quinta-feira, 18 de agosto de 2011

UFCA: retrospectiva histórica

No momento  em que com justa razão Juazeiro do Norte aplaude com muito entusiasmo a decisão da presidente Dilma Rousseff assinando o ato de criação da Universidade Federal do Cariri é preciso, também, por um dever de justiça e reconhecimento histórico, se fazer uma justa homenagem ao senador Reginaldo Duarte (PSDB), pois foi ele quem deu entrada no dia 22 de setembro de 2003 no projeto que pode ser considerado como o embrião da UFCA. Abaixo transcrevemos alguns trechos do seu projeto:
INTRODUÇÃO
A criação da Universidade Federal do Cariri atende a três objetivos: atenção às especificidades históricas, políticas, econômicas e sociais da área de influência das cidades-irmãs de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha; promoção do desenvolvimento da região do Semi-Árido; e tratamento simétrico dessas três cidades com Santarém, São João Del Rei, Petrolina, Campina Grande e muitas outras pelo Brasil afora que já contam com esse aparato institucional para a incorporação de seu patrimônio cultural, humano e histórico ao esforço nacional de superação do atraso e da pobreza.
Um viajante, ao chegar ao Cariri, notará o sotaque próprio de seu povo, mais parecido com o do Recife do que com o de Fortaleza. Esse pequeno detalhe é revelador da trajetória de formação econômica dessa região do sertão nordestino. Ao situar-se em ponto eqüidistante das duas capitais citadas, com o benefício do clima de altitude e da abundância das águas dos aqüíferos formados pela presença da Chapada do Araripe, o Cariri tornou-se um pólo irradiador de cultura, serviços e comércio de todo o interior. O Mapa nº 1 apresentado na próxima página mostra a Microrregião Geográfica do vale do Cariri.
A presença de uma entidade federal de ensino superior permitirá o desenvolvimento do capital humano, institucional e social da região do Semi-Árido brasileiro, a qual ocupa uma área de 892 mil km2, constituída de 1.031 municípios, e abriga 19 milhões de habitantes, ou seja, quase 12% da população total do País.
Nestes tempos de globalização da economia, cabe conceder prioridade às regiões retardatárias, pois, antes de serem freio à marcha das mudanças em busca do progresso e da justiça social, dispõem de recursos humanos, culturais e econômicos a serem aglutinados ao esforço nacional de construção de uma nação mais justa, mais competitiva e mais fraterna.
Com o objetivo de bem informar quanto à prioridade da iniciativa aqui proposta, foi elaborado este documento de justificação. As três seções em que está organizado tratam, respectivamente, do contexto regional, do marco jurídico-político da política pública de educação superior, e da missão institucional da nova Universidade. O debate poderá se beneficiar das informações e conceitos contidos nesta publicação e agregar questões adicionais e argumentos complementares.
Fiel à característica mais decisiva do ambiente universitário, a liberdade de criação e de pensamento, apresento neste documento minha compreensão da importância, em relação ao interesse nacional, de ser criada uma entidade universitária de educação superior, a cargo do Governo Federal, no Vale do Cariri.
Espero uma discussão fértil e proveitosa, pois a juventude do interior almeja permanecer no torrão natal, desde que lhe proporcionem os meios e os instrumentos para seu desenvolvimento e para sua capacitação, pois quer participar, com efetividade, na construção do futuro do Cariri, do Nordeste semi-árido e do Brasil.
A criação da Universidade Federal do Cariri será uma homenagem àqueles nordestinos que derramaram seu sangue na luta em defesa dos ideais mais nobres, desde a implantação de um regime republicano, já nos idos de 1824, à libertação dos escravos, antes de qualquer outro rincão nacional. Espero que a presença serena e forte do Padre Cícero, nosso líder político e religioso, esteja na mente de todos nós e nos ilumine nesta decisão ousada e prudente, pois é libertadora da alma do nosso povo e impulsionadora das mudanças a que o Cariri aspira e o Brasil necessita.
Brasília, 22 de setembro de 2003
Reginaldo Duarte Senador

