sábado, 14 de julho de 2012

Faleceu Ananias Araújo



Faleceu em Juazeiro e será sepultado amanhã, às 9 h, no Cemitério do Socorro, o Sr. Ananias Araújo, aos 92 anos. Natural de Juazeiro, primo em segundo grau da beata Maria de Araújo, Ananias era pessoa bastante conhecida nesta cidade, onde foi comerciante, sapateiro e desportista, tendo atuado no América Futebol Clube, Treze Atléitco Clube e como foi grande atleta também teve participação brilhante na Seleção de Juazeiro, times do futebol juazeirense antes da era Romeirão. Era casado com a Sra. Silvani Araújo, falecida recentemente, com quem teve duas filhas Gorete e Ana (Maninha).


O juazeirense Agenor Pereira escreveu na edição de 26.02.2006, do Juaonline, o artigo abaixo transcrito em homenagem a Ananias.

O herói Ananias 
Irrompeu violento incêndio na loja de tecidos “A Pernambucana” localizada na esquina das ruas São Francisco com São Pedro. O fogo ganhou proporções incontroláveis, depois de atingir todo estoque de tecidos armazenados ou expostos nas prateleiras de varejo. A estrutura de madeira que amparava o telhado desabou, e sem viaturas do Corpo de Bombeiros, assistíamos com pesar a hediondez do sinistro, sem nada podermos fazer. Com ajuda de pessoas, enormes escadas foram acionadas em toda fachada do prédio. Um formigueiro humano subia a escadaria com latas d’água, numa disputa pertinaz porém desigual. Lentamente a voracidade das chamas consumia um patrimônio de acervo popular, e debaixo de lágrimas o incansável gerente Vicente Bezerra a tudo assistia, combalido. Menção honrosa à bravura de um cabeça-chata teimoso, valente, amigo, destemido, humano, que com a camisa em trapos, enfrentando o calor abrasador insistia sem êxito, arrefecer os danos causados. Ananias Araújo é o meu personagem, histórico, a quem condecoro com a medalha virtual de juazeirense ilustre.


Esta foto da década de 50 mostra a equipe do Treze Atlético Clube. A formação era a seguinte: Em pé, da esquerda para a direita: Dr. Luiz de Souza, Assis Coimbra, Tonico, Darin, Zezito, Ananias, Expedito Flor, Joda, Leolpoldo e Mascote; agachados, na mesma ordem: Antônio Padre, Beato, Almeida, Rodrigues e Doca. Um timaço de craques! (Foto cedida por nosso colaborador Raimundo Araújo).

2 comentários:

lu bezerra disse...

Sinto muitissimo GORETH, MANINHA e todos familiares. Um grande abraço e o meu carinho fraterno. Coragem amigas!! Que Deus ILUMINE a todos na "busca da aceitaçao" de mais uma dor. - Lu Bezerra e familia - Tampa-Florida.

Gerson A. Miranda disse...

A toda família meus pêsames.
----------------------------
Neto do beato Roque Pinto de Miranda