sexta-feira, 20 de julho de 2012

Prefeitura homenageia João Rodrigues Pereira


POR OCASIÃO DAS COMEMORAÇÕES AOS 101 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE
          JUAZEIRO DO NORTE, HOJE, ÀS 17:00 HORAS, SERÁ INAUGURADA A QUADRA
      POLIESPORTIVA JOÃO RODRIGUES PEREIRA, DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
                         VEREADOR JOSÉ NÉRI ROCHA, NA VILA PELO SINAL.

JOÃO RODRIGUES PEREIRA, conhecido como (Rodrigues) nasceu no dia 25 de junho de 1931, em Ibimirim, no Estado de Pernambuco. Seus pais, Antônio Pereira de Sousa e Antônia Rodrigues Pereira, vinham sempre para as Romarias de Juazeiro. Seu Antônio fez vários amigos aqui no Juazeiro, e um deles lhe ofereceu emprego e abrigo. Então passou a trabalhar como vaqueiro. Era o homem de confiança do patrão. Tomava conta das propriedades de Jose Nery Rocha. No dia 10 de maio de 1944, manda buscar sua família, dona Antônia e os filhos, os quais também foram acolhidos na casa da Rua da Matriz de, seu patrão, José Nery Rocha.

Ao chegar a Juazeiro, os filhos logo começaram a trabalhar. Pompeu (falecido) seu filho mais velho, passou a trabalhar em uma fábrica de sapatos, Luiz e Amaro (falecido), poliam ouro numa oficina de ourives, Severino, também no ramo de polimento, Maria do Socorro, trabalhava como caixa, numa loja de tecidos, Arlinda (falecida) ajudava sua mãe, nas lidas da casa e Rodrigues, como filho mais novo, começou a trabalhar desde cedo, aos 12 anos, o qual com muita dedicação ajudava seu pai no engenho, cuidando do gado que se revezava nas moendas, e também aos seus irmãos, a polir ouro nas oficinas de ourives. Demonstrava muita responsabilidade. Não tinha nenhuma dificuldade para ler e escrever, apesar do pouco estudo. Chegou a frequentar o Grupo Escolar Padre Cícero, juntamente com seus irmãos. Estudou até a quarta Série do 1º Grau.

Rodrigues, muito jovem, ainda adolescente, jogava no campo da LDJ - Liga Desportiva Juazeirense, aos domingos, após a missa da Matriz, na companhia dos amigos da juventude. Ele era um menino tímido, calado, muito humilde, honesto e amigo. Como jogador de futebol, foi um dos melhores que tivemos até hoje, corria numa velocidade incrível, chutava com os dois pés, cabeceava e driblava muito bem. Jogou no Treze Esporte Clube, o melhor time de todo o interior do Ceará, onde sempre teve grande destaque, e na Seleção do Juazeiro. Chegando a atuar também em outros clubes. Enfrentou grandes times e teve excelente desempenho, mas nunca largou seu trabalho. Jogou muitas vezes na companhia dos amigos Doca, Antonio Padre, Darin, Ananias, Beato, Cilon, Tonico, Zezito, Expedito Flor, Joda, Leopoldo, Mascote, Almeida, George e tantos outros.

Rodrigues era considerado o homem gol, e sua posição era de centroavante. Ele jogou em Crato, Brejo Santo, Iguatu, Bodocó, Cajazeiras, na Paraíba, e em Juazeiro da Bahia. Jogou, também, no Volante Esporte   Clube, mas seu time de coração era mesmo o Treze Esporte Clube.

Foi pai, aos 35 anos, de Joana Darc Rodrigues Pereira e, em seguida, de José Carlos Rodrigues Pereira. Vindo a casar-se dez anos mais tarde, aos 45 anos, com Maria Iracema Dinoá Pereira, em 18 de setembro de 1976. Desse Matrimônio nasceram quatro filhos: (os gêmeos) Cícero Adriano Dinoá Pereira e Adriana Dinoá Pereira, em 25 de junho de 1977, justamente no dia do seu aniversário, logo depois, Josué Pereira Rodrigues e Josivan Pereira Rodrigues.

João Rodrigues Pereira viveu 80 anos, tendo o seu falecimento ocorrido no dia 07 de novembro de 2011. Está sepultado no Cemitério Anjo da Guarda. Os familiares de João Rodrigues Pereira sentem-se privilegiados e felizes pelo exemplo de vida, pela simplicidade e firmeza do seu caráter, pois soube ser um bom cristão, modelo de pai e chefe de família. Sentem-se, igualmente, lisonjeados e profundamente agradecidos pela justa homenagem prestada, pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, ao seu inesquecível e querido João Rodrigues Pereira, por ocasião das comemorações aos 101 anos de emancipação política de Juazeiro do Norte.

Escreveu,
Sua filha ADRIANA DINOÁ PEREIRA.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante.
Está de Parabéns!
A partir do reconhecimento dos que construíram a história de nossa cidade tornamos digna a memória desses grandes nomes e edificamos os antecedentes de nossa sociedade. Parabéns, Adriana!

- Glauber

Joana D'Arc S. Rodrigues disse...

Fico feliz em saber que o senhor está sendo homenagiado.Por ter proporcionado tantas alegrias,nas tardes de domingo ao povo de Juazeiro.
O primeiro ano que não está entre nós,mas ao lado do Pai Celestial.

Anônimo disse...

Pai,A Dignidade e a Honestidade, o Amor e a Fé em Deus, foram Ensinamentos constantes em sua vida, Os Quais Permaneram em nossos Caminhos, por toda a eternidade. Deus tem visto toda dedicação em seu lar, e todo sofrimento que tens passado, Meu querido pai, feliz dia dos pais,você será inesquecivel onde quer que esteja, estaremos sempre lembrando de vocÊ. Seus filhos: Adriana, Adriano, Josué e Josivan