AGRADECIMENTO AOS COLABORADORES
 Apesar de ser minha a responsabilidade pelo conteúdo desta publicação, não posso omitir minha gratidão a todos os que contribuíram para sua elaboração. A maioria dos colaboradores trabalhou com abnegação e discretamente, mas todos mostraram entusiasmo ao fornecer recomendações, argumentos e informações estatísticas.
Em primeiro lugar, quero agradecer ao Chefe-Geral do Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semi-Árido, da Embrapa, Dr. Paulo Roberto Coelho Lopes; ao Presidente do BNB, Professor Roberto Smith; ao Coordenador do Etene/BNB, Sr. Biágio de Oliveira Mendes Júnior; e ao Presidente do IBGE, Dr. Eduardo Pereira Nunes, o qual teve a gentileza de determinar um estudo especial sobre a área de influência direta do Cariri.
Com muita emoção e alegria, desejo enumerar, em ordem alfabética, o nome de personalidades, estudiosos e conhecedores da história e da cultura de nosso Vale, que forneceram importantes subsídios: Prof. Daniel Walker, Dr. Geraldo Menezes Barbosa, Dr. José Roberto Barreto Celestino, Dr. Napoleão Tavares Neves e Dr. Raimundo de Oliveira Borges.
Desejo, ainda, registrar minha gratidão à equipe de meu Gabinete no Senado Federal, com destaque a Ricardo N. Miranda, e aos Consultores Legislativos Sérgio Penna, Marcelo Lúcio Ottoni de Castro, João Antônio Cabral de Monlevade e Idalina Maria Rocha Cavalcante. Por último, expresso meus agradecimentos pela revisão cuidadosa dos primeiros manuscritos a Heloísa Miranda Starling de Carvalho e a Eduardo Calhman de Miranda.
Aos muitos outros colaboradores, cujos nomes não foram enunciados, reafirmo meus agradecimentos pelo tempo concedido a essa iniciativa em benefício de nossa juventude. Todos estão convocados para o debate visando aperfeiçoar esse empreendimento de construção de um novo horizonte para a evolução da economia caririense e de criação de novas perspectivas para a população de todo o Vale do Cariri e de sua extensa área de influência.
Brasília, 22 de setembro de 2003
Reginaldo Duarte Senador

MEDALHA CENTENÁRIA
Aí está um nome que merecia receber a Medalha Centenária de Juazeirto do Norte.  

COMENTARIO

O CARIRI RUMO AO FUTURO

Querido Daniel, oportuno este seu comentário, lembro eu que, quando Diretor do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia participei de um debate na Câmara dos Deputados em Brasilia, neste debate foi grande o balde de água fria jogada na cara dos representantes do Nordeste, pois nesta reunião um Deputado Mineiro rebatendo um deputado baiano assim se pronunciou; VOCÊS DEPUTADOS  DO  NORDESTE ESTÃO DORMINDO, AQUI EM MINAS SÃO MAIS DE 10 UNIVERSIDADES FEDERAIS E MAIS DUAS QUE VÃO SE ABERTAS NOS PROXIMOS ANOS. Esta afirmativa deixou os representantes das entidades de boca aberta, acredito que esta fustigada acordou os representantes da região e dois anos depois foi o Nordeste agraciado com quatro Universidades Federais, Pernambuco, Bahia e Ceará.

Concordo com o amigo, que estes que lutaram merecem sim a Medalha Mor do Município pelo relevante trabalho, merecem os agradecimentos de toda a comunidade Caririense, Escola de Nível Superior de cunho Particular é importante, mas, excludente, Escola de cunho Federal é a conquista da cidadania, é amadurecimento cultural, é a divisão do pão, é igualdade social- IGUALDADE, FRATERNIDADE E LIBERDADE, está    a solução.

Todos os Caririenses, todos os Juazeirenses deveriam unir as mãos e juntos partirem para a conquista de melhores dias para os menos favorecidos e buscar mais claridade para os filhos desta terra, o povo tem sede de saber, nós fazemos parte desta massa. Viva  a reverberação do conhecimento sustentado

Um abraço do Cearense mais cearense dos Cearenses que reside noutro estado, mas continua no coração do Juazeiro do Norte.

IDERVAL REGINALDO TENORIO
driderval@bol.com.br

Um comentário:

IDEVÂNIO CARVALHO disse...

O VERDADEIRO PAI É AQUELE QUE LIBERA O ESPERMATOZÓIDE... NASCER É UM PROCESSO NATURAL...DEPOIS QUE O FILHO NASCE BONITO E FORTE TODO MUNDO QUE SER O PAI...

SENADOR REGINALDO DUARTE(PSDB), ESTE SIM É O PAI DA UFCA.