quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Estátua de Padre Cícero volta a ser depredada na Praça do Meio do Mundo

A estátua do Padre Cícero localizada na Praça do Meio do Mundo vem sendo depredada reiteradamente, em face de uma possivel ação de cunho fanática, de alguém que certamente tem ojeriza a imagens de santos católicos. A depredação acontece há mais de 10 anos, desde que a imagem foi erguida naquela Praça. Repetidas vezes a estátua é reformada, mas, a ação destruidora como indícios de fanatismo religioso, geralmente volta a decepar a cabeça da imagem.
A atitude quem vem sendo repetida ao longo dos anos tem sinais evidentes de intolerância religiosa que precisa ser repudiada.

Praça do Meio do Mundo

A "Praça do Meio do Mundo", conforme consta no cadastro rodoviário nacional, situa-se na interseção da BR-230 com a BR-412 que segue para Monteiro onde intercepta a BR-110.
O engenheiro-civil aposentado do então DNER, Mário Carneiro da Costa, idealizador e construtor da praça, conta como tudo aconteceu, em seu livro "Trajetória de um Sonho". Mesmo no raciocínio matemático mais puro, restará uma nesga de mistério. Afinal, os números são infinitos...

"O Brasil estava na fase maior do rodoviarismo até então, - conta o autor - e nas interseções das principais estradas projetava-se algo de diferente. E projetou-se uma praça na interseção daquelas BRs no local então conhecido por Farinha, a 30 km de Campina Grande. A região toda é repleta de curiosidades e, entre elas, a de um dique geológico granítico com surpreendente orientação no sentido norte-sul e cuja formação rochosa é na região conhecida por "muralha do meio do mundo". Dada a proximidade da muralha com a praça, 60 Km aproximadamente, veio-nos a idéia de denominá-la de Praça do Meio do Mundo".


Pouco mais tarde - continua - o DNER construiu ali, em alvenaria de blocos de pedra, um tronco de pirâmide de base quadrangular cujas faces ficaram perpendiculares aos pontos cardeais. Tempos depois, uma estátua do Padre Cícero foi doada pelo Estado do Ceará ao Estado da Paraíba.



Ivanilson Gouveia

Fonte: A União

2 comentários:

José de Arimatéa dos Santos disse...

Vivemos numa democracia e como tal é dever de todo cidadão respeitar a opinião e/ou crença religiosa do outro. Indivíduos que cometem crimes dessa natureza tem que responder perante à justiça.
E por incrível que pareça logo com a estátua de Pe. Cícero que em vida respeitou e acolheu os protestantes aí no Juazeiro do Norte.
Que tal vocês republicarem a postagem que conta o acontecido de
quando os protestantes escorraçados em outros municípios foram bem recebidos por Pe. Cícero? Li este post aqui em janeiro de 2011.
Abraço!
José de Arimatéa dos Santos

Anônimo disse...

PAULO VILELA DISSE:

Prefiro acreditar que foi apenas vandalismo, mas sabemos como agem os fanáticos.
Ainda estão em menor número e já sentem-se os poderosos, acima da lei, desrespeitando e agredindo as práticas de fé alheias.
Imaginem como poderá ser, se algum dia tornarem-se maioria.
E se fazem assim com outra denominação cristã irmã, como será com o espiritismo e as religiões com algo de africano, com seus Orixás, pretos velhos e caboclos?