sábado, 22 de outubro de 2011



Coisas do meu baú
Trago para os leitores da geração jovem, uma novidade e para a geração dos maduros coisas que fizeram parte de suas meninices. São figuras, santinhos, livrinhos de histórias que pertencem ao meu baú de sonhadora e com certeza muitos tiveram como hobby,  guardar os santinhos, figuras ou tiveram acesso a essas histórias.  
Relembro os santinhos como lembranças de primeira comunhão que os convidados recebiam. Os santinhos que costumávamos trocar ou presentear nossas colegas de escola. E os santinhos que o Colégio nos oferecia como lembrança de Retiro Espiritual, em se falando do Ginásio Mons. Macedo.



Os decalques (hoje se chamam adesivos) com motivos florais ou outros motivos que enfeitavam nossos cadernos escolares, livros, cadernetas ou diários que colocados na água descolavam a figura e era colocado onde se desejava.

 O Almanaque Biotônico e o livro de Monteiro Lobato contando a história de Jeca Tatu (que era muito doente e quando tomou Biotônico Fontoura melhorou) que eram distribuídos nas farmácias.

E finalmente recordo os livrinhos infantis Bonequinho de Massa, que se transformou num boneco com vida, num sonho de Juquinha. Que transformou e bagunçou uma cidade. E O Coelho Sabido, que ganhei de minha professora como prêmio de aplicação. Ele conta a sabedoria de um coelho que pediu um dinheiro emprestado para preparar uma roça, ao galo, à raposa, ao cachorro, a onça e ao homem. E como não conseguiu o dinheiro para pagar aos credores, combinou um mesmo horário para todos se encontrarem. O desfecho é bem interessante.

Naquele tempo a gente adquiria o hábito da leitura logo na infância. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Neuma,lembro bem dos decalques que d.Rosinha vendia.Eram lindos.Nossos cadernos eram extremamente limpos e enfeitados,e levados para receber nota.Deste tempo tenho muita recordação da irmã Célia.Dela veio o dom da pintura na minha vida.

Anônimo disse...

TEREZA NEUMA. Ao Deparar com esta coluna voltei à minha infancia e surgiu na minha mente este texto que passarei para você.NO BLOg. http://www.iderval.blogspot.com Iderval

DE VOLTA PARA ROMARIA DO JUAZEIRO DO NORTE


Quando criança era comum junto com os outros meninos acompanhar os grandes do folclore do Juazeiro do Norte, principalmente na grandes Romarias do Juazeiro. Geralmente eles saiam de uma Igreja para outra-sempre da Igreja do Socorro que fica defronte a minha casa e iam até a matriz de NS.das Dores 2 quilometros de distancia. Eram homens simples , muito bem vestidos,roupas coloridas,espelhos nos chapeus de couro e cheios de energia,pulavam,cantavam,gritavam,tinham coriografias de verdadeiras lutas- alguns grupos eram os Reizados(MATEUS),Bandas Cabaçais(ZABUMBAS) os irmãos Anicetos do Crato,outros eram os Bacamarteiros(com os seus bacamartes carregados de polvoras) detonavam de vez enquando trazendo alegrias para os mais velhos e muita admiração por pate dos meninos,dos quais eu fazia parte destes cortejos, tinham os maneiros paus ,o mais aguardado era o do mestre BIGODE, geralmente constituído de 06 a 08 homens,comandados pelo mestre Bigode,bigode longo tomando toda a cara,sujeito magro,boa postura,líder nato,voz empostada,palavras cadenciadas,uma tora de madeira de 50 cms bem torneada,voz suave e palavras bem dirigidas, era um espetáculo,era um momento esperado por todos pela beleza da dança.No trajeto via-se de tudo- o Cego Aderaldo e a sua Rabeca,os artistas que pediam esmolas para as suas sobrevinecias ,hoje ícones inesquecíveis,meu Mano e a sua Banda tocada por ele só,tocava tudo, violão,bumbo,caixa,reajelo,pífano,triangulo,pratos e o diabo a quatro, via-se violeiros famosos nos dias de hoje ,mas simples naquela época,Otacilio Batista,IvanildoVila Nova,Pedro Bandeira de Calas,Daldete Bandeira,debatia-se com Luiz Gonzaga,Patativa doAssaré,Ariano Suassuna,Bule-Bule,João Silva, Marinez,Abdias,Dominguinhos,Dalva de Oliveira,Genival Lacerda,Alcimar Monteiro e outros ícones da cultura,O Governador,o Prefeito,muitos artistas ,pessoas de outros países filmando aquela concetração de humanos, foi assim que aprendir a conviver com sta vasta cultura do Nordeste e do Brasil, falarei agora do Maneiro Pau com o mestre BIGODE.
IDERVAL REGINALDO TENÓRIO
http://www.iderval.blogspot.com