terça-feira, 11 de janeiro de 2011

LIMINAR DERRUBA PREFEITO INTERINO E SANTANA REASSUME

O prefeito interino de Juazeiro, José de Amélia Junior, que assumiu ontem, foi destituído hoje através de uma liminar e o prefeito eleito, Manuel Santana, reassumiu. Este epísódio histórico, mas também ridículo para um município que deveria estar festejando o seu primeiro centenário de emancipação política, causou um grande rebuliço na cidade e a notícia correu Brasil a fora através da mídia.

UM POUCO DE HISTÓRIA
Para as pessoas que desconhecem a história de Juazeiro este fato político pode parecer inédito, porém não é bem assim. Na verdade, a história política de Juazeiro sempre foi bastante conturbada. Senão, vejamos. Em 1911, o primeiro prefeito (nomeado, Padre Cícero) foi deposto (naquele tempo não se falava na palavra cassado) em menos de quatro meses de mandato. Houve o caso de um (José André de Figueiredo) que foi nomeado, mas não assumiu, e outro (José Ferreira de Menezes), que ganhou a eleição, mas também não assumiu. E a história registra ainda um fato pitoresco, para não dizer grotesco e seboso, em que um candidato (Alfeu Ribeiro Aboim) foi eleito por um partido e tão logo foi eleito se filiou ao partido derrotado e, por isso, recebeu de um correligionário decepcionado um banho de fezes (de fezes mesmo!) quando andava numa rua da cidade. E mais: durante a sua centenária história política Juazeiro sofreu intervenção 15 vezes e um dos interventores (José Geraldo da Cruz) foi interventor três vezes. O último caso de intervenção ocorreu em 1975 quando o prefeito eleito (Mozart Cardoso de Alencar) foi deposto, ficando em seu lugar o interventor Erivano Cruz.
Portanto, o que está acontecendo agora não é surpresa para quem conhece a história de Juazeiro. È uma pena dizer isto no ano do centenário, mas a história política de Juazeiro é uma novela!
Qual será o próximo capítulo?

Um comentário:

Antonio Luiz Macêdo disse...

A HISTÓRIA DE JUAZEIRO
TRAZ UM FATO INUSITADO:
COM QUATRO MESES APENAS
PADRE CÍCRO FOI CASSADO
DO SEU CARGO DE PREFEITO.
SE ELE FOI NÃOTEM MAIS JEITO,
QUALQUER OUTRO É DESTRONADO.