ela nasceu na cidade de Ipaumirim, Ceará, mas foi em Juazeiro que desenvolveu toda a sua vida dedicada ao magistério. Formou-se em Geografia pela Faculdade de Filosofia do Crato e além de professora em escolas de nível médio foi também professora universitária com atuação no Curso de Licenciatura Plena do Ensino Fundamental, da Universidade Regional do Cariri. No Centro Educacional Professor Moreira de Sousa trabalhou na Secretaria, no Curso Científico, no Curso Normal Pedagógico e no Centro de Multimeios, em tudo se destacando pelo profissionalismo e competência. Depois que saiu do Moreira de Sousa teve também passagem pelo Crede 19 e pelo CEJA. Seu corpo está sendo velado no Anjo da Guarda e às 17h haverá o sepultamento do Cemitério Parque das Flores.

Abaixo publicamos uma mensagem de sua sobrinha, Hévila Ribeiro: 

Irmã, amiga, mestra; estas são três pequenas palavras que podem resumir essa grande mulher. Hoje é com muita tristeza que estamos aqui prestando nossas ultimas homenagens a Conceição, pedindo desculpas pelas pequenas brigas, admirando pela bravura, relembrando os muitos ou poucos momentos no qual estivemos com ela.
Amante de Caetano, Roberto, Elis. Fã da boa literatura, da cultura. Conseguia enxergar beleza nas coisas mais simples, naquilo que todos deixavam de lado por falta de tempo. Devota de Padre Cícero, Nossa Senhora da Conceição. Amiga do saudoso Monsenhor Murilo e se tem um coisa que ela gostava e preservava era a amizade.
A primeira dos 8 filhos de Ribamar e Manuela, nasceu frágil,com pouca saúde e todos acreditavam que não sobreviveria por muito tempo. Mas venceu essa batalha, como muitas outras pelas quais passou. Ainda jovem, perdeu sua mãe, deixou de construir uma família para se dedicar ao que tinha de mais precioso, seus irmãos. Convivência com um irmão já é difícil, imagine com sete! Por mais que tenham briguinhas, xingamentos ou passe dois ou três dias sem se falar...O companheirismo sempre volta, as risadas, as boas lembranças... Filhos? Pra que? Ela tinha sobrinhos e até ficava de olho neles no facebook, compartilhava, curtia... Adorava postar belas imagens, mensagens, musicas e sempre de bom humor.
Uma das boas lembranças que tenho, é de quando era mais nova, chegava em sua casa e vinha recepcionar-me dizendo: “ ô menina dindha!” Sempre achei esse nome “dindha” e o modo como ela falava engraçado.Um dia tomei coragem e perguntei : “Tia Ceiça, o que é dindha?” Ela pensou, me encarou por um tempo e respondeu afavelmente : “Sei não, eu inventei.” É, confesso que nem eu esperava essa resposta. Mas sabia que aquele “sei não” era repleto de carinho, amor. Porque a cima de tudo, Maria da Conceição era amor, foi feita pro amor.
A morte não é um fim, é só um descanso antes de entrar pra vida eterna. Em nós, só ficarão a saudade e a lembrança... E é com a frase de uma das suas escritoras favoritas, Cecília Meireles, que me despeço: “Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre.”
Obrigada por tudo tia Ceiça
Hévila Ribeiro

Fotos postadas por ela em sua página do Facebook

2 comentários:

Anônimo disse...

OBRIGADO MINHA QUERIDA AMIGA CONCEIÇÃO.
Voce me construi de muitas maneiras e hoje sou formado tenho um bom emprego e ainda escreverei muitas Histórias na minha vida e na vida de outras pessoas. Espero ser uma pessoa igual a voce - cheia de vida, positiva e capaz de fazer a diferença na vida de muitos. Fiquei muito abalado com sua partida, soube hoje, Vá com Deus minha amiga, suas lembranças ficam nas nossas vidas, nunca esquecerei de voce. Nossa ainda me lembro de voce regando as palmeiras do Moreira de Souza depois da ultima aula mais de 22horas. Voce pra mim é minha eterna amiga e professora, Me ensinou a LER. E que bom ter dito a voce o quanto era (É) especial pra mim. Seu amigo e aluno Lourran Douglas Sobreira Cruz. Obrigado por tudo minha amiga.

Anônimo disse...

CONCEIÇÃO RIBEIRO

Tua partida deste convívio físico foi teu último ato magestoso]
Professora de todos nós, nastalgicos a vácou de tua simpatia]
Minha mestra do antigo curso normal de ensinamento brioso]
Fica a saudade no conflito da imagem d
o teu gesto de alegria]

Senhora amiga da Senhora das Dores, no céu cantam louvores]
Mais uma flor do jardim do meu padim desabrochou para Deus]
E os espinhos mortais não ferem mais em sua coroa de flores]
Receba na glória os sentimentos, pois na terra sofrem os seus]

Conceição nunca esquecerei a lição de tua sabedoria na arte]
A Geografia que sei foi os caminhos que pisei do teu labirinto]
E eu que nunca me perdi ao teu lado, agora perdido me sinto]

E cada um de nós tem o destino de um queijo suiço em parte]
com vários vazios de tantos que partem tão inesperadamente]
E a dor é não poder contar com o amanhã como dia da gente]

André de Andrade